A Ilha da Magia tem mais de 40 praias oficiais. Eu visitei quase todas elas e falo com propriedade quais são as 12 melhores praias de Florianópolis.
Sei que o conceito de beleza é pessoal. Por isso, vou detalhar um pouco cada uma das praias para você decidir se elas valem a pena em seu caso. Mas já adianto que gosto de águas transparentes, paisagens bonitas e lugares com poucos turistas.
Panorama geral das praias e regiões de Floripa
Primeiramente, vou falar de forma geral o que você vai encontrar em cada parte de Florianópolis.
A região norte da ilha é a mais populosa, com bastante estrutura turística e festas. Em Jurerê Internacional você encontra mansões extravagantes e lanchas luxuosas. Esse é o bairro conhecido como a zona rica da cidade. Já em Canasvieiras você anda ouvindo espanhol, porque o lugar é conhecido como a praia dos argentinos.
Então, de maneira geral, as praias do norte têm muitos turistas, restaurantes e ambulantes. Por outro lado, o norte abriga as águas mais quentes de Floripa.
Já a região mais central, englobando as praias próximas da Lagoa da Conceição, é um pouco mais preservada. Há praias desejadas pelos surfistas, como a Joaquina e a Moçambique, mas também águas calmas e muitas trilhas, como as encontradas na Barra da Lagoa e na Gravatá.
O mar também não é muito gelado e é uma região com praias muito diferentes, mesmo que sejam próximas umas das outras. Por lá também tem duna, lagoa e ilha, sendo uma área bastante completa.
À noite o bairro da Lagoa é bem movimentado, com bares e restaurantes agitados. É um bairro menos festeiro do que Jurerê, em relação a casas noturnas, mas com muitas opções de atividades.
A região sul de Florianópolis é a mais preservada e tranquila da ilha. Eu achava até engraçado tanta calmaria fazer parte de uma capital do Brasil.
Para quem gosta de praias mais vazias, muitas trilhas e um ambiente mais rural, com certeza irá se apaixonar pelo sul de Floripa.
O lado negativo é que as praias são bem mais geladas e algumas de difícil acesso, o que é um problema para quem viaja com crianças ou em família.
Mas quais são as melhores praias de Florianópolis?
1. Praia da Galheta
A Praia da Galheta é naturalista, o que faz com que muitas pessoas a evitem. Porém, eu a considerei a praia mais linda de Florianópolis.
Por ser naturalista, ela também não é muito populosa, o que a deixa mais preservada e limpa.
Há muitas pedras atrás da sua extensa faixa de areia, e isso cria uma paisagem diferenciada. Além disso, em seu canto esquerdo, há um paredão de pedras em que você pode passear por elas para olhar o visual em diferentes ângulos e tirar fotos.
Você pode chegar na Praia da Galheta através de uma curta trilha que liga a Praia Mole a ela ou por uma trilha mais longa que começa na Praia da Barra da Lagoa, com vários mirantes no caminho.
2. Praia Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche fica bem em frente à Praia do Campeche. Porém, por causa da direção e força das águas, a maior parte das embarcações para lá sai do final da Praia da Armação, na Ponta das Campanhas.
A Praia Ilha do Campeche tem aquele mar transparente típico de ilhas e cor de água azul bebê. É difícil não ficar impressionado com a beleza do lugar. Essa é com certeza uma das melhores praias de Florianópolis.
3. Praia da Ponta das Canas
A Praia da Ponta das Canas fica no extremo norte da Ilha da Magia. Ela foi a minha preferida do lado norte de Floripa.
O legal dessa praia é que ela possui uma fenda que cria um canal, fazendo com que tenha água para todos os lados. Além disso, sua extensão é bem grande e a praia só termina mesmo no encontro com a Praia da Cachoeira do Bom Jesus.
É o lugar perfeito para caminhar sem pressa observando os barquinhos da região e a calmaria do mar. Há áreas da praia com estrutura e restaurantes e outras mais reservadas, agradando a todos os públicos.
Além disso, por ser no norte de Florianópolis, a temperatura da água é bem agradável.
4. Praia do Saquinho
A Praia do Saquinho me conquistou de cara e não poderia deixar de entrar na minha lista de melhores praias de Florianópolis.
Ela fica no sul da ilha e para chegar lá é necessário fazer uma pequena trilha de menos de 30 minutos que começa na Praia da Solidão. Essa caminhada é margeando o mar e oferece uma vista maravilhosa, sendo a trilha quase inteira um enorme mirante.
Além disso, a Praia do Saquinho tem o restaurante do Quirino com uma vista panorâmica da praia e toda enseada do Pântano do Sul.
5. Praia do Gravatá
A Praia do Gravatá fica ao lado da Praia Mole. O seu acesso é por uma trilha fácil de 25 minutos de ida. Ela é bem pequena, mas tem um mar com ondas boas para mergulhar e um visual bem bonito conforme você vai descendo a trilha.
No canto direito da praia há algumas pedras que você pode escalar e caminhar por ali para ver um pouco mais da costa de Floripa. É um lugar bem sossegado e preservado.
6. Praia da Barra da Lagoa
A Praia da Barra da Lagoa é uma das mais famosas de Florianópolis. Primeiramente, ela é bem centralizada e próxima da Lagoa da Conceição. Assim, você pode estar em qualquer ponta da ilha que não será tão difícil chegar lá.
Além disso, há um canal que divide a Praia da Lagoa e a Prainha da Barra, com uma pequena trilha que leva você até as piscinas naturais do lugar.
Aos mais aventureiros, é possível conhecer a Praia da Barra da Lagoa e de lá pegar a trilha para a Praia da Galheta. Assim você conhecerá praias bem diferentes umas das outras e passará por mirantes e paisagens lindas.
7. Praia da Daniela
A Praia da Daniela se localiza na ponta esquerda do norte de Florianópolis. Essa praia se caracteriza por ser uma estreita faixa de continente em meio ao mar, o que faz ela ser tão bonita e especial, sem dúvida uma das melhores praias de Florianópolis.
É uma delícia caminhar pela região observando as diferenças de águas e paisagens.
Porém, o acesso à Praia da Daniela é um pouco complicado. Você consegue ir para lá de carro ou ônibus. Mas Uber, por exemplo, tentei várias vezes e não consegui.
8. Praia do Matadeiro
A Praia do Matadeiro é mais uma do sul da ilha. Para chegar lá, basta atravessar a passarela que a separa da Praia da Armação e subir as escadinhas que conduzem à Praia do Matadeiro.
Apesar de a água ser um pouco gelada, essa praia é muito gostosa. Ela tem ondas e é frequentada por muitos surfistas. Também oferece vários restaurantes sem deixar de manter sua tranquilidade.
A Praia do Matadeiro exala positividade e é uma das melhores praias de Florianópolis. É de lá, também, que se começa uma das trilhas para se chegar até a Praia da Lagoinha do Leste.
9. Praia da Joaquina
A Praia da Joaquina é mais uma das bem centralizadas e famosas praias de Floripa. Além de suas águas perfeitas para surfar e sua boa estrutura turística, o grande diferencial da praia são as suas dunas.
Essas dunas ficam entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina e é muito comum a prática de sandboard por lá. O lugar também é procurado pelos apreciadores do pôr do sol.
10. Praia da Lagoinha do Leste
A Praia da Lagoinha do Leste é o destino final de quem faz a trilha de mesmo nome, a mais famosa da Ilha da Magia.
Particularmente, não achei a praia das melhores. A água do mar é muito gelada e a lagoa que tem por lá é quase seca. Fui em um dia de chuva e, mesmo assim, quase não havia água por lá.
A Praia da Lagoinha do Leste fica no sul de Florianópolis e só é acessível por trilha. Mas há duas formas de chegar lá.
Você pode fazer a trilha que começa da Praia do Matadeiro e, em torno de duas horas, chega na Lagoinha do Leste. Essa trilha, apesar de longa, não é das mais cansativas. O caminho é pelas montanhas margeando o mar, o que faz a trilha ser repleta de mirantes e paisagens de deixar arrepiada.
A outra opção é fazer a trilha curta, que começa na estrada, perto da Praia do Pântano do Sul. Esse percurso é finalizado em torno de 40 minutos. Mas, o caminho é em mata fechada, sem mirantes, e a trilha é bem cansativa, com bastante inclinação.
Uma boa opção é ir pela trilha longa e voltar pela curta. Assim, você terá a experiência completa do lugar. Foi o que eu fiz.
Como bônus, ainda pode subir o Morro da Coroa, no canto direito da Praia da Lagoinha. Porque lá tem uma vista panorâmica da costa de Floripa e ainda rende fotos criativas. Do alto do morro, você já consegue pegar um atalho até a trilha curta para retornar à estrada.
11. Praia Morro das Pedras
A Praia Morro das Pedras é mais uma ao sul de Florianópolis e fica ao lado da Praia do Campeche. A Morro das Pedras tem bastante onda e uma longa extensão de areia.
Além disso, ela conta com um mirante para você observar a paisagem.
12. Praia Naufragados
Depois de visitar a ilha, eu não poderia deixar de incluir Naufragados na lista das melhores praias de Florianópolis.
A Praia Naufragados é a última das praias da capital, porque se localiza no extremo sul da ilha.
Essa é mais uma praia acessível apenas por trilha. E também mais uma com o mar extremamente gelado. Apesar do difícil acesso, há restaurante por lá para você aproveitar a praia com estrutura.
Além da praia e das trilhas, há o Farol de Naufragados e os Canhões de Defesa da Ilha. São lugares que você pode visitar para conhecer um pouco mais da história da praia e ainda ser presenteado com mirantes.
Assim como a Lagoinha do Leste, há uma trilha curta e uma longa para chegar até a Praia Naufragados. Eu fui pela longa e voltei pela curta, é um percurso que recomendo fortemente.
Pessoalmente, achei essa trilha bem mais bonita do que a da Lagoinha do Leste, os dois trechos.
A trilha longa começa da Praia da Solidão e é concluída em 3 horas. Já a curta começa no bairro Caieira e dura, mais ou menos, uma hora.
Se está viajando por Santa Catarina e quer conhecer outros lugares além das melhores praias de Florianópolis, então também vai se interessar por visitar Porto Belo e Bombinhas, porque são duas cidades um pouco acima da capital com mar transparente e muitas trilhas.
Na realidade, oficialmente, por lei são 100 praias.
Oi, Rodrigo! Obrigada pela sua contribuição. Vi que diferentes entidades consideram diferentes números de praias. Mas, na prática, há mais de 100 mesmo 🙂