Eu sou suspeita pra falar sobre um roteiro no Sul da França. Considero essa região a melhor do país e adoro tudo por lá. Os franceses do Sul são bem abertos, diferentemente do que ocorre em Paris. E o lugar é lindo, com um litoral que vale muito a pena ser visitado.
Eu conheci muitas cidades de lá e preparei um roteiro de 10 dias pelo Sul da França com os meus destinos favoritos.
Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem obrigatório para a Europa. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!
Quanto tempo ficar no Sul da França?
O Sul da França tem muitos atrativos interessantes, seja você fã de praia, belas cidades urbanas ou castelos. Por isso, eu recomendo que você fique, no mínimo, uma semana nessa região do país.
Porém, o ideal é ficar de 10 a 15 dias por lá. Ou seja, se você tiver tempo, não se preocupe porque não faltarão lugares para conhecer.
Quais as cidades do sul da França e o que vale a pena visitar?
Essa região engloba quatro províncias do país com dezenas de cidades. Ou seja, é uma faixa da França grande e eu te garanto que não vai ser fácil decidir quais cidades priorizar, principalmente se você tiver pouco tempo por lá.
Dentre os grandes centros urbanos, podemos destacar Marselha, Toulouse, Montpellier e Bordéus. Já entre os nomes do turismo, não posso deixar de citar Nice, Carcassonne, Cannes, Cassis e Aix-en-Provence.
Sul da França: roteiro de 7 dias
Para quem pode ficar apenas uma semana, seguem as cidades que considero mais interessantes de conhecer.
Dias 1 e 2 – Bordéus
Dia 3 – Toulouse
Dia 4 – Carcassone
Dias 5 e 6 – Marselha
Dia 7 – Nice
Roteiro no Sul da França de 10 dias
Se você tem 10 dias e procura um roteiro no Sul da França, então acompanhe um tour que você pode seguir para aproveitar bastante a sua viagem.
1º e 2º dia – Bordéus
3º e 4º dia – Toulouse
5º dia: Carcassonne
6º e 7 º dia: Marselha
8º dia: Cassis
9º e 10º dia: Nice
Roteiro de 15 dias pelo Sul da França
1º dia, 2º dia e 3º dia – Bordéus: essa é uma das minhas cidades preferidas da França. Se você é fã de vinho, também vai adorar conhecê-la porque ela tem várias vinícolas próximas e conta até com o museu do vinho que conta a história da bebida no mundo.
4º e 5º dia – Toulouse: essa cidade é uma gracinha e você pode fazer um tour por ela. Toulouse tem várias manifestações artísticas e é bem bonita e charmosa, com um rio a cortando. Além disso, a noite de lá é bem agitada e a cidade ainda conta com vários museus se você gosta de História.
6º dia – Carcassonne: não deixe de visitar Carcassone porque o castelo de lá vale cada minuto passado na cidade. Eu já visitei vários castelos da Europa e, mesmo assim, esse me pegou de jeito, é incrível.
Eu coloquei apenas um dia porque a cidade é pequena e o castelo é a atração principal. Mas, se você conseguir ficar um pouco mais, também vale a pena.
7º e 8º dia – Montpellier: preciso ser sincera, Montpellier não é das minhas cidades preferidas. Porém, ela é bem grande e tem bastante opção, principalmente se você gostar de passeios noturnos. Você também pode visitar o centro histórico, as praças, os museus, os jardins e a catedral da cidade.
9º dia – Provença: Aix-en-Provence é uma pequena cidade do Sul da França. Por isso, considero um dia por lá o suficiente. A graça do lugar é explorar pela cidade, curtindo os cafés, praças e a arquitetura do lugar.
Final da viagem
10º e 11º dia – Marselha: eu sou completamente fã de Marselha e, pra mim, ela é a melhor cidade da França sem pensar duas vezes. Primeiramente, você pode visitar o Château d’If que é um castelo em uma ilha. Além disso, ao lado dele ficam as Les Îles. Esse lugar é muito lindo e o azul do mar por lá é muito claro, eu fiquei encantada.
Marselha também abriga a Basílica Notre-Dame, com uma vista incrível da cidade. Além disso, ela é a segunda maior cidade da França e o que não falta por lá é opções de lazer e turismo. Recomendo, inclusive, o Free Walking Tour.
Obs: você pode fazer um passeio de barco como bate e volta para conhecer os Calanques. Mas, eu recomendo que você passe um dia em Cassis para conhecer essa parte com mais calma, vale muito a pena.
12º dia – Cassis: se você é fã de natureza e de trilhas como eu, vai se apaixonar por Cassis. A cidade em si é bem pequenininha, mas uma graça. É de lá que você parte a pé ou de barco para conhecer os Calanques da cidade. E esse cenário é maravilhoso e eu voltaria lá infinitas vezes.
Obs: Calanques são como fiordes, e essa região da França é cheia deles.
13 º dia – Cannes: essa cidade é maravilhosa para quem gosta de arte. Não é à toa que ela é o berço do cinema. Você não precisa de muito tempo para passear por lá, mas, vale a pena visitar a cidade, principalmente por ela ser tão próxima de Nice.
14º e 15 º dia – Nice: Não deixe de incluir Nice no roteiro pelo Sul da França. Ela é uma cidade litorânea muito legal de conhecer com praias, parques e mirantes bem bonitos. A cidade ainda é próxima do país Mônaco e você pode fazer um bate e volta lá se quiser conhecer um dos menores países do mundo.
Quando ir ao Sul da França?
Eu recomendo o verão porque você consegue aproveitar melhor as cidades litorâneas da região. Assim, busque ir ao Sul da França entre junho e setembro.
A primavera também é uma boa opção porque os jardins das cidades mais urbanas ficam bastante floridos. Com isso, viajar para lá entre março e maio também vale a pena.
É caro conhecer essa região do país?
Eu não achei caro fazer um roteiro no Sul da França, principalmente porque a maioria dos passeios são gratuitos. Além disso, há opções de hospedagem por lá para todos os bolsos.
Como me locomover pelo Sul da França?
Há trem interligando as principais cidades dessa região. Você também consegue viajar por lá de ônibus ou alugando um carro.
Em relação aos aeroportos, as principais portas de entrada do Sul por ar são as cidades de Bordéus e Toulouse.
Gostou desse texto? Então, conheça também o Sul da Espanha na região de Andaluzia.
Sempre tive curiosidade e vontade de conhecer o Sul da França. Penso que seja encantador. As dicas das cidades, roteiro, etc, foram muito úteis. O negócio é se preparar e de programar. Adorei o post.
Eu sonho a anos com uma viagem. Seria sul da França ( passando pelo menos por Montpellier, Carcassone, Montsegúr e Rennes – le – Chateau.) Depois atravessar por Andorra para a espanha ( ponto alto seria Andorra pois a Espanha seria apenas parte do percurso) e depois atravessar o estreito para Marrocos ( Tânger ). Nessa viagem o importante realmente seria sul da França e o trajeto finalizando até Marrcos. Depois do seu roteiro fiquei ainda mais animado!
Obrigado!
Espero que realize seu sonho, Fabio. O sul da França é muito diferente do resto do país, minha parte preferida!
Quero fazer uma viajem à França como imersão ao mundo dos perfumes, então tenho interesse em conhecer as cidades que façam parte desse cenário, acredito ser interessante na primavera.
Com certeza, essa é uma ótima época para a viagem!