Pular para o conteúdo

Trilha do Pico da Tijuca: onde fica, como chegar, tempo de subida e mais!

Trilha do Pico da Tijuca

A trilha do Pico da Tijuca é uma das mais famosas do Parque Nacional da Tijuca. E não é pra menos. Ela te leva ao segundo ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com 1.021 metros de altitude, atrás apenas do Pico da Pedra Branca.

Quem vê a foto das escadas encravadas na pedra sem fazer a trilha, acha que subir lá é loucura.

E não vou mentir, quem tem medo de altura realmente pode sentir vertigem e não passar bem lá em cima. Mas, de maneira geral, achei a trilha tranquila e vou explicar tudo sobre ela neste texto.

Então vou te contar como chegar lá, quanto tempo de caminhada, qual é o nível de dificuldade da trilha, enfim, tudo o que você precisa saber para programar o seu passeio.

Como é a vista lá de cima?

Essa é uma trilha menos convencional porque a paisagem é bem diferente da encontrada na maioria das trilhas do RJ mais famosas.

Você até consegue enxergar praias e boa parte de mar da Zona Oeste, mas o que fica mais em evidência é a Zona Norte do RJ, a Baía de Guanabara e muita mata da Floresta da Tijuca.

Fiquei encantada em observar aquele mar verde de floresta encontrando com o mar colorido de casas e construções, um contraste que realmente chama a atenção.

Onde fica o Pico da Tijuca?

Floresta da Tijuca
Floresta da Tijuca

O Pico da Tijuca fica no Parque Nacional da Tijuca. Lá existem diversas outras trilhas, como a do Corcovado, que você pode ler mais informações no blog Até Onde Eu Puder Ir.

A entrada da trilha do Pico da Tijuca é na base Bom Retiro. Você consegue chegar lá de carro tranquilamente e deixá-lo no estacionamento para começar a sua caminhada.

Como ir para o Pico da Tijuca?

Se você vier da Tijuca, deve seguir a Avenida Édison Passos até chegar à entrada do parque. Se você vier dos bairros vizinhos da Barra da Tijuca, então deve seguir a Estrada das Furnas.

É só colocar no Google Maps que não tem erro.

Dá pra ir de ônibus?

Você até pode pegar um ônibus, mas ele vai te deixar perto da entrada do parque e você precisará caminhar por mais de uma hora só para chegar ao início da trilha, pois este trecho tem cerca de 4 km.

Eu acho muito cansativo. Então se você puder ir dirigindo ou com carro de aplicativo, vale mais a pena. É só colocar “Bom Retiro” no Maps que ele mostra o caminho certinho.

Horário de funcionamento do parque

O Parque da Tijuca funciona das 8:00 às 17:00. Eu recomendo que você comece a trilha cedo para evitar a aglomeração de pessoas no topo, visto que não tem muito espaço lá em cima.

Nos dias mais cheios, os estacionamentos também podem ficar lotados. Com isso, se você precisar estacionar em um local mais afastado, vai precisar caminhar um pouco mais.

E ainda vale comentar que, quanto mais cedo, menos sol. Por isso, priorize começar a sua trilha assim que o parque abrir.

Qual é o nível da trilha do Pico da Tijuca?

Escada do Pico da Tijuca
Escada do Pico da Tijuca

Eu considero a trilha de nível intermediário.

Ela não é muito cansativa porque a subida é em zigue-zague. Você pode ficar assustado com os 1.021 metros, mas a caminhada já começa de um ponto bem alto do Rio de Janeiro.

Além de não ser muito íngrime, também não há partes de escalaminhada ou outras dificuldades.

De maneira geral, você faz uma trilha normal na mata e, nos dez minutos finais, sobe algumas escadas encravadas na pedra para chegar ao topo.

Essa é a parte mais difícil e que pode gerar medo em algumas pessoas. Eu achei a escada bem tranquila e não me senti insegura. Você também pode apoiar em uma corrente de ferro caso tenha medo.

Além disso, esta parte da trilha é realmente rápida e não dura nem 10 minutos. Mas quero ressaltar que vale um cuidado maior na descida. Se preciso, desça alguns degraus sentado para se sentir mais seguro.

Quantos quilômetros tem a trilha do Pico da Tijuca?

Começando do Bom Retiro, a trilha tem 2,3 km de distância. Ou seja, para subir e descer, você percorre 4,6 km.

Se quiser, também pode aproveitar para conhecer o Pico Tijuca Mirim, basta fazer um desvio já perto do topo de 200 metros, o que não dá nem 10 minutos a mais de caminhada.

Precisa de quanto tempo para subir o Pico da Tijuca?

Pico da Tijuca
Pico da Tijuca

Essa nunca é uma resposta única porque depende da condição física de cada um.

Mas o tempo médio de subida do Pico da Tijuca é de 1:30h. Eu fiz a trilha em 1:20h e parei umas duas vezes rapidamente para descansar.

Então, se você tem um ritmo bom, pode chegar ao pico em até 1 hora.

Eu fiquei 30 minutos lá em cima descansando, tirando fotos, aproveitando para me alimentar e caminhando um pouco pelo topo.

Depois comecei a descer e fiz apenas um desvio rápido para o Pico Tijuca Mirim. Mesmo contando com esse desvio, o tempo de descida total foi de 1 hora.

Quais são os atrativos da trilha?

O ponto de início da trilha do Pico da Tijuca é o mesmo de diversos outros atrativos do parque. De lá, você também chega no Bico do Papagaio, no Morro do Archer, no Morro da Cocanha e outros.

Recomendo fazer mais de uma trilha no mesmo dia? Não. Elas têm distâncias semelhantes e isso seria muito cansativo. O que você pode fazer é aproveitar para conhecer o Pico Tijuca Mirim, que já fica bem perto do topo do Pico da Tijuca.

Dessa forma, os atrativos da trilha são:

  • Trilha em mata fechada;
  • Muitas aves e outros mamíferos pelo caminho (vi capivara e quati);
  • Escada encravada na pedra que considero uma atração à parte;
  • Pico Tijuca Mirim;
  • Pico da Tijuca.

Tijuca Mirim

Tijuca Mirim no Rio de Janeiro
Tijuca Mirim

Como já comentei ao longo deste post, você precisa fazer um desvio da trilha original de 200 metros para chegar ao Tijuca Mirim.

A vista de lá não é tão diferente da encontrada no Pico da Tijuca, mas eu achei um mirante mais limpo, com menos vegetação na frente em que você consegue observar melhor a paisagem e a cidade do Rio de Janeiro.

Reconheci muitos pontos da cidade lá de cima, tanto em relação aos morros famosos do Rio quanto aos nossos monumentos, como é o caso do Engenhão e do Maracanã.

Outras trilhas no RJ que valem a pena

Que o Rio de Janeiro é rodeado de montanhas não é segredo para ninguém. Essa característica permite que nós tenhamos centenas de trilhas. Sim, eu disse centenas.

Dessa forma, tanto o Rio de Janeiro quanto outras cidades da região metropolitana têm muito a oferecer.

Então vou fazer uma lista aqui de 20 trilhas que indico no Rio de Janeiro. Eu já fiz todas e realmente as recomendo.

  1. Pedra Bonita – Rio de Janeiro;
  2. Pedra do Elefante – Niterói/Maricá;
  3. Morro do Caeté – Rio de Janeiro;
  4. Morro da Urca – Rio de Janeiro;
  5. Travessia Tupinambá – Niterói;
  6. Pedra do Telégrafo – Rio de Janeiro;
  7. Circuito Cachoeiras do Horto – Rio de Janeiro;
  8. Morro Santo Inácio – Niterói;
  9. Trilha Colonial – Niterói
  10. Paineiras/Corcovado – Rio de Janeiro;
  11. Pedra da Proa – Rio de Janeiro;
  12. Costão de Itacoatiara – Niterói;
  13. Morro das Andorinhas – Niterói;
  14. Mirante do Urubu e Mirante do Sacopã – Rio de Janeiro;
  15. Cachoeira do Barata – Rio de Janeiro;
  16. Pedra do Cantagalo – Niterói;
  17. Piscina Natural do Zé Mondrongo – Niterói;
  18. Forte do Leme – Rio de Janeiro;
  19. Morro da Peça – Niterói;
  20. Ilha do Pontal – Niterói.

Dicas para fazer essa trilha

  • Repelente é ainda mais importante do que protetor solar;
  • Procure fazer a trilha do Pico da Tijuca cedo, de preferência quando abre o parque, às 8:00;
  • Tem banheiro e uma fonte de água limpa no Bom Retiro, então garanta que a garrafa esteja cheia e a bexiga vazia antes de começar a trilha;
  • Leve uma barrinha de cereal ou algo para comer pois você vai caminhar por mais de 2 horas, considerando ida e volta;
  • Vá dirigindo ou de carro de aplicativo para não precisar caminhar de onde o ônibus te deixa até a entrada da trilha, o que dá mais de 1 hora;
  • Aproveite na volta para conhecer alguma cachoeira do parque ou outro atrativo que te interesse;
  • Leve seu lixo para casa, aproveite o vento no rosto e seja muito feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *