Em qual cidade ficar na Chapada Diamantina?

Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina

Se você começou a pesquisar sobre a Chapada Diamantina, provavelmente já percebeu que ela é enorme e engloba várias cidades de apoio.

Diante disso, em qual cidade ficar na Chapada Diamantina? Qual é a mais bonita? E a mais barata? Qual cidade fica mais perto das melhores cachoeiras?

Fiz este post para responder a essas perguntas e ajudar você a planejar a sua viagem a esse lugar que gosto tanto e, então, sempre acabo retornando.

Onde fica a Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina fica na Bahia, bem no centro do estado. Muitas pessoas a confundem com a cidade Diamantina, em Minas Gerais, ou com a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Porém, a Chapada Diamantina é uma região baiana e bem grande, com mais de 40.000 km², sendo 1.500 km² só de parque nacional.

Esse é um dos motivos de ser tão difícil decidir onde ficar na Chapada Diamantina. Porque diante de uma área tão extensa, como escolher a melhor opção?

Quais as melhores cidades da Chapada Diamantina para me hospedar?

Primeiramente, saiba que 24 municípios compõem a Chapada Diamantina. Cada um deles tem suas características e benefícios.

Por isso, eu recomendo que você defina os principais atrativos que quer conhecer para, então, decidir sobre as cidades.

E caso queira visitar outros paraísos nordestinos, leia o post 34 melhores e mais lindos destinos do Nordeste.

estrada da Chapada Diamantina
Estrada da Chapada Diamantina

Muitas pessoas fazem um roteiro pelo parque incluindo duas ou três cidades diferentes para não precisar fazer grandes deslocamentos até as cachoeiras. Essa também é a oportunidade de conhecer melhor culturas diferentes e a forma de vida de cada povoado da Chapada.

Dentre os 24 municípios, seguem as minhas cinco principais recomendações.

  • Lençóis – cidade base principal da Chapada Diamantina, com atrativos bem próximos como o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira do Sossego e o Ribeirão do Meio.
  • Mucugê – mais uma opção com boa estrutura turística. Além dos atrativos naturais, Mucugê também oferece um mergulho na cultura garimpeira contando a história da Chapada Diamantina.
  • Igatu – considerada a Machu Picchu brasileira por suas ruínas bem preservadas, a vila é um distrito de Andaraí e fica próxima de atrativos como o Poço Encantado e Marimbus.
  • Ibicoara – a cidade é próxima de famosos pontos turístico do parque como a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha, sendo o principal ponto de apoio para quem visita esses lugares.
  • Vale do Capão – também não é uma cidade, mas um distrito de Palmeiras. O Capão se destaca por seu charme e por ser um lugar bem rústico em meio à natureza.

Melhores pousadas da Chapada Diamantina

Depois de decidir as cidades de hospedagem de acordo com o seu roteiro, você deve escolher as pousadas, hostels ou hotéis em que irá dormir.

paisagem de Lençóis na Chapada Diamantina
Paisagem próxima à cidade de Lençóis

Então seguem as minhas recomendações considerando diferentes tipos de preços.

Hotéis e hostels em Lençóis

Se você busca um hostel, eu recomendo o Albergue Backpackers, com quartos privativos ou compartilhados e opção de café da manhã. Eu fiquei lá por um mês e amo a energia do lugar, além de ser bem localizado.

Você também pode optar por um hotel e eu sugiro o Pouso da Trilha Hospedagem porque ele fica bem no centro da cidade e é uma antiga casa colonial.

Pousadas em Ibicoara

Dentre as opções mais baratas, você encontra o Hostel Kosmos Ibicoara. Ele é bem próximo do centro e tem uma excelente avaliação no Booking.

Outra ótima alternativa é o Hotel Raio de Sol, com café da manhã incluído, boa localização e preço justo.

Hospedagem em Mucugê

A Pousada Monte Azul tem uma decoração super bonita, café da manhã bem farto e ainda fica a 500 metros do centro de Mucugê.

Onde ficar no Vale do Capão?

O Capão oferece muitas opções baratas e outras mais sofisticadas.

A Pousada Pico da Vila é uma alternativa com ótimo preço e excelente localização.

Já uma opção mais sofisticada e com nota quase 10 no Booking é o Village do Capão, uma casa de temporada 4 estrelas no coração do vilarejo.

Melhores hotéis de Igatu

A Toca do Timba Açaí Guest House tem nota bastante alta na Booking e ainda é uma das opções mais baratas de Igatu. Além disso, o lugar é uma hospedagem em meio à natureza e com bastante estrutura.

Outra ótima alternativa com um padrão mais alto é a Pousada Dona Lita, também no centro de Igatu, com café da manhã farto e boa avaliação.

Qual a cidade mais bonita da Chapada Diamantina?

Vale do Pati
Vale do Pati

Essa é uma resposta muito pessoal. Porém, considero Lençóis e Igatu as cidades mais bonitas da Chapada Diamantina.

Igatu tem várias ruínas e você se sente dentro de um filme. Enquanto isso, Lençóis é cortada por rios, montanhas e muitas construções belas, bem preservadas e históricas.

E qual é a opção mais barata?

Considero Lençóis a cidade mais barata porque ela tem muita estrutura e opções para todos os bolsos.

Você consegue hospedagem lá em hostel a partir de R$30,00 a diária. Além disso, também encontra muitas alternativas baratas de alimentação, principalmente nos trailers próximos à ponte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *