Eu poderia continuar esta lista até acabar os caracteres do blog. Porque o que não faltam são cidades no Peru e vilarejos para conhecer e se apaixonar.
Muitas delas são turísticas e já famosas, mas outras são mais visitadas pelos habitantes locais e surpreendem como tesouros escondidos do país.
Eu já tive a oportunidade de visitar vários países em todos os continentes do mundo e o Peru continua sendo o meu preferido (depois do Brasil, é claro).
Então é com prazer e propriedade que faço essa lista das 17 cidades do Peru e vilarejos que vão te conquistar de cara!
Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem para o Peru. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!
1. Arequipa
Arequipa é uma cidade bem ao sul do Peru considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Além de ser a segunda cidade mais rica do país e apresentar pontos turísticos como praças, museus, catedral e mirantes, ela é bem próxima do Valle del Colca, o que considero o grande tesouro do sul do Peru.
O Valle del Colca é uma formação de cânions rodeados pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu. Com mais de 4000 metros de altitude, além da paisagem do cânion que já é sensacional por si só, de lá também se pode avistar o condor, a segunda maior ave do mundo.
Há passeios de bate volta de Arequipa para o vale, mas eu não recomendo. Porque a viagem é muito longa e você não conseguirá aproveitar tudo o que a região oferece. Recomendo o tour de no mínimo 2 dias em que você conhecerá, também, a cidade de Chivay.
Outro diferencial do Valle del Colca, e o que mais me impressionou pessoalmente, são os 14 povoados que moram por lá, muitos vivendo de maneira isolada e sobrevivendo da agricultura, com técnicas próprias de subsistência e formas de se organizar em comunidade.
2. Paracas
Paracas é uma pequena cidade portuária pertencente à região de Ica que abriga a Reserva Nacional de Paracas. O lugar é uma mistura de deserto, oceano e ilhas.
O principal atrativo de lá é o passeio de barco para conhecer as Islas Ballestas. Visitar ilhas é sempre legal, mas essa é ainda mais surpreendente e é totalmente diferente de qualquer ilha que eu já visitei.
Porque a vida marinha presente por lá é impressionante. Você vê dezenas de leões marinhos, centenas de pinguins e uma infinidade de pássaros. Mesmo para quem está acostumado a ver animais, é impossível não ficar de boca aberta e se encantar.
Mas Paracas vai muito além das Islas Ballestas. Então separe um dia para conhecer a Reserva Nacional e visitar o deserto e as praias da região.
3. Cusco
Cusco é mundialmente conhecida como a capital do Império Inca e visitar a cidade já é por si só uma aula de história. As construções, ruínas e gastronomia têm traços claros das civilizações antigas e tornam o turismo ainda mais interessante.
Além disso, Cusco é a cidade grande mais próxima de Machu Picchu. Então muitas pessoas passam por ali antes de se dirigir ao sítio arqueológico.
Além de conhecer a arquitetura da cidade, você também pode aproveitar para fazer passeios aos arredores de Cusco. E não deixe de visitar alguma cidade do Valle Sagrado Inca, porque é a oportunidade de ver e entender como a civilização construía seu terreno agrícola para aproveitar da melhor forma o solo.
4. Machu Picchu
Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, e o destino mais visitado do Peru. Além disso, Machu Picchu é também um dos sítios arqueológicos mais importantes de todo o mundo e atrai visitantes de vários países.
Com esta introdução, já dá pra ter noção da importância dessa cidade pré-colombiana e o quanto o lugar é turístico.
Machu Picchu mostra o quão organizada era a sociedade Inca e você conseguirá identificar as áreas agrícolas, os templos e até os cemitérios do lugar.
Além disso, a beleza da cidade impressiona em meio às montanhas que envolvem o local.
A cidade habitada mais próxima de Machu Picchu se chama Aguas Calientes. E a maioria dos turistas se hospeda lá antes de visitar a antiga capital do Império Inca.
5. Lima
Lima é a capital do Peru. Eu visitei a cidade sem esperar muita coisa e me surpreendi com seus atrativos. O lugar tem bairros agitados, praias, parques e ruínas. Tudo para conquistar visitantes e fazer você querer ficar ainda mais no Peru.
Os lugares que mais gostei de visitar em Lima foram o Parque da Reserva e as Ruínas de Huaca Pucllana, em Miraflores.
O Parque da Reserva é formado por dezenas de fontes aquáticas com vários formatos e iluminação diferentes umas das outras. Você pode não acreditar, mas será difícil resistir a brincar entre as saídas de água e se divertir no lugar.
Já Huaca Pucllana são ruínas de uma civilização pré-inca. O sitio arqueológico é uma pirâmide com sete níveis que servia como centro administrativo e cultural. O mais legal de Huaca Pucllana é que ela fica no bairro de Miraflores. Assim, de um lado você vê todo aquele sitio histórico e do outros prédios altos e modernos. Então o contraste chama a atenção.
Lima também oferece diversos outros atrativos como praia, praças, museus, igrejas. Então não deixe de reservar um tempinho para conhecer a capital.
6. Huacachina – Ica
Huacachina é uma vila da província de Ica localizada a apenas 5 km da cidade principal. E é também o principal atrativo buscado por quem se hospeda em Ica.
O lugar é um oásis cercado pelas dunas do deserto peruano. E o passeio de buggy é o mais buscado por quem vai para lá turistar. Aquele famoso “com emoção ou sem emoção” não é uma opção por lá, porque as dunas são super altas e o passeio é realmente uma aventura.
Você também poderá fazer sandboard e descer de prancha aquela areia branquinha. Eu me destaquei no meu grupo e consegui chegar até o final sem cair. É uma brincadeira muito divertida.
Para quem ficará em Huacachina até mais tarde, vale muito a pena admirar o pôr do sol das dunas e visitar algum barzinho de noite.
7. Huaraz
Huaraz fica a 7 horas de carro de Lima. As lagoas de lá são cobiçadas por turistas de todo o mundo.
Você pode fazer diferentes passeios pela região, como conhecer a Laguna Paron, a Laguna 69 e o Glacial Pastoruri.
Ficou curioso sobre esse paraíso? Leia mais no blog Mundo Viajante Huaraz: Trilhas Imperdíveis no Peru.
8. Tarapoto
Tarapoto é uma das principais cidades turísticas da Amazônia Peruana. Lá você poderá fazer passeios de aventura e ter experiências em meio à vida selvagem.
São cachoeiras, castelos, rios, lagoas, e, é claro, uma gastronomia única e típica do lugar. Dentre as cidades no Peru, para conhecer a Amazônia, Tarapoto é uma das melhores opções.
9. Puno
Puno é famosa por ser a cidade base para visitar o Lago Titicaca. Mas as proximidades da cidade oferecem outros atrativos além das ilhas flutuantes.
Então você poderá visitar ruínas, catedrais, museus e vários mirantes. Toda a região é muito bonita e vale a visita no Peru.
10. Nazca
Nazca é uma cidade ao sul do Peru muito conhecida pelas Linhas de Nazca. O lugar consiste em linhas conectadas que formam desenhos geométricos de plantas e animais.
Até hoje o significado exato desses desenhos é um mistério, mas há muitas teorias em volta deles.
A melhor forma de observar as Linhas de Nazca é fazer um sobrevoo pelo local. Eu não visitei a cidade porque achei que seria caro parar lá apenas para um passeio principal e ainda pagar um sobrevôo. Mas, quando eu retornar ao Peru, com certeza irei conhecer.
11. Montanha do Arco-Íris
Ok, a Montanha do Arco-Íris não é uma cidade. Mas vou incluí-la aqui porque o lugar é incrível e há algumas cidades de onde você pode começar o tour para ir até lá, inclusive de Cusco.
A também conhecida como Montanha Colorida de Winicunca oferece um cenário surpreendente em meio à Cordilheira dos Andes, com uma montanha constituída de diversas cores provenientes dos minerais do lugar.
Se você tiver a oportunidade de passear por lá, então não deixe de fazer a trilha para a montanha.
12. Choquequirao
Choquequirao é um sítio arqueológico razoavelmente similar a Machu Picchu, mas muito menos turístico e visitado do que o seu vizinho.
Para conhecer Coquequirao, é necessário fazer uma caminhada de 3 dias até lá. Mas, no caminho, você passa por lugares memoráveis e se conecta ainda mais com o lugar. Para quem gosta desse tipo de aventura, é imperdível.
13. Trujillo
Trujillo é a terceira cidade mais populosa do Peru. Por lá você poderá visitar diversos sítios arqueológicos, praias, além de conhecer igrejas, praças e outros atrativos da cidade.
14. Chiclayo
Próxima a Trujillo, a cidade de Chiclayo permite que você conheça uma civilização ainda mais antiga que a Inca, chamada Moche.
Passear pelo centro histórico da cidade e visitar a tumba do Senhor de Sipán são os principais atrativos do lugar.
15. Pacasmayo
A cidade de Pacasmayo é perfeita para quem busca um lugar de praia maravilhoso para surfar ou praticar outros esportes aquáticos.
Além disso, a cidade tem porto, cais, farol e ainda outros pontos que valem a visitação.
16. Iquitos
Iquitos é mais um destino buscado por aqueles que querem conhecer a Amazônia Peruana. Além disso, é a única grande cidade do mundo sem acesso por terra, apenas rio ou ar.
Entre tantas cidades no Peru, é em Iquitos que você poderá conhecer povos indígenas e a cultura local. Também visitará reservas nacionais, rios, e outros atrativos típicos da Amazônia.
17. Chanchamayo
Chanchamayo é uma cidade entre a selva peruana e a floresta amazônica. Por lá você poderá visitar cachoeiras, fazer esportes radicais e tours no meio da selva.
Para quem aprecia a natureza virgem, visitar Chancamayo é um passeio incrível!
Quer conhecer outros destinos da América do Sul? Então saiba quanto custa viajar para o deserto do Atacama e como ir para o Salar de Uyuni.
Deu informações surpreendentes sobre as cidades do Peru. Acompanho frequentemente o vosso sítio web e recebo sempre informações valiosas que formam o vosso sítio web.
Muito obrigada! Vou continuar trazendo informações de viagem para vocês 🙂