Falar da minha cidade é um prazer. Apresentá-la a meus amigos e companheiros de viagem, um presente. Então fiz a minha lista pessoal de atividades preferidas para compartilhar com vocês sobre o que fazer em Niterói.

1. Parque da Cidade

Eu sou de vistas e paisagens. É o que dilata minha pupila e me traz felicidade. Então a primeira posição só poderia ser do Parque da Cidade.

Parque da Cidade em Niterói
Vista do Parque da Cidade

O lugar é famoso por ter uma boa rampa para pular de parapente, e é bastante frequentado por esportistas. A entrada é gratuita e o parque pode ser acessado de carro ou a pé, mas a subida é expressiva.

O Parque da Cidade também abriga diversas trilhas e uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara que já presenciei. De lá, é possível admirar importantes picos cariocas como o Corcovado, o Pão de Açúcar, o Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.

2. Trilha Pedra do Elefante

A Pedra do Elefante, também conhecida como Alto Mourão, pode ser vista de diversos pontos de todo Rio de Janeiro e a trilha é a minha preferida em Niterói. Na verdade, ela fica no caminho para Itaipuaçu, divisa de Niterói e Maricá, sendo possível admirar as duas cidades do alto.

Trilha Pedra do Elefante em Niterói
Topo da Pedra do Elefante

O tempo aproximado da caminhada é de uma hora e meia e considero o nível de dificuldade intermediário. Nos últimos minutos da trilha, há uma parede de pedras em que é necessário fazer uma escalaminhada para subir.

No cume, somos presenteados com a vista das praias e valorizamos ainda mais o lugar que vivemos.

3. Praia de Icaraí

A Praia de Icaraí não é apropriada para banho. Minha paixão por lá tem outras razões. Primeiramente, a paisagem. Caminhar por esta praia é uma delícia. A gente aprecia os morros do estado do Rio enquanto bebe uma água de coco e relaxa.

Praia de Icaraí em Niterói
Praia de Icaraí, Niterói

Além disso, a praia é bastante movimentada e exala vida. É comum observar por lá moradores praticando futevôlei, slackline, funcional através de circuito na areia.

E ainda há comércio próximo e diversos restaurantes.

4. Praias Região Oceânica

Niterói tem praias maravilhosas que considero melhores do que as da cidade do Rio. Itacoatiara, Camboinhas, Sossego, Piratininga. Cada uma com uma característica específica e público diferente.

Praias Região Oceânica Niterói
Praia de Piratininga

A mais movimentada, principalmente pelos jovens, é a Praia de Itacoatiara. Isso devido ao acesso dos ônibus, inexistente em outras praias como a Camboinhas. Além disso, em Itacoatiara se localiza o morro mais famoso de Niterói, o Costão. 

5. Costão de Itacoatiara

É comum moradores e turistas subirem o morro do Costão antes de curtirem o mar de Itacoatiara. Isso devido a ser uma trilha curta, de aproximadamente 40 minutos de subida.

Slackline Costão Itacoatiara
Slackline no Costão

Entretanto, o morro é bastante inclinado e a trilha pode ser cansativa. Como o turismo no Costão cresceu exponencialmente nos últimos anos, foi posta uma corda no trecho inicial de pedra para auxiliar as pessoas a subirem sem perigo.

Eu já fiz essa trilha mais de cinco vezes e não canso da vista.

o que fazer em Niterói: costão de Itacoatiara
Topo do Costão de Itacoatiara

6. MAC e Boa Viagem

O Museu de Arte Contemporânea talvez seja o cartão postal mais famoso de Niterói. A obra de Oscar Niemeyer se diferencia pelo formato de disco voador. O museu abriga exposições que variam com a temporada e ainda há uma bela vista da cidade de lá.

MAC Niterói
Vista do MAC na Praia da Boa Viagem

O que mais gosto do local não é o MAC em si, mas seu entorno. A orla de Boa Viagem é a minha preferida em Niterói para apreciar o pôr do sol. Gosto de caminhar por ali, principalmente em torno do forte, e recomendo.

Vista Ingá Niterói
Praia da Boa Viagem, Ingá

7. Orla de São Francisco

A Praia de São Francisco é mais uma não recomendada para banho. A orla é bem menos movimentada do que a de Icaraí, sendo um local mais tranquilo. Eu adoro caminhar por lá pois o lugar me transmite paz.

Pôr do Sol na orla de São Francisco
Praia de São Francisco

É comum ter corrida de rua em São Francisco aos domingos e, além dos esportes tradicionais, a prática de remo é marca do lugar.

São Francisco também é famoso pelos restaurantes e bares da orla. Há dezenas de opções. Eu já fui em quase todos e sempre volto.

8. Mirante Piratininga

Diferente de outros pontos altos de Niterói, não é necessário fazer uma trilha para chegar ao Mirante de Piratininga porque ele tem fácil acesso de carro ou transporte público.

Mirante de Piratininga
Vista do Mirante de Piratininga

A vista é da Praia de Piratininga e também é possível apreciar o Pão de Açúcar e outros morros. Eu adoro a simplicidade do lugar e sempre que estou perto, passo por lá.

9. Restaurante Santo Antônio

O restaurante Santo Antônio é o mais famoso de Niterói. Ele fica no bairro de Piratininga e cresceu tanto ao longo dos anos que abriu outro estabelecimento em frente apenas para receber as pessoas que aguardam a fila do restaurante principal.

Assim, recomendo chegar bem cedo para conseguir uma vaga no lugar. Ele vale a fama. Os pratos são criativos, diferentes e deliciosos. Em minha última ida, aproveitei uma carne gostosa enquanto minha família apreciava camarão no coco.

10. Reserva Cultural

A Reserva Cultural é um espaço com diversas opções. Há cinema, restaurantes, livraria. Além disso, é comum ter atividades culturais por lá, como shows e feiras.

Eu gosto do ambiente e frequento. Ainda é uma opção para os turistas em dias de chuva.

11. Samba na Toca da Gambá

Apesar de ser uma cidade bem populosa, não gosto muito das opções de festas de Niterói. Mas a Toca do Gambá é exceção, onde é possível aproveitar um bom samba e pagode. O lugar se localiza em Santana, próximo da saída da ponte.

Além disso, a cerveja é gelada e a música é boa. Você pode conferir a programação no site oficial da casa.

12. Forte de São Luiz e Fortaleza de Santa Cruz

Niterói tem seis fortes erguidos para proteger a cidade. Os meus preferidos são o Forte de São Luiz e a Fortaleza de Santa Cruz. Ambos apresentam uma bela vista da cidade e valem a visita.

Para quem chega ao Rio pelo Santos Dumont, a vista do avião da Fortaleza de Santa Cruz é uma das mais belas paisagens. O formato dela ainda lembra o mapa do Brasil.

Fortaleza de Santa Cruz do Avião
Vista do avião da Fortaleza de Santa Cruz

13. Campo de São Bento

O Campo de São Bento é um parque no bairro Icaraí que por muito tempo ficou um pouco abandonado e perigoso. Nos últimos anos, ele foi revitalizado e é, então, muito utilizado pelos moradores pois possui bonitos lagos e vegetação.

Além disso, o lugar é utilizado para festivais gastronômicos e feiras.

14. Teatro Popular

O Teatro Popular se localiza no centro de Niterói, à margem da Baía de Guanabara. Ele é mais uma bela obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Assim como a Reserva Cultural, o espaço possui diferentes opções de entretenimento, com teatro, fotografia, pintura e música.

15. Horto do Fonseca

O Horto do Fonseca foi construído a mais de cem anos e é considerado um jardim botânico pelos moradores do local. É possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e até aproveitar seu skate.

A fauna e flora da região são ricas e é possível encontrar por lá espécies de plantas amazônicas, assim como numerosas aves.

Niterói é mais que minha casa. É meu refúgio e lugar de paz.

Então, gostou das dicas? Leia também sobre o que fazer na Paraíba e em Pernambuco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *