Se você começou a pesquisar sobre a Chapada Diamantina, provavelmente já percebeu que ela é enorme e engloba várias cidades de apoio.
Diante disso, em qual cidade ficar na Chapada Diamantina? Qual é a mais bonita? E a mais barata? Qual cidade fica mais perto das melhores cachoeiras?
Fiz este post para responder a essas perguntas e ajudar você a planejar a sua viagem a esse lugar que gosto tanto e, então, sempre acabo retornando.
Onde fica a Chapada Diamantina?
A Chapada Diamantina fica na Bahia, bem no centro do estado. Muitas pessoas a confundem com a cidade Diamantina, em Minas Gerais, ou com a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Porém, a Chapada Diamantina é uma região baiana e bem grande, com mais de 40.000 km², sendo 1.500 km² só de parque nacional.
Esse é um dos motivos de ser tão difícil decidir onde ficar na Chapada Diamantina. Porque diante de uma área tão extensa, como escolher a melhor opção?
Quais as melhores cidades da Chapada Diamantina para me hospedar?
Primeiramente, saiba que 24 municípios compõem a Chapada Diamantina. Cada um deles tem suas características e benefícios.
Por isso, eu recomendo que você defina os principais atrativos que quer conhecer para, então, decidir sobre as cidades.
E caso queira visitar outros paraísos nordestinos, leia o post 34 melhores e mais lindos destinos do Nordeste.
Muitas pessoas fazem um roteiro pelo parque incluindo duas ou três cidades diferentes para não precisar fazer grandes deslocamentos até as cachoeiras. Essa também é a oportunidade de conhecer melhor culturas diferentes e a forma de vida de cada povoado da Chapada.
Dentre os 24 municípios, seguem as minhas cinco principais recomendações.
- Lençóis – cidade base principal da Chapada Diamantina, com atrativos bem próximos como o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira do Sossego e o Ribeirão do Meio.
- Mucugê – mais uma opção com boa estrutura turística. Além dos atrativos naturais, Mucugê também oferece um mergulho na cultura garimpeira contando a história da Chapada Diamantina.
- Igatu – considerada a Machu Picchu brasileira por suas ruínas bem preservadas, a vila é um distrito de Andaraí e fica próxima de atrativos como o Poço Encantado e Marimbus.
- Ibicoara – a cidade é próxima de famosos pontos turístico do parque como a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha, sendo o principal ponto de apoio para quem visita esses lugares.
- Vale do Capão – também não é uma cidade, mas um distrito de Palmeiras. O Capão se destaca por seu charme e por ser um lugar bem rústico em meio à natureza.
Melhores pousadas da Chapada Diamantina
Depois de decidir as cidades de hospedagem de acordo com o seu roteiro, você deve escolher as pousadas, hostels ou hotéis em que irá dormir.
Então seguem as minhas recomendações considerando diferentes tipos de preços.
Hotéis e hostels em Lençóis
Se você busca um hostel, eu recomendo o Albergue Backpackers, com quartos privativos ou compartilhados e opção de café da manhã. Eu fiquei lá por um mês e amo a energia do lugar, além de ser bem localizado.
Você também pode optar por um hotel e eu sugiro o Pouso da Trilha Hospedagem porque ele fica bem no centro da cidade e é uma antiga casa colonial.
Pousadas em Ibicoara
Dentre as opções mais baratas, você encontra o Hostel Kosmos Ibicoara. Ele é bem próximo do centro e tem uma excelente avaliação no Booking.
Outra ótima alternativa é o Hotel Raio de Sol, com café da manhã incluído, boa localização e preço justo.
Hospedagem em Mucugê
A Pousada Monte Azul tem uma decoração super bonita, café da manhã bem farto e ainda fica a 500 metros do centro de Mucugê.
Onde ficar no Vale do Capão?
O Capão oferece muitas opções baratas e outras mais sofisticadas.
A Pousada Pico da Vila é uma alternativa com ótimo preço e excelente localização.
Já uma opção mais sofisticada e com nota quase 10 no Booking é o Village do Capão, uma casa de temporada 4 estrelas no coração do vilarejo.
Melhores hotéis de Igatu
A Toca do Timba Açaí Guest House tem nota bastante alta na Booking e ainda é uma das opções mais baratas de Igatu. Além disso, o lugar é uma hospedagem em meio à natureza e com bastante estrutura.
Outra ótima alternativa com um padrão mais alto é a Pousada Dona Lita, também no centro de Igatu, com café da manhã farto e boa avaliação.
Qual a cidade mais bonita da Chapada Diamantina?
Essa é uma resposta muito pessoal. Porém, considero Lençóis e Igatu as cidades mais bonitas da Chapada Diamantina.
Igatu tem várias ruínas e você se sente dentro de um filme. Enquanto isso, Lençóis é cortada por rios, montanhas e muitas construções belas, bem preservadas e históricas.
E qual é a opção mais barata?
Considero Lençóis a cidade mais barata porque ela tem muita estrutura e opções para todos os bolsos.
Você consegue hospedagem lá em hostel a partir de R$30,00 a diária. Além disso, também encontra muitas alternativas baratas de alimentação, principalmente nos trailers próximos à ponte.
Olá,eu gostaria de conhecer lençóis.
Em breve irei . Já ouvi falar maravilhas.
Lençóis é uma cidade turística mais procurada da chapa Em breve irei Vista lá.
Att.
Lucimar.
É um dos meus lugares preferidos do mundo 🙂
Queria deixar bem claro que o morro do pai Inácio pertence ao município de palmeiras chapada diamantina bahia e não a lençóis como vcs colocam nos comentários se liga
É verdade. Mesmo assim, para quem se hospeda em Lençóis, também fica bem próximo para visitar 🙂