Curitiba é uma cidade reconhecida pela limpeza, transporte público eficiente e segurança. Mas, além disso, ela é uma cidade verde, com muitos parques, praças e bosques que, além de ajudar a reter a água das chuvas constantes na cidade, viraram as principais atrações turísticas de Curitiba.

Parque Barigui, em Curitiba
Parque Barigui, com chuva

Boa parte desses parques contém churrasqueiras, ciclovia, pista de corrida, lagos ou rios. Toda essa estrutura torna os parques ainda mais atrativos para moradores e turistas, principalmente por serem gratuitos.

Diante disso, segue minha lista dos melhores parques de Curitiba, baseada na minha opinião pessoal e de meus amigos que moram na cidade.

1. Parque Tanguá

O Parque Tanguá fica no bairro Taboão. Ele não é dos maiores parques de Curitiba, mas com certeza é um dos mais bonitos.

O diferencial do Parque Tanguá é que ele tem um mirante em que você consegue observar de cima toda a beleza do parque e de parte de Curitiba. O mirante ainda abriga um belo jardim com chafarizes. Além disso, o pôr do sol de lá é o mais famoso da cidade.

Vista do mirante do Parque Tanguá
Mirante do Parque Tanguá

Também há um túnel no parque em que você pode caminhar sobre o lago e ver de pertinho os peixes e as aves que habitam por lá. O parque ainda conta com área de churrasqueira e restaurante.

Parque Tanguá, Curitiba
Parque Tanguá

O horário de visitação é das 6:00 às 22:00, todos os dias.

2. Parque Barigui

O Barigui é um dos maiores parques de Curitiba e está sempre cheio de moradores praticando algum esporte, principalmente corrida e ciclismo.

Fui lá em um dia de chuva forte e, mesmo assim, havia várias pessoas pelo parque.

Parque Barigui
Parque Barigui

Um diferencial do Barigui é que seu lago costuma ser rodeado de capivaras, então isso atrai muitos visitantes. O parque ainda tem churrasqueiras, quadras poliesportivas e museus.

Além disso, ele não fecha, podendo ser visitado em qualquer horário.

3. Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o mais famoso e mais turístico parque de Curitiba. Embora não seja o meu preferido, com certeza vale a pena passear por lá e conhecer o lugar.

As três estufas alinhadas no final do jardim são, provavelmente, o principal cartão postal de Curitiba. Elas abrigam plantas de diferentes espécies provenientes da mata atlântica.

Porém, o mais bonito do lugar é realmente o jardim em si, com flores coloridas e chafarizes para completar a paisagem.

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico funciona todos os dias das 6:00 às 20:00 no verão, e das 6:00 às 19:30 no inverno.

4. Passeio Público

O Passeio Público foi a minha paixão de Curitiba. Ele é um dos parques mais centrais da cidade, e também o mais antigo, tendo sido inaugurado em 1886.

O parque não é tão grande, mas é bastante arborizado, com lagos, pontes, parquinho para crianças, e até uma espécie de cinema ao ar livre.

Ave no Passeio Público
Ave no Passeio Público de Curitiba

Mas o que mais me impressionou no parque foram os animais. A área verde abriga aves, peixes e répteis de diferentes espécies. Antigamente, funcionava até um zoológico por ali.

O Passeio Público funciona de terça a domingo, das 6:00 às 20:00.

5. Parque Passaúna

O Parque Passaúna é um dos mais afastados parques de Curitiba, mas é o maior deles. O principal diferencial desse parque é o enorme lago em seu centro, em que muitas pessoas praticam esportes aquáticos, como caiaque e stand up paddle.

O parque fica especialmente bonito em dias pós chuva, em que o lago está bem cheio. Então você pode ir até o mirante para apreciar do alto toda a beleza da região.

A visita ao Parque Passaúna pode ocorrer a qualquer dia e horário, pois o parque não fecha.

6. Parque Tingui

O Parque Tingui fica entre o Barigui e o Tanguá. Eu percorri os três no mesmo dia caminhando.

Porém, ele é um pouco menos movimentado do que os vizinhos, sendo ideal para quem busca mais sossego em seu passeio ou exercício.

Parque Tingui
Parque Tingui

O Tingui tem boa estrutura como os demais parques, e também oferece churrasqueira e ciclovia, além de margear o Rio Barigui.

Além disso, o parque abriga o Memorial Ucraniano, com construções de madeira que remetem à chegada centenária dos imigrantes. O lugar é bem bonito e rende boas fotos!

O Parque Tingui não fecha, mas o Memorial Ucraniano funciona de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.

7. Parque São Lourenço

O Parque São Loureço tem uma pista oval que contorna o lago, e isso atrai muitos corredores. Além disso, me surpreendeu a quantidade de patos e garças soltos pelo lugar. Teve um momento em que tive até dificuldade de passar.

Parque São Lourenço
Parque São Lourenço, em Curitiba

Dentro do parque fica o Centro de Criatividade de Curitiba, que oferece várias oficinas artísticas ao longo do ano.

Uma característica marcante do Parque São Lourenço é sua vegetação preservada, com muitas araucárias, típicas do Paraná.

O Parque São Lourenço abre todos os dias das 6:00 às 22:00.

8. Bosque do Papa

O Bosque Papa João Paulo II, popularmente conhecido como Bosque do Papa, fica ao lado do Museu Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

O bosque é pequeno, mas muito aconchegante, com casinhas em estilo polonês. Uma delas é, inclusive, um museu sobre a imigração polonesa no Brasil.

O Bosque do Papa funciona todos os dias das 8:00 às 18:00 e fecha para manutenção e preservação.

9. Parque Náutico

O Parque Náutico fica no bairro Boqueirão e pertence ao complexo do Parque Iguaçu. Ele é destinado à prática de esportes como remo, vela e canoagem.

Além disso, o Parque Náutico também contém mirantes e lanchonetes. Ele é mais um dos parques que não fecha e pode ser visitado em qualquer horário.

10. Parque Barreirinha

O Parque Barreirinha é um dos maiores de Curitiba, apesar de ser mais afastado. Ele fica bem ao norte da cidade, a 9 km do Centro.

O parque contém três lagos naturais e um enorme bosque com vegetação nativa, constituído de araucárias, aroeiras, pés de erva-mate e outras espécies. Isso garante a boa qualidade do ar e faz o lugar ser um refúgio aos amantes da natureza.

O Parque Barreirinha também se anexa ao Horto Municipal, com mais de 125 mil metros quadrados.

Além disso, ele funciona todos os dias das 8:00 às 18:00.

11. Bosque Zaninelli – UNILIVRE

O Bosque Zaninelli fica no bairro Pilarzinho e abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente, UNILIVRE. Por isso, ele não é tão conhecido, mas é bem aproveitado pelos estudantes da região.

O bosque é formado por mata nativa, lago, passarela, mirante e até um auditório ao ar livre. Ele está aberto diariamente das 8:00 às 18:00.

12. Parque Bacacheri

O Parque Bacacheri fica no nordeste de Curitiba. Ele está sempre cheio de famílias que levam suas crianças para brincar no local. Há quadras de vôlei, churrasqueiras, playground, pistas de bicicleta e de corrida.

O parque também conta com um lago artificial que está sempre repleto de animais como garças e saracuras.

O horário de funcionamento é das 6:00 às 22:00, todos os dias.


Curitiba ainda oferece outras áreas verdes, como o Bosque Alemão e o Bosque Reinhard Maack. Não faltam atrativos na cidade e recomendo que você a conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *