Eu sempre ouvi falar do Delta do Parnaíba, mas não sabia exatamente o que encontraria por lá. Então fui a Tutóia e a Parnaíba, as duas principais bases de passeio para o Delta.
E agora fiz este texto para explicar o que é o Delta do Parnaíba, qual a melhor forma de conhecer o lugar e como são os passeios para lá.
A revoada dos guarás realmente é um dos pontos altos dos passeios, mas as dezenas de ilhas desertas da região também não ficam para trás.
Quer saber mais sobre este lugar tão curioso? Então devore este post!
Primeiramente, o que é o Delta do Parnaíba?
Um delta acontece quando um rio cria diversas ramificações e braços. E o Delta do Parnaíba ainda tem um atrativo a mais que é o encontro do rio com o mar.
Assim, há diversas partes dos canais de água salgada. Eu achei isso incrível porque você navega entre mangues enormes e sabe que ali tem água salgada.
Além disso, o Delta do Parnaíba cria 73 ilhas entre os estados do Maranhão e do Piauí. A maior parte delas é deserta e constituída de dunas. Então é muito gostoso ficar por ali e mergulhar nas águas transparentes.
Dependendo da maré, também se formam bancos de areia no meio do Delta em que você pode relaxar e ver vários peixinhos.
O Delta do Parnaíba pertence ao Maranhão ou ao Piauí?
O nome faz muitas pessoas pensarem que o Delta fica em Parnaíba. Porém, mais de 70% dele pertence ao estado do Maranhão.
Assim, os estados dividem essa formação geográfica e você pode fazer passeios para lá estando em qualquer um deles.
Qual é o melhor passeio ao Delta do Parnaíba? Inclui a revoada dos guarás?
Essa foi uma das minhas principais dúvidas quando eu decidi conhecer o Delta do Parnaíba porque são vendidos diferentes passeios com roteiros e atrações específicas.
Primeiramente, eu sugiro que você contrate um passeio que inclua a revoada dos guarás. É muito lindo estar em um lugar com várias árvores verdes e vê-las virando vermelhas pouco a pouco de tantos guarás voando para lá.
Isso acontece porque esses pássaros buscam um lugar livre de predadores. Assim, todos os dias eles se deslocam para uma região específica que seja segura, em um horário próximo ao pôr do sol.
Além da revoada dos guarás, também vale muito a pena visitar algumas das ilhas formadas e mergulhar em suas praias.
Então vale mais a pena eu fazer esse tour de Tutóia, no Maranhão, ou da Parnaíba, no Piauí?
Eu recomendo o passeio desde Tutóia porque ele é mais completo e barato do que as opções de Parnaíba.
Eu fiz este tour com a Quadribelo Passeios e o barco saiu às 10:00 de Tutóia retornando apenas depois do pôr do sol.
Assim, o passeio foi bem completo passando pelo cemitério de navios, por várias ilhas e bancos de areia do Delta do Parnaíba.
Ao final da tarde, fomos admirar a revoada dos guarás e o pôr do sol que se formou em seguida. E sinceramente, esse pôr do sol foi um dos mais lindos que vi na minha vida. Aquela bola de fogo sumindo entre as águas do Delta é uma imagem que eu dificilmente irei esquecer.
Já de Parnaíba, a maioria dos passeios são mais curtos e caros. Para apreciar a revoada dos guarás de lá, por exemplo, o passeio costuma ser das 14:00 às 18:00 e custa mais de R$180,00. Então eu acho que não vale tanto a pena o custo-benefício.
Quais outros passeios posso fazer pela região?
Estando no Nordeste, o que não faltam são atrativos, né?
Se você estiver em Parnaíba, pode aproveitar para conhecer o litoral do Piauí e a linda Praia do Macapá.
Porém, caso esteja se hospedando em Tutóia, eu recomendo que você faça o Circuito Praias, um passeio pelos Pequenos Lençóis Maranhenses que ainda percorre 20 km de praias da região.
Muito legal todas as informações. Dá vontade de ir correndo conhecer. Obrigada!
Lá é realmente lindo, Suely! Já sinto saudades de lá!