Eu poderia continuar esta lista até acabar os caracteres do blog. Porque o que não faltam são cidades no Peru e vilarejos para conhecer e se apaixonar.

Cidades no Peru para conhecer
Vale Sagrado do Peru

Muitas delas são turísticas e já famosas, mas outras são mais visitadas pelos habitantes locais e surpreendem como tesouros escondidos do país.

Eu já tive a oportunidade de visitar vários países em todos os continentes do mundo e o Peru continua sendo o meu preferido (depois do Brasil, é claro).

Então é com prazer e propriedade que faço essa lista das 17 cidades do Peru e vilarejos que vão te conquistar de cara!

1. Arequipa

Arequipa é uma cidade bem ao sul do Peru considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Além de ser a segunda cidade mais rica do país e apresentar pontos turísticos como praças, museus, catedral e mirantes, ela é bem próxima do Valle del Conca, o que considero o grande tesouro do sul do Peru.

O Valle del Conca é uma formação de cânions rodeados pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu. Com mais de 4000 metros de altitude, além da paisagem do cânion que já é sensacional por si só, de lá também se pode avistar o condor, a segunda maior ave do mundo.

Cânion del Colca Arequipa
Cânion del Colca

Há passeios de bate volta de Arequipa para o vale, mas eu não recomendo. Porque a viagem é muito longa e você não conseguirá aproveitar tudo o que a região oferece. Recomendo o tour de no mínimo 2 dias em que você conhecerá, também, a cidade de Chivay.

Outro diferencial do Valle del Conca, e o que mais me impressionou pessoalmente, são os 14 povoados que moram por lá, muitos vivendo de maneira isolada e sobrevivendo da agricultura, com técnicas próprias de subsistência e formas de se organizar em comunidade.

2. Paracas

Paracas é uma pequena cidade portuária pertencente à região de Ica que abriga a Reserva Nacional de Paracas. O lugar é uma mistura de deserto, oceano e ilhas.

O principal atrativo de lá é o passeio de barco para conhecer as Islas Ballestas. Visitar ilhas é sempre legal, mas essa é ainda mais surpreendente e é totalmente diferente de qualquer ilha que eu já visitei.

Islas Ballestas Paracas
Leões marinhos nas Islas Ballestas

Porque a vida marinha presente por lá é impressionante. Você vê dezenas de leões marinhos, centenas de pinguins e uma infinidade de pássaros. Mesmo para quem está acostumado a ver animais, é impossível não ficar de boca aberta e se encantar.

Mas Paracas vai muito além das Islas Ballestas. Então separe um dia para conhecer a Reserva Nacional e visitar o deserto e as praias da região.

3. Cusco

Cusco é mundialmente conhecida como a capital do Império Inca e visitar a cidade já é por si só uma aula de história. As construções, ruínas e gastronomia têm traços claros das civilizações antigas e tornam o turismo ainda mais interessante.

Além disso, Cusco é a cidade grande mais próxima de Machu Picchu. Então muitas pessoas passam por ali antes de se dirigir ao sítio arqueológico.

Moray, Valle Sagrado Inca
Moray, Valle Sagrado Inca

Além de conhecer a arquitetura da cidade, você também pode aproveitar para fazer passeios aos arredores de Cusco. E não deixe de visitar alguma cidade do Valle Sagrado Inca, porque é a oportunidade de ver e entender como a civilização construía seu terreno agrícola para aproveitar da melhor forma o solo.

4. Machu Picchu

Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, e o destino mais visitado do Peru. Além disso, Machu Picchu é também um dos sítios arqueológicos mais importantes de todo o mundo e atrai visitantes de vários países.

Com esta introdução, já dá pra ter noção da importância dessa cidade pré-colombiana e o quanto o lugar é turístico.

Machu Picchu Peru
Machu Picchu

Machu Picchu mostra o quão organizada era a sociedade Inca e você conseguirá identificar as áreas agrícolas, os templos e até os cemitérios do lugar.

Além disso, a beleza da cidade impressiona em meio às montanhas que envolvem o local.

A cidade habitada mais próxima de Machu Picchu se chama Aguas Calientes. E a maioria dos turistas se hospeda lá antes de visitar a antiga capital do Império Inca.

5. Lima

Lima é a capital do Peru. Eu visitei a cidade sem esperar muita coisa e me surpreendi com seus atrativos. O lugar tem bairros agitados, praias, parques e ruínas. Tudo para conquistar visitantes e fazer você querer ficar ainda mais no Peru.

Os lugares que mais gostei de visitar em Lima foram o Parque da Reserva e as Ruínas de Pachacámac.

Pachacámac em Lima no Peru
Ruínas de Pachacámac

O Parque da Reserva é formado por dezenas de fontes aquáticas com vários formatos e iluminação diferentes umas das outras. Você pode não acreditar, mas será difícil resistir a brincar entre as saídas de água e se divertir no lugar.

Pachacámac são ruínas de antigas construções de um santuário que era utilizado desde o século III. Além da história e da grandiosidade do lugar, e da preservação das ruínas, também me impressionou o fato de tudo aquilo ser no meio da cidade. Então se eu olhasse para um lado via prédios modernos e para o outro ruínas milenares.

Lima também oferece diversos outros atrativos como praia, praças, museus, igrejas. Então não deixe de reservar um tempinho para conhecer a capital.

6. Huacachina – Ica

Huacachina é uma vila da província de Ica localizada a apenas 5 km da cidade principal. E é também o principal atrativo buscado por quem se hospeda em Ica.

Huacachina em Ica, cidades no Peru
Dunas de Huacachina, Ica

O lugar é um oásis cercado pelas dunas do deserto peruano. E o passeio de buggy é o mais buscado por quem vai para lá turistar. Aquele famoso “com emoção ou sem emoção” não é uma opção por lá, porque as dunas são super altas e o passeio é realmente uma aventura.

Você também poderá fazer sandboard e descer de prancha aquela areia branquinha. Eu me destaquei no meu grupo e consegui chegar até o final sem cair. É uma brincadeira muito divertida.

Para quem ficará em Huacachina até mais tarde, vale muito a pena admirar o pôr do sol das dunas e visitar algum barzinho de noite.

7. Huaraz

Huaraz fica a 7 horas de carro de Lima. As lagoas de lá são cobiçadas por turistas de todo o mundo.

Cidades no Peru Huaraz
Huaraz. Foto: Mundo Viajante

Você pode fazer diferentes passeios pela região, como conhecer a Laguna Paron, a Laguna 69 e o Glacial Pastoruri.

Ficou curioso sobre esse paraíso? Leia mais no blog Mundo Viajante Huaraz: Trilhas Imperdíveis no Peru.

8. Tarapoto

Tarapoto é uma das principais cidades turísticas da Amazônia Peruana. Lá você poderá fazer passeios de aventura e ter experiências em meio à vida selvagem.

Taratopo
Taratopo. Foto: Peru Hop

São cachoeiras, castelos, rios, lagoas, e, é claro, uma gastronomia única e típica do lugar. Dentre as cidades no Peru, para conhecer a Amazônia, Tarapoto é uma das melhores opções.

9. Puno

Puno é famosa por ser a cidade base para visitar o Lago Titicaca. Mas as proximidades da cidade oferecem outros atrativos além das ilhas flutuantes.

Puno no Peru
Mirante Bra la Raya, Puno. Foto: Elizabeth Werneck

Então você poderá visitar ruínas, catedrais, museus e vários mirantes. Toda a região é muito bonita e vale a visita no Peru.

10. Nazca

Nazca é uma cidade ao sul do Peru muito conhecida pelas Linhas de Nazca. O lugar consiste em linhas conectadas que formam desenhos geométricos de plantas e animais.

Linhas de Nazca no Peru
Linhas de Nazca. Foto: Em Algum Lugar do Mundo

Até hoje o significado exato desses desenhos é um mistério, mas há muitas teorias em volta deles.

A melhor forma de observar as Linhas de Nazca é fazer um sobrevoo pelo local. Eu não visitei a cidade porque achei que seria caro parar lá apenas para um passeio principal e ainda pagar um sobrevôo. Mas, quando eu retornar ao Peru, com certeza irei conhecer.

11. Montanha do Arco-Íris

Ok, a Montanha do Arco-Íris não é uma cidade. Mas vou incluí-la aqui porque o lugar é incrível e há algumas cidades de onde você pode começar o tour para ir até lá, inclusive de Cusco.

A também conhecida como Montanha Colorida de Winicunca oferece um cenário surpreendente em meio à Cordilheira dos Andes, com uma montanha constituída de diversas cores provenientes dos minerais do lugar.

Montanha do Arco Íris no Peru
Montanha do Arco-Íris. Foto: Blog Andarilho

Se você tiver a oportunidade de passear por lá, então não deixe de fazer a trilha para a montanha.

12. Choquequirao

Choquequirao é um sítio arqueológico razoavelmente similar a Machu Picchu, mas muito menos turístico e visitado do que o seu vizinho.

Coquequirao no Peru
Arquitetura de Coquequirao. Foto: Ingresso Machu Picchu

Para conhecer Coquequirao, é necessário fazer uma caminhada de 3 dias até lá. Mas, no caminho, você passa por lugares memoráveis e se conecta ainda mais com o lugar. Para quem gosta desse tipo de aventura, é imperdível.

13. Trujillo

Trujillo é a terceira cidade mais populosa do Peru. Por lá você poderá visitar diversos sítios arqueológicos, praias, além de conhecer igrejas, praças e outros atrativos da cidade.

14. Chiclayo

Próxima a Trujillo, a cidade de Chiclayo permite que você conheça uma civilização ainda mais antiga que a Inca, chamada Moche.

Passear pelo centro histórico da cidade e visitar a tumba do Senhor de Sipán são os principais atrativos do lugar.

15. Pacasmayo

A cidade de Pacasmayo é perfeita para quem busca um lugar de praia maravilhoso para surfar ou praticar outros esportes aquáticos.

Além disso, a cidade tem porto, cais, farol e ainda outros pontos que valem a visitação.

16. Iquitos

Iquitos é mais um destino buscado por aqueles que querem conhecer a Amazônia Peruana. Além disso, é a única grande cidade do mundo sem acesso por terra, apenas rio ou ar.

Entre tantas cidades no Peru, é em Iquitos que você poderá conhecer povos indígenas e a cultura local. Também visitará reservas nacionais, rios, e outros atrativos típicos da Amazônia.

17. Chanchamayo

Chanchamayo é uma cidade entre a selva peruana e a floresta amazônica. Por lá você poderá visitar cachoeiras, fazer esportes radicais e tours no meio da selva.

Para quem aprecia a natureza virgem, visitar Chancamayo é um passeio incrível!


Quer conhecer outros destinos da América do Sul? Então saiba quanto custa viajar para o deserto do Atacama e como ir para o Salar de Uyuni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *