A região da Andaluzia, na Espanha, contém 8 províncias e corresponde ao território sul do país. Eu morei lá, na cidade de Jaén, e tive a oportunidade de conhecer dezenas de cidades, praias e pontos turísticos.
Diante de tantas opções, pode ser difícil decidir o que fazer em Andaluzia para montar um roteiro de viagem.
Por isso, vou ajudar você listando meus lugares favoritos e explicando um pouquinho sobre cada um deles.
Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem obrigatório para a Europa. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!
1. Alhambra – Granada
A Alhambra é um dos meus cantinhos preferidos do mundo e já fui lá varias vezes. E olha que é um monumento pago de quase 20 euros! O lugar é um enorme complexo que mistura palácios, jardins, torres, castelos.
Ele é tão grande que você precisará de um dia inteiro para conhecer bem o lugar, que é uma obra dos tempos islâmicos de Andaluzia
Além da vista incrível dos castelos, principalmente para as montanhas de Sierra Nevada, o que mais me impressionou foi o jardim, muito bem cuidado e com uma imensidão de flores, chafarizes e árvores.
2. Plaza de España e Catedral – Sevilha
Sevilla é a capital da Andaluzia e oferece muitos atrativos turísticos. Mas quero destacar a Plaza de España e a Catedral de Sevilla.
A Plaza de España é composta por prédios do governo e contém canais com barquinhos, jardins e uma arquitetura do início do século XX.
Indo direto ao ponto, o lugar é muito bonito, bem cuidado e merece ser visitado.
Além disso, outra atração turística de Sevilla incrível é a sua catedral. Porque ela é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo. Só de olhar para ela você já fica encantado. Então vale muito a pena entrar e conhecer o lugar por dentro.
3. Torcal de Antequera – Málaga
O Torcal de Antequera não é muito famoso, o que o deixa ainda mais interessante ao meu ver.
Ele é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e uma reserva natural da província de Málaga.
O lugar tem um relevo único com rochas de diferentes tamanhos esculpidas pela ação da natureza ao longo dos anos.
Você pode fazer algumas trilhas para passear por lá e admirar toda aquela paisagem tão diferente.
4. Alcázar de los Reyes Criatianos – Córdoba
É verdade que a grande atração turística de Córdoba é a Mezquita-Catedral, até por ser um dos monumentos mais visitados da Espanha.
Porém, eu também gostaria de recomendar o Alcázar de los Reyes Cristianos. Porque, além de ele ser bem conservado, tem uma vista maravilhosa do rio Guadalquivir e boa parte de Córdoba.
Para amantes de mirantes como eu, o Alcázar é incrível. Além disso, ele tem uma vasta história por ser uma construção medieval com traços islâmicos e católicos que já foi palco de guerras e rebeliões.
5. Castillo de Santa Catalina e Catedral – Jaén
Jaén raramente está nos roteiros turísticos pela Andaluzia, Espanha. Mas considero isso uma injustiça! Eu morei lá e sou completamente apaixonada pela cidade, pela sua cultura, gastronomia e pontos turísticos.
E Jaén abriga um castelo chamado Castillo de Santa Catalina. Lá de cima você consegue ver uma boa parte do território andaluz e das oliveiras que produzem o melhor azeite do mundo.
Eu sou tão apaixonada neste castelo que subia até o seu topo quase todos os dias para admirar a paisagem. E não estou exagerando.
Além disso, também recomendo conhecer a Catedral de Jaén. Ela até é bem bonita, mas o que mais gosto nela é o seu museu, já que ela tem uma grande área interna para ser visitada.
6. El Caminito del Rey – Málaga
O El Caminito del Rey é para os apaixonados por trilhas, mirantes, paisagens diferentes e, principalmente, aventura.
Porque o lugar é uma passagem construída entre desfiladeiros. Por isso, ele é recheado de pontes bem estreitas e caminhos margeando precipícios.
O Caminito del Rey é uma atração razoavelmente nova, já que ficou fechado por anos e só voltou a ser aberto em 2015, por segurança.
7. Cádiz
Aqui não destaco um ponto turístico específico, mas sim toda a cidade de Cádiz. Primeiramente, ela tem várias praias que você pode aproveitar.
Além disso, sua arquitetura é bem bonita, com catedral, praças e fortes. E se você puder visitar esta cidade em fevereiro, terá a sorte de conhecer um dos carnavais mais famosos da Espanha.
8. Parque Natural Cabo de Gata – Almería
Se você é fã de praias paradisíacas, então provavelmente o Parque Natural Cabo de Gata será seu lugar preferido em Andaluzia.
Ele é uma reserva marinha enorme de origem vulcânica e é o local mais seco da Europa.
Você pode alugar um carro para passear por lá e se surpreender com as paisagens do lugar, além da sua biodiversidade.
9. Sierra Nevada – Granada
Sierra Nevada é o lugar perfeito para quem quer ver neve e esquiar.
Mas o lugar também oferece outros atrativos. Então você poderá brincar bastante na neve enquanto aprecia a paisagem montanhosa.
10. Ronda – Málaga
Ronda é uma pequena cidade de Málaga, mas bastante turística. Até porque as construções do lugar chamam muito a atenção.
Você encontrará diversas casas à beira de um enorme abismo porque a cidade é cortada por um desfiladeiro.
Esta característica de Ronda faz ela ter uma paisagem peculiar que atrai turistas de todo o mundo, além de muitos espanhóis.
Conheça meus parceiros!
Este texto faz parte de uma postagem coletiva do grupo Crescendo Juntos. Assim, veja também a recomendação dos meus amigos de outras atrações turísticas pelo mundo!
- Praia de Antunes, Maragogi: 10 coisas para se fazer no Caribe brasileiro
- O que fazer em Nápoles – 10 pontos turísticos
- 10 atrações turísticas para conhecer em Lisboa
- 10 pontos turísticos de Sevilha – conheça e se encante com a capital da Andaluzia
- 10 Melhores Pontos Turísticos em Colonia del Sacramento: Conhecendo as Belezas Uruguaias
- 10 Atrações não triviais em Paris
- Praia do Forte Bahia: O que fazer nesse paraíso ainda desconhecido
Adorei a sua lista das atrações para turistas. Ando há anos para ir a Sevilha, afinal fica apenas a uma hora de caminho de onde faço férias com regularidade, mas acabo sempre deixando para o ano seguinte. Vamos ver se este ano vai e se consigo ir a mais algum desses locais em outras cidades da Andaluzia.
Sevilha realmente é incrível. Espero que você goste de lá!
Amei as dicas. A cultura andaluz é muito linda e já tenho um roteiro montados com vários desses pontos. E com certeza, vou adicionar Jaén ao meu roteiro!
Adoro quando as pessoas se interessam por Jaén. Vai sim, vai valer a pena!
Muito legal saber que Andaluzia na Espanha tem tantas atrações interessante para hiptnotizar o turista, já quero ir.
Andaluzia surpreende, Moisés! Vale muito a pena 🙂
A Espanha sempre surpreendendo, né ? Depois de ler teu post, já alterei meu roteiro pela Andaluzia.
Fico muito feliz em contribuir, Sabrina!
Quantas dicas legais, só conheci Córdoba e Sevilla na Andaluzia, mas tenho vontade de conhecer outros lugares dessa região tão linda! Quando for vou usar seu post de referência para meu roteiro! 🥰
Que demais, Andréa! Morando por aí, tenho certeza de que, em breve, você irá conhecer 🙂
Lugares incríveis nessa região. Com certeza muita beleza e história. Ficamos especialmente interessados no Caminito del Rey.. que experiência mágica.
É um lugar muito diferente, Claudia! As fotos de lá são incríveis! Quero fazer o Caminito del Rey ainda este ano.
Lugar incrível. Já ouvi muito falar, bom conhecer mais através do seu post. Parabéns pelo blog, adorei seu design. Beijos
Obrigada, Vanessa! É um prazer compartilhar!
Amei suas indicações de atrações em Andaluzia, principalmente o castelo chamado Castillo de Santa Catalina. Não vejo a hora de conseguir viajar novamente, pq vou incluir mais essa cidade no meu roteiro europeu. Abraços
O Castillo de Santa Catalina é um dos meus lugares preferidos do mundo! Com certeza recomendo.
Adorei o post sobre 10 atrações da Andaluzia. Estou me programando pra conhecer a região e vou me basear nas suas dicas. Esse post está absurdamente maravilhoso. Estou adorando acompanhar o blog. Beijinhos
Muito obrigada! Espero que você goste tanto da região quanto eu!
Sou completamente apaixonada pela Espanha, onde nasci, e adorei seu post sobre 10 atrações turísticas na Andaluzia, que é uma das regiões mais bonitas de lá. Ainda não conheci Ronda, mas morro de vontade de conhecer!!!
Que legal que você nasceu lá! Eu adorei morar nesse país, foi uma experiência cultural incrível!
Conheço varios locais citados por você Joana,você citou lugares top. Alhambra não consegui entrar pois só teria tickets para 3 dias a frente.
Alhambra é um dos meus lugares preferidos do mundo, José!
Quero muito conhecer essa região, adorei suas dicas de atrações em Andaluzia e já anotei todas para planejar minha viagem!
Fico feliz, Re! Andaluzia será sempre um lugar muito especial para mim!
Adoramos as dicas das atrações para turistas em Andaluzia Espanha. Tem bastante informação importante e já salvamos o post para poder usar todas as valiosas dicas!
Que bom que gostaram! Adoro falar da Espanha e das atrações por lá!
Tenho muita vontade de explorar Andaluzia.. acabei visitando somente as cidades mais turísticas da Espqnha, mas esse cantinho parece ser ainda mais bonito! Realmente atrações hipnotizantes!
Eu gosto muito desse cantinho, porque são atrações mais locais espanholas.
Jô, tive a oportunidade de passar uma temporada na Andaluzia e adorei ler as atrações que você listou. Não conheci todas elas, mas, das que conheci, Alhambra e Ronda foram as minhas preferidas! Que lugares lindos, não? Fora o clima que é uma delícia também! Me fez ficar com muita vontade de voltar!
Também estou com muita vontade de voltar, Luiz hahah realmente, Alhambra e Ronda são lugares incríveis!
Tai um canto que eu quero conhecer eh a Espanha. varias cidades, Barcelona, Madri, Ibiza, Ronda, Sevilha, .. nossa que pais lindo, ne? Essa parte da andaluzia tem inifinitos cantos pra ir, muito lindo! =DDD
É lindo mesmo. Eu já fui lá várias vezes e sempre volto, não resisto hahahah
Adorei! Não conheço nenhum desses lugares e seu texto está me ajudando bastante a montar meu roteiro. Acho que vou gostar muito de Málaga.
Málaga tem muitos atrativos, além das praias. Com certeza você vai gostar de lá 🙂