Não é novidade para ninguém que os destinos do Nordeste brasileiro são cobiçados por turistas de todo o mundo.
O nosso país tem dimensões continentais e só essa região compreende 9 estados e mais de 3 mil km de praias.
Mas, além do mar quente e de água cristalina, também podemos visitar chapadas, mirantes, cachoeiras e outras diversas formações da natureza.
Eu já viajei várias vezes para a região e por longos períodos. Por isso, fiz minha lista pessoal dos 34 melhores destinos do Nordeste para conhecer. Então bora lá?
1. Lençóis Maranhenses – Maranhão
Eu sou suspeita para falar dos Lençóis Maranhenses porque o considero o lugar mais lindo do mundo.
Você pode nadar nas lagoas, curtir as praias, fazer um sobrevoo ou até a travessia pelas dunas.
Se quiser mais detalhes, confira o post abaixo explicando sobre o paraíso desse lugar.
Lençóis Maranhenses: o que não posso perder?
2. Fernando de Noronha – Pernambuco
Noronha é uma ilha distante da costa que muita gente nem sabe que pertence a Pernambuco. O lugar é incrível, com muitas trilhas, mirantes e praias cristalinas.
Além disso, é o paraíso dos mergulhadores e praticantes de outros esportes aquáticos.
Esse é um dos destinos do Nordeste mais caros, mas vale muito a pena conhecer Noronha.
3. Chapada Diamantina – Bahia
Descrever rapidamente a Chapada Diamantina é um desafio porque o lugar compreende uma ampla região do interior da Bahia com mais de 300 cachoeiras, grutas, trilhas, rios e muitas montanhas.
Além disso, fica na Chapada Diamantina uma das travessias mais bonitas do Brasil, o Vale do Pati.
Reserve, pelo menos, dez dias para explorar o lugar e conhecer esse destino tão importante para o nosso país.
4. Jericoacoara – Ceará
Ah, Jeri!
A cidade nem parece fazer parte do Brasil. Você anda pela areia para todos os lados, aproveita as músicas da animada vida noturna e, é claro, se encanta com as belezas naturais do lugar.
Além disso, Jericoacoara também é um destino caro, mas em 5 dias você consegue visitar quase todos os atrativos do lugar. Então, vale a pena combinar a cidade com outros destinos do Nordeste, como Fortaleza ou os Lençóis Maranhenses.
Jeri ainda é um ótimo local para viajar de forma independente. No blog Viagem e Cura, a Luana o classifica em sétima posição como melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.
5. Galinhos – Rio Grande do Norte
Galinhos é o meu lugar preferido do Rio Grande do Norte. A energia de lá é diferenciada e a cidade ainda preserva a essência de vila de pescador, apesar do turismo crescente.
Então se você gosta de lugares mais isolados e de uma natureza exuberante, Galinhos é o destino certo com suas praias, dunas, salinas e manguezais.
6. Conde – Paraíba
Eu não entendo por que a região de Conde não é mais conhecida. O lugar é um dos meus destinos do Nordeste preferidos.
Várias praias oferecem encontro do rio com o mar, criando um cenário diferenciado que se soma à imensidão de coqueiros típicos do Nordeste.
Além disso, você pode conhecer uma das melhores praias de nudismo do Brasil por lá.
7. Praia do Patacho – Alagoas
Quando eu visitei a Praia do Patacho, fiquei com a impressão de que ela era a praia mais linda que eu já tinha ido no Nordeste. O lugar estava totalmente deserto e eu era a dona daquele paraíso de água verde e coqueiros tortos.
Atualmente, essa praia já está bem mais conhecida. Mas, mesmo assim, você ainda consegue aproveitá-la de forma sossegada, geralmente com poucos turistas pela região.
8. Delta do Parnaíba – Piauí
O Delta do Parnaíba é o destino mais visitado do Piauí e faz parte da Rota das Emoções, que liga os Lençóis Maranhenses a Jericoacoara.
O Delta é a foz do rio Parnaíba, com vários braços e ilhas fluviais. Isso deixa o cenário muito interessante com dunas e mangues por toda parte.
9. Praia do Espelho – Bahia
A Praia do Espelho fez eu quebrar a cara porque sempre tive implicância com lugares muito turísticos. E, quando vi que essa praia constava na lista das mais belas do Brasil, achei que seria um exagero.
Porém, não tem como negar a beleza do lugar. A faixa de areia é enorme e você consegue andar por uma ampla distância admirando aquele mar em degradê com seus arrecifes e falésias ao redor.
10. Porto de Galinhas – Pernambuco
A cidade de Porto de Galinhas é uma das joias de Pernambuco. A região é muito conhecida pelas belas praias e peixinhos que você pode ver por lá, além da vida noturna bastante movimentada.
Mas, o pôr do sol do Pontal de Maracaípe também merece destaque. Então, se você for para lá, não deixe de admirar este espetáculo.
11. Maragogi – Alagoas
A cidade de Maragogi abriga a segunda maior barreira de corais do mundo. E isso é motivo suficiente para fazer o lugar um dos destinos do Nordeste mais turísticos e procurados.
E a beleza da região é realmente incrível, além da diversificada vida marinha que você consegue ver por lá.
Porém, respeite muito o ambiente e tenha cuidado para não pisar nos corais.
12. Caraíva – Bahia
Caraíva é uma pequena vila da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. O lugar ainda é bastante preservado e ideal para quem gosta de apreciar um céu bem estrelado.
Sinal de celular por lá é quase inexistente e as luzes noturnas bem fracas. Tudo isso contribui para deixar a vila ainda mais encantadora.
13. Barra Grande – Piauí
Esse é um cantinho ainda pouco conhecido do Nordeste e completamente surpreendente e lindo. Muita gente compara Barra Grande com Jericoacoara e até prefere a cidade piauiense por não ser tão turística.
14. Praia de Macapá – Piauí
A Praia de Macapá é a minha preferida do Piauí e a acho uma das mais lindas do Nordeste.
Dependendo da maré, a praia forma várias piscinas e ela ainda encontra com o rio para deixar o cenário ainda mais interessante.
15. Tamandaré – Pernambuco
A Praia dos Carneiros é um dos destinos mais famosos de Pernambuco. Ela pertence ao município de Tamandaré, no sul do estado.
Eu adorei conhecer a Praia dos Carneiros, mas também recomendo a própria Praia de Tamandaré, mais frequentada por moradores locais.
Você pode fazer passeios de barco, aproveitar as praias e até visitar a famosa igrejinha da região.
16. Ilha de Boipeba – Bahia
A Ilha de Boipeba é mais um dos destinos do Nordeste no sul da Bahia. Alias, que estado incrível, não é mesmo?
Boipeba é cercada de oceano e rio, o que deixa o cenário ainda mais interessante e diferenciado. Você também consegue admirar por lá uma grande variedade de peixes, corais, algas e outros animais aquáticos.
17. Cânions de Xingó – Sergipe
O Cânion de Xingó fica na divisa entre Sergipe e Alagoas e chama a atenção por ser uma atração bem diferentes das demais vistas no Nordeste.
Ele é o quinto maior cânion do mundo e você consegue fazer um passeio por lá para explorar essa formação da natureza.
18. Chapada das Mesas – Maranhão
A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão. Ela se destaca pelas quedas d’água da região, com cachoeiras e poços.
Além disso, você também pode aproveitar a natureza da Chapada das Mesas através das trilhas da região, sendo o principal ponto de apoio a cidade de Carolina.
Se você quiser saber mais sobre esse destino, visite o post da Chapada das Mesas do blog T + M, com todas as informações que você precisa sobre lá.
19. João Pessoa – Paraíba
Acho que João Pessoa é a minha capital preferida do Nordeste. Geralmente você se hospeda na cidade principal e faz vários passeios mais distantes. Porém, isso não é necessário em João Pessoa porque a própria capital já oferece vários atrativos.
Você encontra piscinas naturais para mergulhar, praias cristalinas para conhecer e um centro histórico bem bonito e organizado. Além disso, eu me senti segura na cidade e adorei a vibe do lugar.
20. Tutóia – Maranhão
Tutóia é mais uma cidade da Rota das Emoções e ela te leva até os Pequenos Lençóis Maranhenses, para você conhecer as dunas e lagoas da região.
Você também pode visitar o Delta do Parnaíba saindo de Tutóia ou fazer outros passeios com o Circuito das Praias.
21. Abrolhos – Bahia
Abrolhos é um arquipélago da Bahia constituído por cinco ilhas.
O destaque do lugar é para a prática de mergulho, tanto de cilindro quando de máscara e snorkel.
As águas de lá são transparentes e a vida marinha é muito rica, com tartarugas, peixes, corais e diversos outros animais.
22. Olinda – Pernambuco
Olinda é bem próxima de Recife, a capital de Pernambuco. A cidade é famosa pelo carnaval repleto de frevo e de bonecos gigantes, mas vale a pena conhecê-la em qualquer época do ano.
Olinda tem muitas ladeiras, e, consequentemente, mirantes. A cidade é uma graça e proporciona uma bela vista do mar pernambucano.
23. Canoa Quebrada – Ceará
Canoa Quebrada é uma cidade do litoral do Ceará que se destaca pelas falésias que rodeiam a região.
Você pode fazer passeio de buggy por lá, aproveitar o pôr do sol das dunas ou até fazer um voo de parapente.
Muitas pessoas fazem bate e volta de Fortaleza. Mas, se puder, passe umas duas noites em Canoa Quebrada para explorar a região com mais calma e ainda aproveitar a vida noturna do lugar.
24. Trancoso – Bahia
Trancoso é uma das cidades mais caras do sul da Bahia, mas eu confesso que adorei a cidade. Ela é uma graça com muitos restaurantes aconchegantes e românticos.
Além disso, as praias de lá têm uma ampla faixa de areia e a água é bem clarinha. Vale a pena visitar a cidade em uma viagem pelo sul da Bahia.
25. Pipa – Rio Grande do Norte
Pipa é tão famosa que nem precisa de maiores explicações.
Esse destino do Rio Grande do Norte atrai turistas de todas as partes do mundo que buscam conhecer o Chapadão, fazer passeio de barco e visitar as praias da região.
26. Parque Nacional das Sete Cidades – Piauí
O Parque Nacional das Sete Cidades é um paraíso escondido do Piauí. Apesar de ser bem famoso no estado, ele ainda é pouco conhecido no restante do Brasil.
O parque é também conhecida como Cidade de Pedra por apresentar uma interessante formação rochosa em meio ao sertão piauiense.
Para os apaixonados por geologia e arqueologia, o Parque Nacional das Sete Cidades é um destino imperdível.
27. Icaraizinho de Amontada – Ceará
Icaraizinho de Amontada é o destino perfeito para quem quer fugir de lugares mais movimentados e turísticos. Esse pequeno vilarejo do Ceará oferece o cenário típico do Nordeste, com muitos coqueiros e mar de água clarinha.
Porém, é um lugar muito mais tranquilo e ótimo para descansar. Quem visita Jericoacoara, pode aproveitar para conhecer Icaraizinho de Amontada porque as cidades são próximas.
28. Maracajaú – Rio Grande do Norte
Maracajaú é mais um ótimo destino para mergulho e ficou famoso como o Caribe do Rio Grande do Norte.
Também conhecido como Parrachos de Maracajaú, este lugar apresenta corais e arrecifes com uma vida marinha muito presente ao redor.
Além disso, a cidade ainda conta com dunas que podem ser visitadas de buggy ou até a pé.
29. Itacaré – Bahia
Mais um destino do Nordeste do sul da Bahia com várias opções de atrações.
Em Itacaré você encontra cachoeiras, praias, trilhas e pode praticar diversos esportes aquáticos.
Então conheça as 14 praias da região e aproveite o ecoturismo do lugar.
30. Alcântara – Maranhão
Alcântara é uma cidade bem próxima da capital do Maranhão, São Luís.
Ela se destacou no período colonial e ainda conta com mais de 300 construções da época, além de muitas ruínas que são interessantes de visitar. Além disso, a cidade conserva o seu patrimônio histórico e está tudo muito bem preservado.
Os doces da cidade também são famosos em todo Maranhão e vale a pena você experimentar essa gastronomia de lá. Outra característica são os seus rios em que você ainda pode aproveitar para mergulhar nas praias fluviais.
31. Morro de São Paulo – Bahia
Morro de São Paulo é um destino do tipo ame ou odeie. Conheço muita gente que é apaixonada pelo lugar e outras que o consideram superestimado.
Como esse destino está muito famoso, ele acaba ficando lotado de turistas e, por isso, acaba perdendo um pouco da sua essência pacata de vila que não entram automóveis.
Mesmo assim, Morro de São Paulo é mais um tesouro do litoral baiano com muitas opções de passeios e restaurantes para conhecer.
32. São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte
São Miguel do Gostoso oferece um ótimo combo com boa estrutura turística, mas preservação da essência de vila de pescador.
As praias de lá são ótimas para aproveitar e praticar esportes como kitesurf e windsurf.
Esse destino do Rio Grande do Norte merece a sua visita, então não deixe de incluí-lo em seu roteiro.
33. Maceió – Alagoas
Como capital, Maceió é um dos meus destinos do Nordeste preferidos porque a cidade é muito bonita, organizada e só de passear por lá você já fica feliz.
Além disso, as praias de lá são maravilhosas e toda a região vale a pena de ser visitada.
34. Prado – Bahia
Já perdi a conta de quantos destinos do sul da Bahia estão na lista. Mas esse estado é maravilhoso, fazer o que?
Prado tem centro histórico, praias com lindas falésias e muito sossego.
Apesar das águas não serem tão transparentes quanto a de outras cidades, toda a região vale muito a pena de ser visitada e curtida.
Boa noite!!!
Amo viajar.
Conheço todos os lugares citados.
Alcântara Maranhão não tem graça e nem deveria estar na lista.
Sou nascido no Piauí e criada no Maranhão, tenho 35 anos de Rio de Janeiro..
Abraços.
Oi, Dora! Eu gostei bastante de Alcântara, achei as ruínas bem preservadas e o rio de lá é bem gostoso de ficar relaxando.
Mas é assim mesmo, cada um gosta mais de um lugar. Obrigada pelo comentário!
Poço azul no Maranhão no lugar de Alcântara por favor. Rs.
O Poço Azul é realmente incrível! Vou atualizando a lista conforme for conhecendo outros lugares do Nordeste! Obrigada pela contribuição!
Gostei muito de ler sobre esses locais, ve-se que alguns devem ser o paraíso na terra..
Acho que você devia por uma foto ilustrativa em cada um dos locais..
(no Morro de S. Paulo, no início do texto falta um “a” em Paulo).
Obrigado e continua o bom trabalho.
Obrigada, José. Fiz o ajuste!