Onde comer em Capitólio e se deliciar com o tempero mineiro

onde comer em Capitólio

Saber onde comer em Capitólio é a porta de entrada para realmente amar a cidade.

E quem não gosta da gastronomia mineira? Muito mais do que deliciosos pães de queijo, os mineiros possuem restaurantes maravilhosos e Capitólio também surpreende nesse quesito.

E já vou dar uma dica: experimente as sobremesas porque elas são uma mistura de queijos e goiabadas que faz a boca salivar.

Sem mais enrolação, segue a minha lista de restaurantes que recomendo para você saber onde comer em Capitólio sem risco de se decepcionar.

Restaurante do Turvo

O meu preferido foi o Restaurante do Turvo. Eles têm um cardápio bem variado e com especialidade em frutos do mar.

Eu comi traíra recheada lá, o que nunca tinha visto na vida, e fiquei encantada porque é realmente saboroso. O prato foi traíra à milanesa recheada com azeitonas, palmito e muçarela, coberta com requeijão e batata palha. Imagina que delícia!

Traíra recheada do restaurante do Turvo
Traíra recheada do restaurante do Turvo

Eles também têm tilápia recheada e outros pratos famosos como o Filé Nascentes Gerais, que ganhou até um concurso gastronômico.

E as sobremesas também não ficam para trás, viu? Eu experimentei a Casal Canastra, uma fatia quente de goiabada cascão caseira acompanhada de uma bola de sorvete de queijo artesanal, finalizado com queijo canastra meia cura e hortelã.

Sobremesa Casal Canastra no Restaurante do Turvo
Sobremesa Casal Canastra no Restaurante do Turvo

Outra sobremesa que faz bastante sucesso é a Estrela de Minas, uma fatia de queijo canastra curado com uma fina camada caramelizada, doce de leite pastoso artesanal da região, finalizado com folhas de manjericão.

Restaurante Panorama

O Restaurante Panorama fica na região conhecida como Pequena Capitólio. O diferencial do lugar é realmente a vista que ele proporciona para o cânion de Furnas, sendo uma das melhores da cidade.

Além disso, esse restaurante fica logo acima de um dos portos de saída dos passeios de lancha. Então você pode aproveitar para conhecer esse restaurante no dia em que reservar esse passeio.

O Restaurante Panorama tem entradas, petiscos e pratos individuais. Eu comi um ravioli artesanal recheado de queijo canastra que estava bem servido e muito saboroso.

Onde comer em Capitólio - Restaurante Panorama
Ravioli de queijo canastra no Restaurante Panorama

E lá também tem outros pratos interessantes como a Moqueca Vegana de Palmito e a Tilápia no Queijo.

Mas o que realmente me ganhou foram as sobremesas. O prato Degustação oferece diversos doces em compota tradicionais. Então você pode experimentar o doce de leite, a goiabada, o figo e a cidra do local. E tudo acompanhado de queijo canastra.

Restaurante Panorama em Capitólio
Sobremesa Degustação no Restaurante Panorama

Ainda existem outras sobremesas mais tradicionais em Capitólio, como sorvete com goiabada e bola de sorvete de queijo canastra.

Canela de Ema

A Canela de Ema é um dos pontos turísticos de Capitólio que me surpreendeu muito. E lá também tem restaurante para você não precisar procurar outro lugar para comer pela região. Lá não é tão grande quanto o Complexo da Capivara, mas também tem atrativos que você pode passar bastante tempo, e foi o que eu fiz.

Assim, poder almoçar no próprio complexo faz você ganhar tempo. Lá você também pode escolher o tipo de carne que quer comer, e os acompanhamentos costumam ser os mesmos.

Restaurante Canela de Ema
Restaurante Canela de Ema

Como você pode ver acima, o prato é bem servido e muito colorido, mesmo sendo para duas pessoas. Você também pode pedir algum acompanhamento extra se precisar.

Complexo da Capivara

O Complexo da Capivara se transformou em meu ponto turístico preferido de Capitólio. Estou recomendando o restaurante de lá porque você não precisa sair do complexo com pressa para almoçar em outro lugar. Eles servem comida lá e possuem diferentes opções de prato.

Por isso, você pode aproveitar o complexo com bastante calma porque são muitas piscinas naturais para curtir. E, depois, almoçar por lá mesmo.

As opções são estilo “prato executivo”. Achei a comida bem caseira e gostosa. É simples, mas bem saboroso. Parece comida de vó, sabe?

Restaurante Cozinha da Roça

Esse é mais um restaurante que se destaca pela traíra recheada. Porém, ele é um lugar mais simples do que o Restaurante do Turvo.

Apesar disso, o Restaurante Cozinha da Roça é muito bem avaliado pelos seus clientes e as pessoas que vão lá costumam comentar o quanto o sabor da comida é realmente gostoso e tipicamente mineiro.

O nome do restaurante faz jus ao ambiente porque você se sente no meio da roça mesmo. Ele fico em uma espécie de sítio com vários animais como galinhas, cavalos, peixes.

É realmente muito gostoso comer por lá, principalmente se você curte boa comida e um lugar tranquilo como esse.

Salvatore Capitólio

Eu já vou adiantar que o Salvatore Capitólio realmente é um restaurante que dá água na boca.

Ele é uma opção diferente do que você encontra na maior parte da cidade porque tem em sua especialidade o corte de carnes premium em uma culinária italiana.

O Salvatore oferece entradas, pratos individuais, pizzas e sobremesas. Além disso, você encontra a opção “monte seu prato”, em que pode escolher o tipo de corte de carne que desenha e os acompanhamentos.

Como escolher onde comer em Capitólio

Você pode simplesmente avaliar quais restaurantes acha mais interessantes e procurar visitá-los. Mas isso pode não ser tão prático.

Por isso, trouxe uma dica para ajudar você a escolher onde comer em Capitólio.

Primeiramente, monte o seu roteiro. Ou seja, pense em quais lugares quer visitar e procure deixar atrativos próximos uns dos outros no mesmo dia.

Muitas pessoas se enganam porque Capitólio é pequena, e acham que os passeios são perto.

Porém, você pode levar meia hora de carro entre eles ou até mais.

E o mesmo raciocínio vale para os restaurantes. Depois de decidir aqueles que você quer conhecer, dê uma olhada na localização de cada lugar.

Assim, você pode colocar cada restaurante no dia em que os atrativos que você for visitar forem mais próximo deles.

Além de otimizar o seu tempo, isso também faz você economizar dinheiro com gasolina na viagem.

Espero que você tenha uma experiência na cidade tão boa quanto foi a minha. Além de saber onde comer em Capitólio, não deixe de aproveitar as cachoeiras, mirantes, trilhas e a imensidão de água para todos os lados que a cidade mineira proporciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *