Se você busca uma trilha fácil, com direito a vários mirantes pelo caminho e diversas praias de água cristalina, então com certeza irá gostar da Trilha das 7 Praias, em Ubatuba.

Trilha das 7 Praias Ubatuba
Trilha das 7 Praias

Ela é uma das trilhas mais longas e completas da cidade. Eu vi até baleia no meio do mar. Então recomendo pois vale cada minuto caminhado!

O que é a trilha das 7 praias?

A trilha é uma travessia de 10 quilômetros completada em 4 horas, já contando com paradas para descansar e um mergulho no mar.

Apesar de longa, a maior parte dos trechos é reta, com poucas subidas e descidas expressivas. Por isso, a caminhada é fácil de fazer e não é necessário grande preparo físico para superá-la.

A trilha tem esse nome por passar por sete praias principais, mas há muitas outras faixas de areia ou cais pelo caminho que podem ser aproveitados por quem busca sossego.

Cais na Trilha das Sete Praias
Cais na Trilha das Sete Praias

Como chegar e de onde começar a trilha?

A travessia é da Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza, no sul de Ubatuba. Você pode começar a trilha de qualquer uma das pontas, mas há algumas diferenças.

Mapa Trilha 7 Praias
Mapa trilha de Lagoinha até Fortaleza

A maioria das pessoas começa na Praia da Lagoinha. Você pode estacionar o carro lá, ir de Uber ou até de ônibus. O benefício dessa opção é que a maioria das vistas mais bonitas aparecem quando você faz a trilha nessa direção.

Se você começa por Fortaleza, que foi o que eu fiz, então precisa olhar algumas vezes para trás para não perder nenhum mirante.

Mirante da trilha das 7 praias
Mirante pela trilha

Porém, o lado negativo de começar a trilha por Lagoinha, é que não há ônibus na Praia de Fortaleza, o ponto de chegada, e, muitas vezes, é difícil conseguir um Uber que te busque lá, por ser distante do centro de Ubatuba.

Por esse motivo, eu optei por começar a trilha da Praia de Fortaleza, pegando um Uber do meu hostel até lá e voltando de ônibus de Lagoinha. Foi tranquilo e fácil de me deslocar.

Qual é o nível de dificuldade da trilha das 7 praias?

Como citei anteriormente, a trilha é fácil de fazer. Porém, como ela é bem longa, podemos considerá-la de nível moderado.

Como você passa por várias praias no caminho, há subidas e descidas no acesso a elas. A maior parte do resto do trajeto é razoavelmente reta.

E como é a trilha?

A trilha é parte em mata fechada e parte aberta, margeando o mar e com mirantes pelo caminho. Por isso, a travessia é uma experiência completa e plural.

Iniciando a trilha na Praia de Fortaleza, a primeira etapa é de 3 km, e uma hora até a Praia do Cedro, a primeira parada de uma praia bem bonita, com algumas pedras, mar bem clarinho e bica para encher sua garrafa de água.

Praia do Cedro
Praia do Cedro

Da Praia do Cedro, mais 3 minutos andando e você já chega na Praia do Deserto. A próxima é a Praia do Bonete, que você alcança após mais 40 minutos de caminhada. Ela tem uma ampla faixa de areia.

Praia Grande do Bonete, Ubatuba
Praia Grande do Bonete

Da Bonete, com mais 12 minutos de caminhada você chega na próxima praia. Nesse ponto em diante, há alguns cais que aparecem na trilha em que você pode também parar para mergulhar, se desejar.

O momento final da travessia, do cais até a Praia da Lagoinha, dura em torno de 30 minutos.

Dicas para fazer a trilha das 7 praias

  1. Vá de tênis! Algumas pessoas fazem o trajeto de chinelo, mas pode ter cobra ou insetos no caminho.
  2. Passe bastante protetor solar e use óculos escuros e chapéu.
  3. Leve bastante água e algumas comidas. Dependendo da época que você fizer a caminhada, não passará por lugares para comprar suprimentos e se abastecer.
  4. Se você decidir começar a trilha por Lagoinha, então uma dica é já combinar com um motorista no dia anterior um horário para te buscar na Praia de Fortaleza.
  5. Não tenha pressa e aproveite cada parada da travessia. Ela é linda e com muitos atrativos pelo caminho!
  6. Não é necessário contratar um guia para fazer a trilha, porque o caminho é bem sinalizado. Porém, não faça o trajeto sozinho.

Gosta de trilhas como essa? Então já confira também sobre o Pico Pão de Açúcar, em Paraty, bem próximo de Ubatuba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *