Pular para o conteúdo

O que fazer em 3 dias em Salvador?

O que fazer em 3 dias em Salvador

Se você está procurando o que fazer em 3 dias em Salvador, veio para o artigo certo. A cidade é rica em cultura, história, gastronomia e belezas naturais. A herança africana de Salvador e sua arquitetura colonial chamam a atenção e podem ser pontos importantes a explorar na sua passagem pela cidade. Mas há muito o que fazer por lá. Por isso, com um itinerário bem planejado, você pode aproveitar ao máximo sua estadia.

Com três dias para explorar a capital da Bahia, é possível conhecer as suas principais atrações e ainda desfrutar da gastronomia e hospitalidade do lugar. Mesmo assim, se você puder ficar mais alguns dias em Salvador, tenho certeza de que não vai se arrepender porque o que não faltam são atividades, desde as praias até os faróis, museus e festas.

O que fazer em 3 dias em Salvador?

Para aproveitar ao máximo sua estadia em Salvador, é essencial planejar o que você fará a cada dia. Abaixo, dividi um itinerário sugerido para garantir que você veja os pontos turísticos mais importantes e ainda tenha tempo para relaxar e explorar a cidade à sua maneira.

Dia 1 – Centro da cidade

Manhã: Pelourinho

Comece seu primeiro dia explorando o Pelourinho e o centro histórico de Salvador. Essa é, provavelmente, a parte mais conhecida da cidade e faz parte dos roteiros clássicos de qualquer turista por lá. As ruas de paralelepípedos e a arquitetura colonial do lugar encantam os visitantes e costumam render bonitas fotos.

Uma ótima recomendação é fazer o free walking tour, um passeio de cerca de 2 horas e meia pelo centro da cidade em que você paga ao guia o valor que achar mais coerente com a experiência vivida.

Você também pode aproveitar para visitar a Igreja de São Francisco, famosa por seu interior dourado, e a Catedral Basílica, um exemplo impressionante de arquitetura barroca. Como comentamos, Salvador também é um importante polo de cultura afro e, com certeza, recomendo que você visite o Museu Afro-Brasileiro.

Depois de fazer esse passeio pela manhã, sugiro que você escolha algum dos restaurantes que recomendo no final desse post e siga para o passeio da tarde.

Tarde: Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Após o almoço, caminhe até o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. A vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos é deslumbrante. Além disso, andar nesse elevador é uma experiência diferente e interessante de se ter pois não é um meio de transporte comum nas cidades.

Em seguida, você pode visitar o Mercado Modelo, onde encontra artesanato local e lembranças típicas.

Noite: Ribeira

Para jantar, vá ao bairro da Ribeira e experimente uma das deliciosas opções de comida local em um dos muitos restaurantes à beira-mar. A vista para a baía e o ambiente descontraído fazem da Ribeira um local perfeito para encerrar o dia.

Ou seja, além de curtir algum dos bares de lá, você também aproveita a vista e pode caminhar um pouco pelo lugar, conhecendo um outro ângulo de Salvador que também merece ser apreciada durante a noite.

Dia 2 – Bairro Barra

Manhã: Praia do Porto da Barra

O bairro da Barra tem muitas opções de lazer. E eu com certeza recomendo que você conheça o local. Uma boa opção é começar o dia aproveitando a Praia do Porto da Barra, uma das mais conhecidas da cidade.

Ela tem uma faixa de areia curta, mas muito legal de ficar pois tem dois fortes ao redor, um em cada canto da praia. Você também pode visitar esses fortes, se quiser, pois eles são pequenos e possíveis de conhecer em uma visita rápida.

Tarde: Farol da Barra e caminhada pela orla

Após almoçar, a dica é andar até o Farol da Barra que fica a menos de 15 minutos andando da Praia do Porto da Barra. Esse farol, diferentemente dos outros, é bem maior e você pode ficar lá um bom tempo explorando o lugar. Eu recomendo fazer isso logo após o almoço para fugir do horário mais forte do sol.

Primeiramente, esse farol abriga o Museu Náutico, que conta toda a evolução naval ao longo do tempo e mostra muitos utensílios e máquinas interessantes que já foram usadas. Além disso, você poderá ver miniaturas dos navios usados na escravidão. Isso me chamou muito a atenção pois você percebe o quanto realmente o tratamento era desumano e qualquer espaço nos navios era aproveitado.

Uma outra característica do farol é a quantidade de escadas em espiral que você pode subir para ter uma vista da cidade e das praias. Para quem não tem medo de altura nem fica tonto com esse tipo de escada, pode ser uma boa ideia ir lá em cima aproveitar o visual. Eu fui e gostei.

E ainda há uma parte do farol com exposições temporárias. Eu fui em uma sobre as baleias da cidade muito interessante e ainda recebi uma aula sobre elas!

Depois de visitar o farol, você pode caminhar um pouco pela orla porque ela apresenta vários pontos interessantes para se ver enquanto anda por ali.

Noite: Pelourinho – Cultura e Música

Volte ao Pelourinho para uma noite cultural. Vale a pena visitar essa região também durante a noite. Então assista a uma apresentação de capoeira ou a um show de música ao vivo, por exemplo. A vibrante cena cultural de Salvador é uma experiência imperdível.

Se você nunca provou acarajé, essa também é a sua oportunidade. Mas há muitas outras opções de comida típica baiana que você pode conhecer, dependendo do que gostar mais.

Outra opção é fazer o tour noturno pelo Pelourinho com ritos tradicionais, que acontece às terças. Esse é um passeio com guia de 4 horas que leva você para conhecer a missa afro-católica, as homenagens a Ogum e as diversas manifestações culturais pelo centro da cidade. O passeio também inclui a degustação de comidas típicas.

Dia 3 – Rio Vermelho

Manhã:

Nessa lista de o que fazer em 3 dias em Salvador, não poderia faltar um passeio pelo Rio Vermelho, um dos principais bairros da cidade e também uma excelente opção de hospedagem, conforme falarei mais adiante.

O Rio Vermelho abriga várias atividades, seja de dia ou de noite. Um dos seus principais atrativos é a Casa do Rio Vermelho, que virou um museu cultural e foi onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai. Outro espaço interessante é a Casa de Yemanjá, feita para os devotos e com murais bem bonitos de olhar.

Você ainda pode visitar o Mercado do Rio Vermelho e a Vila Caramuru, com muitos restaurantes. Após almoçar, continue no bairro aproveitando a parte da tarde.

Tarde: Praia do Buracão

Essa é a principal praia do bairro e bem diferente daquelas que ficam na Barra. Como essa praia conta com barracas, você também pode comer um petisco por lá, se preferir.

Noite: Largo da Mariquita

Essa é a região do Rio Vermelho ideal para aproveitar a noite e curtir os bares e petiscos da região. Essa praça contém restaurantes com diferentes preços e cardápios. Ou seja, agrada a várias pessoas e eu recomendo você ficar por lá para jantar.

Qual é a melhor época para visitar Salvador?

Essa é uma pergunta difícil de responder porque a resposta sempre é: depende. A melhor dica é evitar abril e maio pois são meses com muita chuva, o que pode atrapalhar bastante o seu passeio.

Eu considero como a melhor época para visitar Salvador o período da seca, que vai de junho a novembro. Nesses meses, o clima é mais agradável, com temperaturas quentes e pouca chuva. Além disso, é uma ótima época para aproveitar as praias e os eventos culturais. Outra vantagem é que a cidade não fica tão lotada de turistas.

Porém, se o seu objetivo for exatamente aproveitar a movimentação que Salvador pode oferecer, então experimente visitar a capital baiana entre dezembro e o Carnaval. Esse é um período de muitas festas, ensaios de Carnaval e celebrações. Por isso, também considero um período muito interessante de conhecer Salvador.

Onde ficar em Salvador?

Você já sabe o que fazer em 3 dias em Salvador, falta descobrir onde se hospedar na capital baiana. Para uma estadia confortável, considere se hospedar na região do Rio Vermelho ou da Barra, que oferecem fácil acesso às principais atrações turísticas, bons restaurantes e diferentes opções de estadia.

No Rio Vermelho, eu recomendo que você fique no mesmo Airbnb que eu fiquei. Ele é uma graça, comporta 3 hóspedes, é muito organizado e limpo e ainda conta com boa estrutura no condomínio.

Já na Barra, recomendo o Hotel Porto Salvador, com nota 8,5 no Booking, quase na beira da praia, café da manhã incluído e muito conforto.

Onde comer em Salvador?

Salvador é famosa por sua culinária rica e diversificada. Além dos restaurantes conhecidos, como o Senac e o Amado, não deixe de experimentar a comida de rua, como acarajé e abará, que são verdadeiras iguarias baianas.

Aqui segue uma lista de restaurantes recomendados. Eu não conheço todos, mas essa lista é indicada pela maioria dos meus amigos que moram na cidade.

  • Restaurante do Senac – Pelourinho;
  • Dona Mariquita – Rio Vermelho;
  • Casa de Tereza – Rio Vermelho;
  • Acarajé da Tânia – Barra;
  • Toca do Cobra – Ondina;
  • Amado – Centro.

Conclusão

Não é fácil fazer uma lista de o que fazer em 3 dias em Salvador. Há muitos lugares interessantes de visitar, não apenas na cidade, mas também nas redondezas. Por isso, fique por lá o tempo que conseguir para explorar a capital baiana ao máximo.

Também recomendo que você conheça outros lugares interessantes do estado, como o sul da Bahia e a Chapada Diamantina. Esse não é apenas um dos maiores estados do Brasil, mas também um dos mais completos e com mais atrativos turísticos. Eu sou apaixonada pela Bahia e não conheço ninguém que não fique quando conhece a região!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *