O que fazer em Algarve: roteiro de 4 dias no sul de Portugal

Algarve no sul de Portugal

O que fazer em Algarve? Se você já viu fotos do lugar, deve estar ansioso para fazer essa viagem.

Porque Algarve é um dos lugares mais lindos da Europa e do mundo, e falo isso sem dúvidas.

Essa região que abrange o extremo sul de Portugal é um dos principais polos turísticos do país com suas mais de cem praias e diversas opções de lazer como passeios de barco e trilhas.

Então se você quer decidir o que fazer em Algarve, vou te contar o meu roteiro de 4 dias por lá! E tenho experiência para falar porque morei em Portugal e já visitei Algarve duas vezes.

O que fazer em Algarve?

1. Conhecer as praias

O principal atrativo de Algarve são as suas praias e você encontra mais de 100 opções para escolher as suas preferidas.

A minha queridinha é a Praia da Marinha, na região Lagoa. Dá uma olhada na foto abaixo e você vai entender o porquê.

Praia da Marinha no Algarve
Praia da Marinha, Algarve

2. Fazer trilhas e aproveitar os mirantes

Essas rochas perdidas pelo mar contrastando com a água bem transparente fazem um cenário lindo e digno de ser admirado. Por isso, fazer trilhas e aproveitar os mirantes de Algarve são passeios imperdíveis.

Algumas opções são a Trilha dos Sete Vales Suspensos e a Trilha da Praia da Luz a Lagos, em que você caminha à beira mar apreciando a beleza portuguesa.

3. Visitar a gruta de Benagil

A gruta de Benagil é um dos símbolos de Algarve. Ela é uma grande caverna à beira mar de formato circular.

As empresas vendem passeio de barco até lá, mas você consegue ir nadando por 10 minutos ou com caiaque, se as condições de maré estiverem boas.

4. Aproveitar a vida noturna de Albufeira

Nem só de mar vive Algarve. E a região de Albufeira oferece muitas opções de restaurantes, pubs e outras atividades noturnas.

É oportunidade de experimentar a culinária da região e ainda se divertir em noites movimentadas.

Roteiro de 4 dias no sul de Portugal

Dia 1: Passeio de Barco em Lagos

Os principais passeios de barco em Algarve tem saídas de Lagos e Albufeira. Além disso, eles fazem roteiros diferentes.

Passeio de barco em Lagos, saiba o que fazer em Algarve
Passeio de barco em Lagos

Eu indico passar o seu primeiro dia fazendo um passeio de barco saindo de Lagos. Ele costuma durar em torno de três horas e você passa pelas praias, rochas e grutas do lado esquerdo de Algarve.

Recomendo que você faça esse passeio de manhã. Como vai observar várias praias, você pode escolher a sua preferida para passar um tempo lá durante a tarde, como a Praia da Dona Ana e a Praia do Camilo.

Dia 2: Lagoa

O segundo dia eu reservo para conhecer a região da Lagoa. É lá que fica o meu lugar preferido em Algarve, a Praia da Marinha. Além disso, em Lagoa também se localiza a Gruta de Benagil.

Você pode fazer a Trilha dos Sete Vales Suspensos parando um pouco em cada praia e mirante para curtir a região. Ou seja, explore o lugar sem pressa aproveitando todas as sensações boas que ele vai te proporcionar.

Se você não gostar de trilha, também pode fazer um passeio de barco que passará pelos principais atrativos do lugar.

Dia 3: Albufeira

Você pode destinar o terceiro dia para conhecer as praias de Albufeira e, também, o seu centro histórico.

Além disso, não deixe de curtir a noite movimentada da cidade. Experimente a gastronomia portuguesa nos restaurantes e se permita conhecer os pubs e baladas de Albufeira.

Em relação às praias, ótimas opções para você visitar são a Praia da Coelha, a Praia da Falésia e Praia dos Arrifes.

Dia 4: Aproveite suas Praias Preferidas

Use o seu último dia para relaxar em alguma das belas praias de Algarve. Como você provavelmente vai embora neste dia, sugiro que escolha uma praia relativamente próxima da sua hospedagem.

O que fazer em Algarve
Praia em Algarve

Claro que você também pode preferir fazer outros passeios de barco ou trilhas, mas é sempre bom deixar um dia mais leve sem tantos compromissos para descansar e se despedir do paraíso Algarve.

Melhor época para visitar Algarve

Eu definitivamente não recomendo o auge do verão, entre julho e agosto. Porque o lugar fica lotado de turistas, os preços são elevados e o calor chega a incomodar.

Eu viajei para lá na primavera e no outono e é a época que recomendo, especialmente os meses de março, abril, maio, setembro e outubro.

Quantos dias ficar no sul de Portugal?

Pense que Algarve é uma região de Portugal que contém dezenas de cidades e praias do sul do país. Assim, para conhecer de fato os principais atrativos do lugar, eu recomendo que você fique, no mínimo, 5 dias.

Mas, o ideal, é viajar por pelo menos uma semana pela região para conhecer as principais praias e passeios.

Fiz um roteiro para 4 dias porque sei que os dias de férias costumam ser contados e as pessoas também querem visitar outras partes de Portugal, e não por falta de opção de turismo na região.

Como me locomover em Algarve de uma cidade para outra?

Eu recomendo que você alugue um carro. Porque, assim, terá mais liberdade para passear e parar nas praias que achar bonitas pelo caminho.

Mas você também pode usar o transporte público das cidades andando de ônibus ou trem. Foi o que eu fiz na primeira vez que visitei a região. O problema é que nem todas as melhores praias são próximas dos pontos de ônibus e talvez você precise pegar um Uber ou táxi para chegar a alguns destinos.

Também vale lembrar que tem aeroporto em Faro, a capital de Algarve. Assim, você pode chegar lá de avião e alugar seu carro no próprio aeroporto.

Onde me hospedar no Algarve?

As melhores cidades para você se hospedar são Albufeira, Lagos e Portimão.

Apesar de Faro ser a capital e abrigar o aeroporto, ela fica longe dos principais passeios de Algarve e você precisará se deslocar mais pela região se dormir por lá.

Você também pode ficar dois ou três dias em cada uma dessas cidades para aproveitar ao máximo o que o sul de Portugal pode te oferecer.


Conheça meus parceiros!

Este texto faz parte de uma postagem coletiva com dicas de roteiro pelo Brasil e pelo mundo. Então visite também os posts abaixo!

21 comentários em “O que fazer em Algarve: roteiro de 4 dias no sul de Portugal”

  1. O Algarve tem para mim um lugar especial no meu coração, pois é o local onde faço férias desde pequenina. Existem imensos locais que merecem ser visitados mas acho que conseguiu retratar muito bem esta região tão bonita de Portugal. Parabéns

  2. Boa noite.
    Louca para conhecer este paraíso na terra. Em breve pisarei nestas praias.
    Obrigada por compartilhar tantas informações.
    Beijnhos

  3. Algarve é tudo de bom! Não fiz o passeio de barco, uma pena! Concordo contigo que deve fazê-lo no primeiro dia, para conhecer as praias e grutas na visão do mar. Deve ser deslumbrante!

    Eu não tive tanto tempo para curtir Algarve à noite. Achei interessante as suas dicas para qualquer hora 🙂

  4. MOISES BATISTA DA COSTA

    Gente essas praias em Algarve parecem ser desenhadas a mão e o seu conteudo sobre o que fazer neste destino maravilhoso de Portugal desperta e muito a minha vontade de viajar para este lugar.bjo

  5. ALEXANDRA MORCOS

    Maravilhoso esse seu roteiro de 4 dias no Algarve! Eu passei por lá muito rapidamente e quero um dia poder voltar com calma, para curtir sem preocupação com o horário!

  6. Marcia Siqueira

    Foi lindo conhecer Algarve com você. Você é uma guia maravilhosa!!
    Obrigada pela experiência 🥰🥰

  7. Que lugar lindo! adoro essas praias que são rodeadas por falésias.. parecem tão escondidas.. já deixei o roteiro de Algarve anotado aqui pra quando for pra Portugal!

    1. Joanna Pimentel

      As falésias realmente deixam o lugar ainda mais encantador, assim como acontece com o Nordeste do nosso Brasil

  8. Pingback: O que Fazer em Cusco (Peru): Roteiro de 5 dias, Hospedagem e Dicas - Mundo Viajante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *