Eu não sei se você já ouviu falar das incríveis praias do Piauí, mas esse estado de menor litoral do país oferece praias verdadeiramente paradisíacas.
Como o Piauí ainda não é um lugar muito turístico quando comparado com outros destinos do Nordeste, as praias de lá não ficam tão lotadas, são bem limpas e preservadas, e ainda têm um preço convidativo.
Eu fiquei sinceramente chocada com o que vi por lá e quero compartilhar com você um pouco do meu amor pelas praias do Piauí.
1. Praia do Macapá – Luís Correia
A Praia do Macapá é a minha preferida sem pensar duas vezes. O lugar é surreal, principalmente na maré baixa.
Vários bancos de areia se formam por lá e deixam o cenário incrível. Além disso, a água é transparente e bem verdinha.
Você ainda vê bastante gente praticando Kitesurf, um incremento a mais para a paisagem.
Ao lado direito da praia você observa o encontro do rio com o mar, em uma paisagem que se completa com um resto de mangue que antes existia por ali.
2. Praia de Barra Grande – Cajueiro da Praia
Todo mundo que me falava da Praia de Barra Grande a comparava com Jericoacoara. Então já dá para imaginar a beleza do lugar, né?
Essa praia pertence à cidade Cajueiro da Praia, próxima à fronteira com o Ceará.
Lá é mais um point de kitesurf e outro diferencial do lugar é a sua noite, com bastante música e opções de lazer.
3. Praia da Pedra do Sal – Parnaíba
A Praia da Pedra do Sal é a única praia de Parnaíba. Apesar de o município ganhar a fama, a maioria das outras pertence à cidade Luís Correia.
Esta praia é dividida por um farol e um lado dela possui muitas ondas enquanto o outro é mais tranquilo e forma até um banco de areia.
Outra característica marcante desta praia são os ventiladores de energia eólica. Algumas pessoas não gostam da aparência, mas, pessoalmente, até acho que gera um charme a mais para a praia.
4. Praia do Coqueiro – Luís Correia
A Praia do Coqueiro é uma das mais famosas de Luís Correia e de todo o Piauí. Ela tem uma ampla extensão de areia e bastante estrutura.
Além disso, se forma uma barreira de corais bem visível na maré baixa, o que atrai ainda mais visitantes de todo estado.
5. Praia de Carnaubinha – Luís Correia
A Praia de Carnaubinha é uma pequena faixa de areia entre a Praia do Arrombado e a Praia de Macapá. Ela é um pedaço de litoral mais isolado e com pouca estrutura, ideal para quem gosta de tranquilidade e de praias bem preservadas.
Porém, é um pouco difícil chegar até lá, sendo necessário contratar um transfer ou alugar um 4 x 4.
Onde me hospedar para conhecer as praias do Piauí?
Eu recomendo que você se hospede em Parnaíba ou Barra Grande e faça bate e volta para as praias. Porque esses locais têm melhor estrutura noturna, assim como ônibus intermunicipais circulando.
Apesar de Parnaíba ser a segunda maior cidade do Piauí, eu encontrei poucas opções de hostel por lá e escolhi uma das opções para me hospedar.
O Art Hostel Parnaíba fica perto do centro e tem um dos melhores preços que já encontrei para hostel, então o custo-benefício vale a pena.
O que fazer no Piauí além de conhecer as praias do litoral?
Além das praias do Piauí, o estado também oferece diversos outros atrativos.
Primeiramente, não posso deixar de indicar conhecer o Delta do Parnaíba com a revoada dos guarás, um dos passeios que mais gostei de fazer no Nordeste.
Outra opção é visitar o Parque Nacional das Sete Cidades e a Serra da Capivara, principalmente se você gostar de formações rochosas diferentes e patrimônios culturais e históricos.
Apesar de ainda pouco explorado, o Piauí oferece um rico turismo e diferentes opções de lazer.
Realmente,sao muitas as opcoes ,tanto para alegrar os olhos,acalmar a alma e sabirear o privilegio de sermos saciados de beleza e prazer ,a um custo acesivel.e tudo de bom…..
Fui pela segunda vez ao piaui, e cada vez que vou me encanto ainda mais. A praia do Macapá é a mais linda de todas, mas cada canto de lá tem a sua magia! Sou do Rio de Janeiro mas amo o Piauí!!!