Pular para o conteúdo

Cachoeira do Formiga no Jalapão 2023: como ir, quanto custa, vale a pena?

Cachoeira do Formiga no Jalapão

A Cachoeira do Formiga no Jalapão me ganhou, preciso ser sincera. Eu rodo por diversas cachoeiras do Brasil e posso afirmar com segurança que é raro encontrar quedas d’água como essa.

Por isso, considero essa cachoeira um passeio imperdível para quem é apaixonado por águas cristalinas, como eu, e visita o Jalapão.

Assim, trouxe diversas dicas para ajudar você a planejar o seu roteiro e incluir a Cachoeira do Formiga em sua viagem. Vamos lá?

Por que a Cachoeira do Formiga no Jalapão é tão famosa?

Existem várias cachoeiras na região do Jalapão e em todo o Tocantins. Mas semelhante à Cachoeira do Formiga vai ser bem difícil de encontrar.

Ela não é uma queda alta e nem comprida. O que impressiona nesse local é a cor da sua água. Ela até pode lembrar um pouco a Cachoeira da Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros. Mas, na minha opinião, a da Cachoeira do Formiga é ainda mais transparente e bonita.

Cachoeira do Formiga de águas cristalinas
Cachoeira do Formiga

Outro diferencial do local é que você encontra lá uma espécie de canal que liga a cachoeira a um espaço mais tranquilo, com uma escada para chegar à superfície.

Ou seja, quem não é muito fã de cachoeiras e não sabe nadar, porque lá é fundo, pode ficar nesse outro pedaço, principalmente perto da escada.

Onde fica a Cachoeira do Formiga?

Já está claro que a Cachoeira do Formiga fica no Jalapão. Mas quero esclarecer exatamente em qual parte dele para você se programar.

Essa cachoeira pertence à cidade de Mateiros. Mesmo assim, ela se localiza entre os centros de Mateiros e São Félix do Tocantins. Ela fica bem perto do Fervedouro do Buritizinho e do Fervedouro do Ceiça Bananeira. Assim, é uma boa ideia se deliciar nessas águas cristalinas no mesmo dia em que você visita alguns dos fervedouros do Jalapão.

Como ir para a Cachoeira do Formiga?

Se você estiver em São Félix do Tocantins, precisa pegar a estrada TO-030 que vira TO-010 até chegar ao acesso para a cachoeira, um pouco depois da entrada do Fervedouro do Buritizinho.

Porém, para quem vem de Mateiros, é só seguir na TO-010 até a rua de entrada, que fica um pouco depois do Córrego Carrapato e da entrada do Fervedouro do Ceiça Bananeira.

Preciso ressaltar que as estradas do Jalapão são de terra e não recomendadas para carros que não sejam 4 x 4. Além disso, a maioria das ruas não tem placas mostrando a entrada dos atrativos.

Por isso, eu recomendo que você feche todo o seu passeio com uma agência do Jalapão para tornar a sua viagem mais segura e confortável. Eu costumo fazer tudo sozinha. Mas, nesse caso, realmente não acho apropriado.

Eu fiz meu passeio com a Deserto do Jalapão. Escolhi essa agência – e a recomendo – por ser uma das mais tradicionais da região, com guias que conhecem profundamente o Jalapão. Além disso, essa é uma empresa segura. Se você tiver um problema com um carro, chegará outro para te buscar, por exemplo.

Quanto custa a entrada da Cachoeira do Formiga do Jalapão?

Nadando na Cachoeira do Formiga
Cachoeira do Formiga

Em abril de 2023, data em que escrevo este artigo, a entrada para a Cachoeira do Formiga é R$50,00.

Esse atrativo é um dos mais caros do Jalapão, devido ao alto fluxo de turistas e a diferenciação do lugar.

Se você fechar um pacote com uma agência, como eu comentei, a entrada já está incluída e você não precisa se preocupar em pagar taxas extras.

Melhor época para fazer essa viagem

Responder sobre a melhor época para uma viagem não é fácil, pois isso depende de muitos fatores.

Primeiramente, quero reforçar que eu não recomendo a alta temporada do Jalapão, que compreende os meses de julho e agosto. Por um lado, é a época da seca, o que garante a você dias bonitos e a água bem clara dos atrativos. Por outro, os passeios estão lotados de turistas e, muitas vezes, você fica com um tempo de permanência máxima nos lugares, o que é bem desagradável.

Também vale comentar que, no meio do ano, a água das cachoeiras e fervedouros é bem mais gelada do que no início.

Em contrapartida, de outubro a abril ocorrem as chuvas. Eu viajei em março e foi ótimo para aproveitar os atrativos com mais privacidade e tranquilidade. Porém, peguei chuva em alguns dias.

Diante de tudo isso, eu recomendo o mês de maio, pois o considero o mês perfeito. As chuvas já acabaram, as águas ainda não estão geladas, as cachoeiras estão bem volumosas e não há um fluxo tão grande de turistas.

Mas início de junho e o mês de setembro também podem ser opções interessantes.

Dicas para a sua viagem no Jalapão

  • Não vá sozinho, contrate uma agência. Mas pesquise bastante sobre a reputação dela porque existem centenas de agências no Jalapão, nem todas com seguro e confiáveis;
  • Conheça, também, a região de Serras Gerais no Tocantins. Pessoalmente, gostei até mais do que o Jalapão.
  • Repelente e protetor solar devem ser seus melhores amigos. Mas lembre-se de passá-los uma hora antes de entrar nos fervedouros e nas cachoeiras, para não prejudicar a natureza;
  • Se você tiver disponibilidade para evitar a alta temporada, com certeza valerá a pena;
  • O Jalapão não é uma viagem de trilhas, mas prepare-se para passar bastante tempo no carro se deslocando entre os passeios;
  • Um carregador portátil sempre vai bem. Se você tiver máscara e snorkel, também recomendo levar, principalmente para conhecer a Lagoa do Japonês;
  • Sapatos aquáticos também podem ser úteis, como papetes e crocs. Mas, se não tiver, você pode alugar lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *