Quando fui aos Lençóis Maranhenses, fiquei vidrada em descobrir como eles se formaram. O parque nacional é um enorme espaço de dunas com lagoas entre elas.
Devido à força dos ventos, essas dunas são móveis. Logo, elas se modificam com o tempo. Eu gostava de observar a areia transitando de um lugar a outro e imaginar como aquela área ficaria em alguns dias.
Os moradores me relataram que não se sabe exatamente como os Lençóis se formaram, mas que há diversas pesquisas sobre o assunto, em maioria internacionais.
Já viajei pela maioria dos estados do Brasil e muitos países do mundo. Então, estou segura em afirmar que nada se compara aos Lençóis Maranhenses. Foi o lugar em que mais me emocionei e agradeci pela dádiva de enxergar.
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
É fundamental visitar o parque nos meses de cheia, principalmente entre maio e agosto. Isso porque, na seca, a paisagem se transforma em um imenso deserto.
Então, muitas pousadas até fecham nessa temporada e se recusam a vender pacotes turísticos devido a bastantes problemas passados de pessoas quererem o dinheiro de volta.
Visitei o local em julho de 2018 e tive a sorte de ser o ano mais chuvoso da década. Logo, as lagoas estavam maravilhosas e enormes.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Existem três bases principais de hospedagem aos visitantes do parque nacional: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.
Barreirinhas é a cidade mais turística e procurada da área porque além de apresentar a melhor estrutura, ela oferece uma orla com vários restaurantes movimentados e deliciosos para que se aproveite a noite.
Boas opções de hospedagem em Barreirinhas, considerando custo benefício, são a Pousada Toca do Vaidoso e a Pousada Vitória do Lopes. Porém, alternativas mais baratas e boas são o Aquarela Hostel e o Hostel Cantinho dos Lençóis.
Já Santo Amaro é um município bem pequeno, com poucas opções de hospedagem e alimentação. Porém, as lagoas de lá foram as minhas preferidas do parque. Além de serem mais diferentes já que o local também contém rios, elas são menos frequentadas, então você pode dar a sorte de ter a lagoa só para você.
Em Santo Amaro, eu me hospedei na Pousada Paraíso, uma das melhores da região. Ela oferece uma excelente estrutura, com piscina, redes e simpáticos anfitriões.
Como opção mais barata, com quartos e banheiros compartilhados, há o Hostel e Camping do Caiçara, com excelentes avaliações de seus hóspedes.
Também há a alternativa de se hospedar em Atins. As Pousada Flamboyart e Atins Paradise são excelentes opções. Atins também oferece hospedagens mais baratas como a Hospedaria Pingo de Ouro.
Foi a única cidade que não cheguei a dormir, apesar de não faltar vontade. É a base mais rústica dos Lençóis e senti a paz do lugar só em passear por lá.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
1. Contrate passeios guiados
Sou do tipo que não gosta de guias e prefere conhecer os lugares por si mesma. Mas não considero essa uma opção quando se fala de Lençóis Maranhenses. Isso porque o parque é enorme e composto por dunas para todos os lados.
Logo, além de ser necessário carro com tração para conhecer o lugar, você pode se perder e não saber onde ir. Sinal de telefone também é quase inexiste por lá. Então não vale a pena a tentativa.
2. Visite e nade pelas lagoas
São diversos circuitos de lagoas em cada cidade. Chegar até elas já é uma diversão. Eu passei por poças enormes no 4 x 4, em que o nível da água chegava na metade do carro.
As lagoas são incrivelmente transparentes e abrigam milhares de peixes. Eles me davam mordidinhas constantemente. Para mim, era quase uma massagem.
3. Faça um sobrevoo
Paguei R$ 350 em 2018 por um sobrevoo de meia hora. Foi minha primeira experiência em aeronave de pequeno porte. Éramos quatro pessoas, contando com o piloto. Apesar de sofrer com o enjoo decorrente do balanço do avião, o voo valeu cada centavo.
De cima você tem a dimensão do lugar e logo se impressiona com o quanto ele realmente é grandioso e incrível. Observa as centenas de lagoas, praias, rios. É a natureza exibindo todo sua exuberância e você assistindo de camarote.
4. Aprecie o pôr do sol das dunas
O pôr do sol nos Lençóis é dos mais bonitos que já presenciei na vida. A paisagem no alto das dunas já é um presente, quando o reflexo do sol na água se soma a ela, fica difícil de competir com o cenário.
5. Faça a travessia dos Lençóis Maranhenses
Para quem está com tempo e quer ter uma experiência mais profunda e rica com o parque, é possível fazer uma travessia de 3 a 5 dias por ele.
Eu considero importante estar com um bom preparo físico devido à caminhada ser na areia. Certamente retornarei aos Lençóis para ter essa experiência.
6. Conheça a Lagoa das Américas
Todas são lindas, mas a minha preferida é, sem dúvida, a Lagoa das Américas. Caminhar um pouco pelas suas dunas e observar o cenário de cima é de encher os olhos de lágrimas.
O rio, a vegetação, as lagoas, e uma imensidão de areia. Ganhou o posto de meu lugar preferido do Brasil.
O Nordeste brasileiro tem maravilhosos destinos, então leia também sobre o sul da Bahia, os encantos da Paraíba e os melhores lugares de Pernambuco!
Que lindo esse lugar hein! Não sabia q o Maranhão era tão bonito assim! Pode ter certeza que eu vou suas dicas quando for pra lá!!!