Bombinhas é uma das cidades mais famosas de Santa Catarina para passar férias. O mar clarinho, suas trilhas e a boa estrutura turística do lugar justificam essa fama. Porém, conheci bastante a região e garanto que a vizinha Porto Belo também merece a visita! Por isso, este texto busca explicar o que fazer em Bombinhas e Porto Belo, além de passar muitas dicas desses destinos.

O que fazer em Bombinhas e Porto Belo, em Santa Catarina
Praia de Porto Belo

Onde ficam Bombinhas e Porto Belo?

Essas cidades se localizam no litoral norte de Santa Catarina, entre Balneário Camboriú e Florianópolis. Da capital para Bombinhas são 80 km. Já de Balneário, apenas 36 km.

Outro destino turístico de Santa Catarina próximo de Bombinhas é Blumenau. As cidades são distantes apenas 103 km, aproximadamente 2 horas de carro.

Como se locomover entre as cidades?

Se estou em Porto Belo, como faço para conhecer Bombinhas? E o contrário?

Apenas 11 km separam Porto Belo e Bombinhas. Esse trajeto pode ser feito de carro, ônibus ou bicicleta.

Se você estiver de carro, então precisa pegar toda a Avenida Governador Celso Ramos em Porto Belo e seguir as placas para Bombinhas. O caminho é fácil e muito bem sinalizado.

Caso se desloque de ônibus, a Viação Praiana faz o trajeto. Porém, desde meados de 2020 os ônibus estão suspensos em detrimento da pandemia. Vale a pena verificar o site deles para buscar atualizações.

A terceira opção é ir de Porto Belo para Bombinhas de bicicleta. Foi o que eu fiz. É um caminho seguro e com uma vista incrível, você passa até pelo Mirante de Bombas pelo caminho. Porém, há uma boa subida no acesso à Bombinhas e você precisará de disposição para esta etapa do trajeto.

Mirante de Bombas
Mirante de Bombas

Eu cheguei a pesquisar se valia mais a pena ir a Bombinhas passando por um caminho alternativo e subindo o Morro das Antenas, mas os moradores me informaram que é uma subida ainda mais íngreme e bem difícil de fazer a pé ou de bicicleta.

Estrada que liga Porto Belo a Bombinhas
Seguindo de bicicleta para Bombinhas

Quando ir e quantos dias ficar em Bombinhas e Porto Belo?

Tirando o inverno, em que as águas estão geladas, eu recomendaria Bombinhas e Porto Belo em todas as outras estações.

Eu viajei para lá em novembro e a temperatura do mar estava irresistível!

Apesar de muitas pessoas acharem que dezembro e janeiro são os melhores meses para fazer turismo por lá, eu discordo. Essa é alta temporada e o trânsito da cidade fica caótico, além de praias muito cheias.

Eu recomendaria viajar para lá de março a maio ou de setembro a novembro.

E quantos dias ficar? Para Porto Belo, em 3 dias você consegue conhecer as principais praias da cidade, que é pequena.

Já Bombinhas tem mais atrativos, e eu ficaria, no mínimo, 4 dias por lá.

Ou seja, para visitar as duas cidades com calma, reserve ao menos uma semana de viagem.

Onde me hospedar em Bombinhas e Porto Belo?

Eu fiquei em Porto Belo. Recomendo se hospedar perto da Praia de Perequê, onde estão a maioria das pousadas e restaurantes da região.

Mas se você gosta de praias vazias e lugares um pouco mais preservados, então pode se hospedar perto da Praia de Porto Belo.

Caso você queira ficar em Bombinhas, há ainda mais opções de pousadas e hostels. Eu escolheria uma hospedagem perto da Praia de Bombinhas, porque as praias mais bonitas da cidade ficam por ali, como a Praia da Sepultura e a Praia do Ribeiro.

O que fazer em Bombinhas?

É claro que o principal atrativo de Bombinhas é visitar suas praias. Porém, lá também tem trilhas e até a possibilidade de se fazer mergulho.

Por isso, segue a lista dos melhores lugares para ajudar você a organizar seu roteiro por lá.

1. Praia de Bombas e Praia do Ribeiro

No canto direito da Praia de Bombas, há uma passarela que a liga até a Praia do Ribeiro. Esse caminho é absurdamente lindo. As pedras fazem o mar apresentar uma mistura de azuis, que se somam ao verde da vegetação e formam um cenário colorido e impressionante.

Passarela ligando a Praia de Bombas e a Praia do Ribeiro
Vista da passarela ligando a Praia de Bombas e a Praia do Ribeiro

Se você busca uma praia mais preservada e menos turística, pode aproveitar a Praia do Ribeiro ao final da passarela. Mas se busca por mais estrutura com muitos restaurante e pessoas ao redor, então fique na própria Praia de Bombas.

Praia do Ribeiro, o que fazer em Bombinhas
Praia do Ribeiro, Bombinhas

2. Praia da Sepultura e Piscina Natural

Eu ouvi falar muito da Praia da Sepultura antes de ir pra lá. Quando cheguei, a princípio, fiquei um pouco decepcionada. A praia é realmente linda e de água cristalina, mas como tem uma faixa de areia muito curta, ela está quase sempre excessivamente cheia de turistas, o que eu não curto.

Praia da Sepultura, em Santa Catarina
Praia da Sepultura

Mas logo fui maravilhosamente contrariada! A Praia da Sepultura é muito mais do que ela aparenta na primeira impressão. Em seu canto direito há uma escadinha com acesso a uma trilha margeando a costa.

Essa trilha tem várias entradas para o mar. Assim, se você gosta de lugares mais preservados, pode escolher um desses pontos para mergulhar e curtir o seu dia. Vale ressaltar que a maioria dessas entradas é constituída de pedra, e não areia. Mas isso, para mim, deixa o cenário ainda mais bonito.

Praia da Sepultura, o que fazer em Bombinhas
Trilha da Praia da Sepultura

Piscina Natural da Sepultura

Também há uma trilha bem fácil para a Piscina Natural da Sepultura. Vi crianças e idosos fazendo. Há duas formas de chegar lá. Você pode seguir a trilha por cima, começando pela rua, onde fica o quiosque. É sinalizado e fácil de chegar lá.

Ou você pode seguir a trilha por baixo, começando pela praia. Quando você estiver seguindo reto acompanhando o mar, em certo momento aparecerá um segundo caminho subindo para a direita. Se seguir esta outra trilha, chegará na piscina natural.

Piscina Natural da Sepultura, o que fazer em Bombinhas
Piscina Natural da Sepultura

O acesso à piscina é descendo pedras com o auxílio de uma corda. Eu fui até lá e achei tranquilo de descer, mas não recomendaria para crianças.

Além disso, apesar de a piscina ser grande, a paisagem linda e muitos turistas adorarem o lugar para tirar fotos, tome muito cuidado! Fique de olho na maré! Quando o mar está alto e os visitantes distraídos, a piscina se torna um perigo e pode arrastar os turistas para o mar. Já vi gente morrer por isso.

Ressalva feita, vamos às belezas do lugar. Além da piscina, lá em cima tem também um mirante bem bonito, na região conhecida como Ponta da Garoupa, um pouco a esquerda da piscina natural.

Ponta da Garoupa, mirante da Trilha da Sepultura
Ponta da Garoupa, mirante da Trilha da Sepultura

3. Trilha do Morro do Macaco

A Trilha do Morro do Macaco fica no canto direito de Bombinhas, no bairro Canto Grande. A vista do seu topo alcança a Praia do Mariscal, a Praia do Canto Grande, boa parte da cidade de Bombinhas e um horizonte de mar!

A trilha começa no lado esquerdo da Praia do Canto Grande de Dentro. Ela é feita em mata fechada e é considerada de nível intermediário. Mas é uma trilha curta que em 40 minutos você chega no topo, aproximadamente.

Morro do Macaco, Bombinhas
Morro do Macaco. Foto: Trilhando Montanhas

Apesar de a trilha não apresentar grande dificuldade, não deixe de ir de tênis e evite fazê-la pelo horário do almoço. O sol castiga de verdade perto de 12:00 e a trilha ainda fica com muitos turistas, algumas vezes, você tendo que esperar para passar.

Assim, recomendo que você vá cedo ou no final da tarde porque dará tudo certo!

4. Mirante Eco 360º e Praia da Tainha

O Mirante Eco 360º tem uma vista parecida com a do Morro do Macaco, mas é ainda mais ampla. O ponto negativo é que a entrada é paga, custa R$10,00 (valor 2021). Eu indico o Morro do Macaco para os trilheiros e o Mirante Eco 360º para quem está com crianças ou não gosta de trilha.

Mirante Eco 360°, Bombinhas
Mirante Eco 360°. Foto: Bella Bombinhas

Para chegar lá, você pode seguir de carro pela Avenida Tatuíra, sentido Praia da Tainha. Aliás, recomendo que você faça o mirante e a praia juntos, para aproveitar a região ao máximo.

Depois que você estacionar o carro, fará uma trilha bem curta de 5 minutos e chegará ao topo para apreciar a vista.

Ao pé do mirante tem também um museu com esqueletos de animais marinhos, objetos de naufrágio e outros artefatos ligados à história da região. Vale a pena a visita.

5. Praia Retiro dos Padres

A Praia Retiro dos Padres fica bem perto da Praia da Sepultura, e você pode aproveitar as duas no mesmo dia.

Apesar de próximas, elas são completamente diferentes, o que torna essa dupla muito mais interessante.

Praia Retiro dos Padres
Praia Retiro dos Padres

A Praia Retiro dos Padres tem uma faixa de areia bem maior do que a vizinha. Além disso, ela apresenta ondas, apesar de não muito grandes. Lá também tem estrutura com restaurante e é um lugar bem gostoso para aproveitar uma praia com tranquilidade.

6. Mergulho na Ilha do Arvoredo

A Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica no meio do oceano, localizada bem entre Bombinhas e Florianópolis.

O lugar é muito conhecido pela diversidade de animais que habitam por lá, como tartarugas, lagostas, e diversos tipos de peixe, além da água transparente. Por isso, a prática de mergulho na ilha é muito comum, inclusive de batismo.

Mergulho na Ilha do Arvoredo
Mergulho na Ilha do Arvoredo. Foto: Tudo Sobre Trilhas

Para garantir a preservação da ilha, só é permitido que 20 pessoas façam o mergulho por dia. Por isso, se você for para lá na alta temporada, recomendo que faça sua reserva com alguns dias de antecedência. Você pode procurar as próprias agências de turismo de Bombinhas.

Passeios imperdíveis em Porto Belo

1. Ilha de Porto Belo

A Ilha de Porto Belo fica bem próxima da costa, a apenas 900 metros. Você consegue chegar lá facilmente contratando um translado de barco ou lancha.

Ilha de Porto Belo
Ilha de Porto Belo

Além de praias bem preservadas e vegetação rica, a ilha também oferece trilha ecológica e diversos esportes aquáticos, como caiaque e banana boat.

2. Praia de Porto Belo

A Praia de Porto Belo foi a minha preferida. Ela e toda a região a sua volta, incluindo o Píer Turístico Municipal.

Praia de Porto Belo
Praia de Porto Belo

Os barcos que se somam ao azul bem claro da água deixam a praia com um cenário de pintura. Para mim, que adoro paisagens, foi mágico caminhar por ali registrando tudo que eu admirava.

3. Praia do Perequê

A Praia do Perequê é a praia mais urbana de Porto Belo. Ela tem uma enorme extensão e termina em um canal que divide Porto Belo e Meia Praia.

Praia do Perequê em Porto Belo
Praia do Perequê, Porto Belo

Nessa praia, você encontrará bastantes ambulantes e uma rica estrutura turística. Ela também apresenta algumas ondas, o que faz as crianças adorarem o lugar.

4. Praia do Caixa D’Aço

A Praia do Caixa D’Aço fica distante do centro de Porto Belo, e próxima de outras praias como a Araça e a Estaleiro.

Para chegar lá, você segue a Avenida Governador Celso Ramos, como se fosse para Bombinhas. Porém, um pouco depois do letreiro “Eu Amo Porto Belo” você pega a saída da esquerda, em direção as outras praias de Porto Belo.

O diferencial dessa praia é sua vibe festeira. Porque pessoas de todo o Brasil vão para lá com suas lanchas ouvir música e aproveitar o lugar.

Praia Caixa D'Aço
Praia Caixa D’Aço, Porto Belo

Isso faz com que, muitas vezes, a Caixa D’Aço seja quase uma batalha de quem põe o som mais alto. Portanto, se você gosta de lugares mais desertos e tranquilos, essa praia definitivamente não é para você.

Dicas para a sua viagem em Bombinhas e Porto Belo

  • Se você não quer alugar carro para economizar, então pode conhecer os lugares de bicicleta, inclusive fazer o trajeto entre Bombinhas e Porto Belo.
  • Permita-se caminhar um pouco pelos lugares porque você com certeza vai se surpreender. Da Prainha até a Praia da Sepultura você consegue cruzar praticamente todas as praias em trilhas por pedras perto do mar, ou caminhos bem desenhados.
  • Não se engane pensando que o sol de Santa Catarina não é tão forte. Passe bastante protetor solar e não esqueça chapéu e óculos escuros.
  • Essa região é bem segura em geral. Então permita-se relaxar e conhecer cada pedacinho do paraíso.

Se você procura outros destinos paradisíacos no Sul como Bombinhas e Porto Belo, então não deixe de conhecer também a Ilha do Mel, no Paraná!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *