Pular para o conteúdo

Bate e volta de Madrid: Toledo, Ávila ou Segóvia?

Salamanca, Melhores lugares da Espanha

Fazer um bate e volta de Madrid é uma ótima ideia para quem vai visitar a capital espanhola e quer diversificar um pouco os atrativos.

Eu já morei na Espanha e fui para Madrid mais de 10 vezes. Por isso, tive muitas oportunidades de explorar as cidades ao redor e identificar quais valem mais a pena visitar.

É claro que existem muitas opções. Mas, por experiência própria, eu prefiro conhecer os lugares que são realmente próximos da capital, para não perder muito tempo no transporte e nem ser cansativo.

Diante de tudo isso, vou mostrar as 3 cidades que recomendo fazer um bate e volta de Madrid e o melhor que você pode aproveitar nelas.

Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem obrigatório para a Europa. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!

Como saber qual cidade vale mais a pena fazer bate e volta de Madrid?

A minha dica é ir para Toledo, Ávila ou Segóvia. Elas ficam a menos de 1:30h de Madrid e são excelentes opções de bate e volta. Por serem bem diferentes umas das outras, você até pode visitar esses três lugares porque terá experiências bastante distintas.

Enquanto Toledo tem aquele ar medieval em que você parece estar dentro de um filme, Segóvia surpreende pelo seu aqueduto e Ávila possui uma das muralhas mais incríveis que já vi.

Toledo

Toledo
Ruas de Toledo

Toledo fica a 72 km de Madrid, ou uma hora de carro. Essa é, provavelmente, a cidade mais famosa das redondezas da capital espanhola. E tem bastante coisa para fazer lá, inclusive ficando mais de um dia.

A dica principal de Toledo é, simplesmente, caminhar pelas suas ruas. Você fica encantado só de passar pelos portais e pontes da cidade, inclusive a Puente de Alcántara, considerada Patrimônio Nacional. Você se sente dentro de um filme, é realmente impressionante.

Além disso, existem lugares fechados muito interessantes de conhecer, para apreciar tanto a arquitetura da época quanto a paisagem. Um exemplo disso é o Alcázar de Toledo, na minha opinião, um dos atrativos mais imperdíveis.

Mas você também pode visitar a catedral, a Pulseira Turística e, é claro, as praças da cidade.

Ávila

Mirador Cuatro Postes, em Ávila
Humilladero de los Cuatro Postes, Ávila

De Ávila para Madrid são 110 km, em cerca de 1h20min de carro. Essa é uma das cidades mais interessantes que eu já conheci, com as muralhas medievais praticamente intactas.

São mais de 80 torres e 9 portas que dividem Ávila em duas: a parte interna da muralha e a externa. Você pode passear pela muralha, visitar a catedral, a basílica, o monastério.

Mas o que eu achei mais incrível foi encontrar um mirante para avistar o efeito da muralha na cidade. E esse é um dos passeios que mais recomendo fazer. Assim, você pode ir ao Humilladero de los Cuatro Postes para ter uma visão geral da muralha.

Segóvia

Aqueduto de Segóvia no bate e volta de Madrid
Aqueduto de Segóvia

Segóvia e Madrid estão a 90 km de distância, e cerca de 1h10min de carro. O principal atrativo dessa cidade é o seu enorme aqueduto romano, com mais de 160 arcos.

Mas se engana quem pensa que ele é o único ponto turístico da cidade. A Catedral de Segóvia é uma das mais imponentes que eu já vi. Mesmo que você não entre nela, só de passear em volta já se impressona.

Além disso, Segóvia ainda tem diversas outras igrejas, praças e mirantes para se visitar. Outro atrativo que se destaca é o Alcázar de Segóvia, um castelo que você pode visitar por dentro e ainda admirar a vista da cidade.

Qual é a distância dessas cidades para Madrid?

Como eu expliquei, acho válido realmente fazer um bate e volta de Madrid para cidades bem próximas. Você até pode optar por conhecer lugares um pouco maia distantes, como Córdoba e Salamanca, mas eu não acho que valha a pena em uma viagem mais corrida.

Por isso, invista em cidades próximas da capital. Toledo é a mais perto, estando a apenas 72 km de Madrid. Depois vem Segóvia, que fica a cerca de 90 km. Por fim, você também pode conhecer Ávila, a, aproximadamente, 110 km da capital espanhola.

Quanto tempo é suficiente para conhecer Madrid e as principais cidades em volta?

Apesar de já ter ido muitas vezes a Madrid, eu não acho que você precise de tanto tempo para conhecer a capital. Principalmente se você estiver fazendo uma eurotrip em que quer visitar outros destinos, com 3 dias em Madrid você já consegue passear pelos seus atrativos.

É claro que, se você quiser fazer um bate e volta pelas cidades da redondeza, então pode ficar de 5 dias a uma semana por lá.

Dicas para uma viagem pela Espanha

  • A língua espanhola é fascinante e os brasileiros aprendem rapidamente. Então aproveite para tentar conversar com os nativos e se comunicar em espanhol.
  • Experimente a culinária local. Cada região da Espanha tem uma cultura muito específica e uma própria gastronomia. Por isso, experimente pratos diferentes e se surpreenda ainda mais com esse país.
  • Seja no frio ou no calor, o país é muito rico e tem cidades incríveis para conhecer. Aos mais aventureiros e caminhantes, recomendo a experiência do Caminho de Santiago, que eu fiz e sou apaixonada até hoje.
  • Viva intensamente cada dia da sua viagem e aproveite tudo o que esse incrível país pode te oferecer.

2 comentários em “Bate e volta de Madrid: Toledo, Ávila ou Segóvia?”

  1. Ah, que delícia ver essas cidades espanholas, infelizmente não consegui conhecer Toledo fiquei devendo! Ano passado fiz um tur por aí fiquei 7 dias em Segóvia, fui a Ávila, Lá Granja, Sepúlveda e, Turégano e, 3 dias em Madrid! Me empolguei em Segóvia é muito linda. Pretendo voltar e, conhecer toledo, São Tiago de Compustela, Samora, vou precisar de mais 10 dias rsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *