Quem fala mal das praias do Guarujá, com certeza não conhece a Praia Branca. Na fronteira com Bertioga, ela é a primeira praia da cidade e surpreende com encontro de mares, limpeza, e água bem clara.
A Prainha Branca é a minha preferida da região e a considero uma das mais encantadoras de todo estado de São Paulo.
Toda a experiência da trilha somada à originalidade da vila da Praia Branca e à preservação do lugar fizeram meu coração acelerar e os olhos marejar.
Como chegar à Praia Branca?
O acesso à Praia Branca no Guarujá só é possível de trilha ou barco.
Saindo de Bertioga: barco ou balsa + trilha
De Bertioga, os barqueiros cobram em torno de R$ 20,00 para levar você diretamente até a Prainha Branca. Eles ficam no Píer de Pesca e fazem a travessia diariamente.
Outra opção, que foi a que eu fiz, é caminhar até a balsa Bertioga-Guarujá e fazer a travessia gratuitamente, para depois fazer uma trilha curta.
Assim que você chega em Guarujá, é só atravessar a rua e já aparece a placa de início da trilha até a Praia Branca. É uma caminhada de 20 minutos, aproximadamente. O nível é fácil e encontrei com muitas crianças e até idosos pelo caminho.
A trilha é bem aberta e com boa estrutura. Além disso, é uma caminhada bastante bonita com alguns pontos em que é possível observar o mar azul da praia de longe.
Terminando a trilha, você chega na vila, que oferece vários campings, pousadas e restaurantes. Tudo bem local e conservando o estilo pescador caiçara.
Da vila, em 5 minutos você alcança a praia.
Saindo do Guarujá: carro + trilha
Para quem vem do Guarujá, ou de São Paulo, a alternativa é pegar a estrada SP-061 sentido Bertioga. A rua termina na balsa e você pode parar seu carro em um dos estacionamentos que tem por ali.
Então você segue a pé, pela mesma trilha de quem atravessa a balsa de Bertioga.
Se você está sem carro e quer ir de transporte público até a Praia Branca, então precisará pegar o ônibus Guarujá-Bertioga. Chegando em Bertioga, você cruza novamente para o Guarujá pegando a balsa que já te deixa no ponto de início da trilha.
Qual é o diferencial da Prainha Branca?
Primeiramente, só de ter acesso limitado, a praia já é mais preservada do que as demais da região.
Ela tem uma ampla e larga faixa de areia, que varia com a maré. Além disso, as ondas do mar não são muito fortes e a água é bastante cristalina.
No canto direito da praia há a Ilha Johnny Bianco. Quando visitei o lugar, ele estava acessível a pé e a estreita faixa de areia que ligava a praia à ilha dividia a Praia Branca e gerava um encontro de mares.
Mesmo com a maré mais alta, é possível chegar lá. Então você pode relaxar nas pedras da ilha e observar o visual.
Outro diferencial da Pedra Branca é o acesso a outras praias e até cachoeira. No canto direito da praia começa a trilha para a Praia Preta, a Praia do Camburi e a Cachoeira Praia Branca. São trilhas curtas, mas tenha atenção para não se perder e não vá sozinho.
Posso me hospedar na Praia Branca, Guarujá?
Sim! Há uma vila caiçara na praia com bastante opção de hospedagem, principalmente campings e pousadas.
Então você dormirá praticamente em frente à praia e é a oportunidade de ter uma experiência diferenciada no lugar, podendo ver o céu estrelado à noite e aproveitar a praia quando ela estiver praticamente sem ninguém.
A Prainha Branca tem estrutura ou levo o que for consumir?
A Praia Branca tem alguns restaurantes com estrutura, oferecendo um cardápio de comidas e bebidas típico de praia.
Então não se preocupe em levar o que for consumir, a não ser que você faça a trilha para as outras praias mais afastadas, como a Preta e a Camburi.
Gostou da Praia Branca e quer conhecer também outras praias do litoral paulista? Então veja as 17 dicas que tornam um mochilão para Ilhabela possível e tudo sobre Ubatuba: praias, trilhas, passeios e dicas.