Sou apaixonada por Ubatuba e me sinto obrigada a compartilhar todo meu conhecimento sobre a cidade!

Aqui você encontrará um guia completo com dicas sobre locomoção, melhores praias, trilhas, passeios e tudo sobre o que fazer em Ubatuba.

Para começar, reserve ao menos 4 dias na cidade. Mas você pode ficar até um mês em Ubatuba que ainda terá lugares diferentes para conhecer.

São mais de 100 praias, mais de 10 ilhas e diversas cachoeiras.

Então recomendo que você não tenha pressa e dedique bastante tempo para conhecer esse pedaço de paraíso do litoral paulista.

Dicas da cidade

Ir de carro ou andar de ônibus por lá?

Eu fui sem carro pois não dirijo e viajei sozinha. Mas ficou claro para mim que, para conhecer Ubatuba, faz toda a diferença você ir de carro ou alugar um por lá.

Primeiramente, os ônibus passam na estrada e você caminha do ponto até as praias. Muitas vezes, essa caminhada é um pouco longa e há casos de praias muito distantes da estrada.

Mesmo assim, se você quiser andar de ônibus, verifique o horário deles porque costumam ser pontuais, apesar de raros.

Uma opção é alugar bicicleta para andar por lá. Porém, o litoral de Ubatuba é bastante extenso e, mesmo de bike, algumas praias serão difíceis de chegar.

Por fim, você pode pensar em pegar um Uber da sua hospedagem até as praias. Porém, como os motoristas não conseguem corrida na volta, muitos deles cancelam as corridas ou querem cobrar mais caro quando você entra no carro.

Eu usei Uber algumas vezes, mas percebi os motoristas bastante mal humorados.

Quando ir a Ubatuba?

A cidade é também conhecida como Ubachuva, devido às frequentes tempestades que atingem o lugar. Em todo o ano há bastante chuva em Ubatuba, mas isso se intensifica no verão.

Se você se preocupa com a temperatura, então não se preocupe porque dificilmente faz frio de verdade em Ubatuba. Porém, no inverno, os termômetros podem chegar a 13°C.

Eu recomendo visitar Ubatuba na primavera ou outono, entre setembro e início de dezembro ou de março a junho.

Porque é baixa temporada e os preços na cidade estão melhores, além das chuvas não estarem tão intensas e o clima, em geral, ser quente.

Onde me hospedar na cidade? Rola de acampar?

Se você busca um bairro centralizado, que te permita percorrer toda Ubatuba de forma mais fácil, então é melhor se hospedar ou no próprio Centro ou no bairro Itaguá.

Porém, se busca mais sossego e se hospedar em frente ao mar, você também pode se hospedar em uma das praias, seja em pousada, hostel, ou camping. Há muitas opções na cidade para todos os bolsos.

O que devo levar na mochila?

  • Leve dinheiro. Algumas ilhas ou passeios podem não aceitar cartão de crédito, apesar de Ubatuba ser uma cidade grande.
  • Compre uma capa de celular à prova d’água. Ela será muito útil para você não molhar seu aparelho, e ainda irá te ajudar a tirar fotos na praia.
  • Não esqueça protetor solar, óculos escuros e chapéu.
  • Vale, também, andar sempre na bolsa com um guarda-chuva.

Trilhas em Ubatuba: quais são as melhores?

1. Trilha das Sete Praias

Com certeza a caminhada mais famosa de Ubatuba é a Trilha das 7 Praias. São 10 km (só de ida) de uma travessia que passa por sete praias de água cristalina e um mar muito gostoso.

Praia Grande do Bonete, Ubatuba
Praia Grande de Bonete, Trilha das Sete Praias

Apesar de longa, a trilha é de nível moderado, sem grandes obstáculos.

Você pode conferir todos os detalhes dessa travessia em Trilha das 7 Praias: a melhor experiência de Ubatuba.

2. Trilha da Cachoeira do Prumirim

Mais uma trilha que certamente recomendo é a da Cachoeira do Prumirim. A trilha começa da estrada e é bem curta. Em 5 minutos você já chega no primeiro poço.

Cachoeira do Prumirim
Cachoeira do Prumirim

A Cachoeira do Prumirim tem dois poços principais, então se você continuar descendo, já chegará no segundo. E vale muito a pena.

Há, também, uma trilha que liga a Cachoeira do Prumirim à Praia do Prumirim. Essa trilha é bastante fácil, sendo quase todo o tempo uma caminhada reta em mata bem aberta, como se fosse um passeio no parque.

Esse foi um dos meus passeios preferidos em Ubatuba pois a Praia do Prumirim é deslumbrante e a cachoeira imponente!

Praia do Prumirim, o que fazer em Ubatuba
Praia do Prumirim

3. Trilha da Praia das Sete Fontes

Essa é uma trilha de 4 km de ida que passa por três praias e pode se estender até a Gruta do Pirata, passando por duas fontes para se refrescar.

Ela é de nível moderado e se inicia na Ribeira.

4. Trilha da Praia do Sul

Essa trilha fica na Ilha de Anchieta. Por isso, ela é mais deserta e com acesso restrito, de no máximo 149 pessoas por dia.

A única forma de chegar à ilha é de barco e a trilha deve ser realizada obrigatoriamente com o apoio de um guia. Ela é considerada de nível moderado.

Ela começa na Praia das Palmas, passa pelo Mirante da Biodiversidade e termina na Praia do Sul. É um percurso bem preservado e uma experiência diferenciada em Ubatuba.

Que passeio não posso deixar de fazer em Ubatuba?

Como decidir o que fazer em Ubatuba entre tantas praias, cachoeiras e ilhas quando se tem pouco tempo na cidade?

Para ajudar vocês, aqui vai uma lista baseada não só na minha opinião, mas também na de meus amigos que moram em Ubatuba e conhecem todos os cantos da cidade.

1. Cachoeira do Prumirim e Praia do Prumirim

Essa está sempre no topo do que há de mais belo em Ubatuba. A cachoeira é perto da praia, como 20 minutos de trilha, e você pode fazer as duas no mesmo dia.

Se quiser complementar ainda mais o seu passeio, então pode alugar uma prancha de Stand Up Paddle e remar pelo mar. Se você estiver acompanhado, pode ir até a pequena Ilha do Prumirim, em frente à praia.

Além disso, a vila caiçara da Praia do Prumirim é bastante agradável, com rios, pontes, campings. Você ainda pode experimentar o açaí do Ponto do Açaí, é uma delícia.

2. Ilha das Couves

A Ilha das Couves é um dos lugares mais turísticos de Ubatuba. Por isso, se você for em alta temporada, o lugar pode estar um pouco cheio demais.

Porém, é inegável que a ilha é imperdível. A água das praias é verdinha e você consegue observar peixes, tartarugas, e até fazer mergulho, se quiser.

Além disso, a ilha tem boa estrutura, com quiosques, banheiros e restaurantes.

3. Trilha das 7 Praias

A Trilha das 7 Praias é longa, mas é o passeio perfeito para quem quer ter uma boa noção de como são as praias mais preservadas do litoral paulista.

Os 10 km de caminhada são percorridos com prazer e com muitas paradas para banho pelo caminho.

4. Praia do Félix + Praia do Português

A Praia do Félix fica no norte de Ubatuba, um pouco antes da Praia do Prumirim. Ela tem bastantes pedras em suas laterais, o que torna o cenário ainda mais bonito.

Se você caminhar pelas pedras no lado direito da Praia do Félix, em 5 ou 10 minutos chegará na Praia do Português. Ela tem uma curta faixa de areia e se diferencia pelos coqueiros que completam a paisagem.

Praia do Português ao lado da Praia do Félix
Praia do Português

Mas tenha atenção à maré! Quando o mar sobe muito, fica um pouco complicado de passar pelas pedras e chegar até a Praia do Português. Mesmo assim, no geral é uma pequena travessia bem tranquila de fazer.

Na estrada, quase em frente ao ponto de ônibus, fica um mirante em que você pode apreciar a Praia do Félix em volta da vegetação.

Mirante do Félix, em Ubatuba
Mirante do Félix

5. Ilha Anchieta

Anchieta é a maior das ilhas de Ubatuba. O lugar é um parque estadual de preservação da Mata Atlântica.

Por lá você encontra praias, trilhas ecológicas, e até ruínas do antigo presídio, construído em 1902.

Quais as melhores praias de Ubatuba?

Se o seu foco é percorrer as praias de Ubatuba, então prepare-se para a difícil missão de decidir quais visitar dentre as mais de 100 disponíveis.

Mas segue uma lista que considera como mais bonitas as praias de água cristalina, limpas, preservadas, e com um cenário diferenciado.

  1. Prumirim
  2. Português
  3. Cedrinho (próxima da Vermelha do Centro)
  4. Cedro (Trilha das 7 Praias)
  5. Félix
  6. Almada
  7. Fortaleza (Trilha das 7 Praias)
  8. Santa Rita
  9. Sete Fontes
  10. Tenório

E então, gostou das dicas? Confira também sobre o Pico Pão de Açúcar, em Paraty, bem pertinho de Ubatuba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *