Pular para o conteúdo

Icaraí de Amontada: pousadas, o que fazer e quanto tempo ficar

Pôr do sol em Icaraí de Amontada

Eu nunca tinha ouvido falar em Icaraí de Amontada. Mas esse lugar caiu no meu colo de uma maneira tão natural que eu apenas tive que aceitá-lo.

Estava pegando uma carona no Sul do Brasil com a Ana, uma mulher que conheci na hora e ela me contou sua história de vida. Ela estava cruzando o país e chegaria até o Ceará para trabalhar como gerente de um hotel em uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar: a tal da Icaraí de Amontada.

Como nos identificamos bastante nessa carona, trocamos contato e fomos nos falando nos próximos meses. As fotos, vídeos e relatos da minha nova amiga sobre aquele lugar foram criando, aos poucos, um burburinho dentro de mim. Até que falei para ela: Ana, estou indo para aí, vou te encontrar.

E um ano depois peguei um voo para Fortaleza começando essa nova aventura que sou tão grata de ter experenciado.

Onde fica Icaraí de Amontada?

Icaraí fica no litoral do Ceará, mas não é perto de Fortaleza. Na verdade, fica até mais próximo da famosa Jericoacoara do que da capital.

Icaraí é um distrito da cidade de Amontada, que fica um pouco mais no interior do estado. Se você olhar para o mapa na direção padrão que vemos, a cidade fica no litoral esquerdo do estado.

Distância entre Fortaleza e Icaraí de Amontada

A distância entre Fortaleza e Icaraí é de, aproximadamente, 200 km. Em condições normais, esse trajeto poderia ser feito em cerca de 3 horas.

Mas parte da estrada não é muito favorável, o que deixa a viagem mais lenta, principalmente o trecho entre Amontada e Icaraí, que sai da rodovia principal.

Como chegar em Icaraí de Amontada?

Os aeroportos mais próximos de Icaraí são os de Fortaleza, por onde as pessoas costumam chegar, e o de Jericoacoara.

Saindo de Fortaleza

Primeiramente, quero deixar claro que recomendo fazer esse trajeto de carro, porque considero que de ônibus não vale a pena.

Quando eu cheguei na capital cearense, comecei a pesquisar as formas de ir para Icaraí. Saindo de Fortaleza, ou você vai de carro ou de ônibus.

O problema é que o ônibus não deixa você no vilarejo e sim no centro da cidade de Amontada. Então, depois de chegar lá, você ainda precisaria contratar um transfer ou motorista para levar você até Icaraí. O ônibus custa cerca de R$30,00 e leva 3:30h até Amontada. O trecho seguinte de carro até Icaraí leva mais uma hora e o transfer de Amontada até lá é 100 reais, mais ou menos.

Ou seja, o percurso total indo de ônibus leva, no mínimo, 4:30h e custa cerca de 130 reais.

Então vale mais a pena você contratar um transfer ou alugar um carro, principalmente se você estiver em grupo.

Diante disso, se você puder alugar um carro diretamente em Fortaleza, eu considero que vale a pena. Isso será útil na própria Icaraí de Amontada para chegar a lugares um pouco mais distantes. Mas invista em um 4×4 porque isso fará toda a diferença em Icaraizinho. Eu recomendo a Rentcars porque ela compara os preços das locadoras mostrando para você o que vale mais a pena no momento.

Mas se preferir fazer o trajeto de ônibus, a empresa é a Guanabara.

Lá na rodoviária você pode procurar por um motorista para levar você até Icaraí.

Pousadas em Icaraí de Amontada

A cidade cresceu muito nos últimos anos, o que aumentou consideravelmente o investimento e o número de pousadas por lá. Você encontra casas para alugar, hostels, pousadas aconchegantes e hotéis de luxo.

Aqui vou contar algumas opções para todos os bolsos.

Pousada de alto padrão

  • Se você busca uma alternativa 5 estrelas, a Vila Mango é uma ótima opção,. Ela fica em frente à praia e tem uma faixa de areia exclusiva para os hóspedes de lá. O hotel também oferece piscina ao ar livre, estacionamento privativo, restaurante, bar, jardim e um verdadeiro buffet de café da manhã.

Pousada comum ou camping

  • Mas se você procura uma pousada com um bom custo-benefício, que não seja tão cara mas também fique perto da praia e ofereça conforto, então eu recomendo a Pousada Tangerina, que tem nota acima de 9 no Booking. Ela inclui café da manhã e fica a 300 metros da praia. Outra opção é o Cantinho da Rô, com suítes simples e aconchegantes em que você ainda pode aproveitar a cozinha compartilhada e ficar muito à vontade no espaço.
  • Se o seu estilo de viagem é mais de acampar, Icaraí de Amontada também oferece essa opção com o Camping Acamparoots Icaraizinho. Lá tem Wi-Fi, varal para secar as roupas e você pode contratar café da manhã extra, se quiser.
  • Mas o que recomendo mesmo é se hospedar em uma casa de Icaraí, para ter as melhores dicas da região com pessoas que morem lá. Assim, você pode se hospedar na casa da Ana, que me deu a carona e ficou minha amiga. Ela aluga um quarto em sua casa que é muito bem localizada. É a oportunidade de você economizar e ter uma experiência mais imersiva. Ela também pode ajudar você com dicas de restaurantes, passeios e qualquer dúvida que você tiver. Ah, e estou indicando porque realmente considero uma excelente opção, não estou recebendo nada para isso.

Praias de Icaraí de Amontada

Quem descobre a cidade, logo escuta falar sobre as praias de Icaraí de Amontada. Assim como todo litoral do Ceará, elas são lindas, transparentes, de água quentinha e não tão movimentadas quanto outras cidades.

Primeiramente, a praia principal do vilarejo é a Praia de Icaraí. Ela é bem grande e você vê no horizonte os ventiladores de energia eólica que fazem parte da região. Para mim, eles compõem a paisagem deixando-a bem bonita, principalmente no pôr do sol.

Praia de Icaraí de Amontada
Praia de Icaraí de Amontada

Continuando o litoral esquerdo, você chega na Praia de Moitas, que já faz parte de outro distrito de Amontada. É um lugar bem gostoso de conhecer e que tive o privilégio de ir para ver o encontro do rio com o mar, passear de barco e ver paisagens lindas.

Já pelo litoral do lado direito, você alcança a Praia do Jiquí e a Praia de Caetanos. Essa região faz parte dos conhecidos Lençóis Cearenses. Se você nunca ouviu falar, vá lá conferir. Eu adorei o passeio.

O que fazer em Icaraí de Amontada?

Túnel do Rio Aracatiaçu
Túnel do Rio Aracatiaçu

A região é rodeada de belas praias, o que costuma ser o principal atrativo de lá.

Mas Icaraí, também conhecida como Icaraizinho, também é um local famoso pela prática de kitesurf, que tem uma boa geografia para a prática do esporte. E você pode fazer diversos passeios por lá. Vou citar alguns exemplos.

  • Relaxar em uma praia tranquila, quente e com bela paisagem;
  • Praticar kitesurf com bons ventos;
  • Conhecer os Lençóis Cearenses;
  • Fazer um passeio de barco por Moitas;
  • Visitar a Lagoa das Flexeiras e curtir uma tarde relaxada no local;
  • Fazer um passeio de buggy até Caetanos percorrendo as praias e a região;
  • Conhecer um cemitério em uma praia e sua interessante história;
  • Atravessar um túnel de mangue no meio do rio;
  • Dançar forró ou ouvir um pagode na praia.

Kitesurf em Icaraí de Amontada

Eu arrisco dizer que o principal responsável pelo crescimento de Icaraizinho é o kitesurf. E o turismo veio depois para comprovar que o lugar realmente é um espetáculo.

Entre agosto e janeiro, o vilarejo tem vento em praticamente 100% dos dias, com picos tanto para principiantes quanto para pessoas com mais experiência.

Existem até escolas de kite por lá ou hospedagens especializadas nisso. Tudo isso atrai cada vez mais os praticantes desse esporte.

Vida noturna

Eu não vou mentir para você. Se procura uma vida noturna agitada, melhor ficar por Jericoacoara ou pela própria capital Fortaleza.

Icaraizinho é um lugar tranquilo e sem muitas opções para quem quer farrear.

Mesmo assim, você encontra vários restaurantes por lá. Eu recomendo o Espaço Gourmet, do chefe Carlos Kazu, que apenas cozinha sob reserva e surpreende com uma ampla diversidade de pratos e sabores.

E os quiosques da praia, aos finais de semana, costumam oferecer música.

Eu mesma curti um forró por lá com todo mundo dançando e aproveitei um bom pagode também mais de uma vez.

Mas, vale reforçar, que esse não é o forte do destino.

Passeio de buggy pelos Lençóis Cearenses e Praia de Caetanos

Lençóis Cearenses em Icaraí de Amontada
Lençóis Cearenses

Um dos passeios mais disputados da região é esse: passeio de buggy pelos Lençóis Cearenses até a Praia de Caetanos.

Se engana quem acha que Lençóis só existem no Maranhão. O Ceará também possui o seu e ele fica nessa linda região de Amontada.

Mas esse passeio é muito mais do que isso. Primeiramente, ele percorre uma ampla faixa de areia até chegar ao destino final do passeio. No caminho, você passa pelo Cemitério das Pedras Compridas, também chamado de Cemitério de São Serafim, ali no meio da praia. A história desse cemitério também é interessante, mas eu não vou contar para não estragar a surpresa.

Cemitério das Pedras Compridas Caetanos
Cemitério das Pedras Compridas

Esse tour também inclui outros atrativos da região como piscinas que se formam pelo caminho e bicas naturais. Por fim, você chega na Praia de Caetanos em que pode aproveitar com calma.

E, é claro, você também conhece os Lençóis Cearenses que formam lagoas em meio às dunas, principalmente entre maio e setembro.

Passeio de barco por Moitas

Ilha das Ostras em Moitas
Ilha das Ostras

Existem diferentes roteiros de passeio de barco em Moitas. O que eu fui durou um pouco mais de 40 minutos e custou R$50,00, preço de outubro de 2022.

Eu gostei bastante porque consegui ter um panorama geral do lugar e eu não fazia ideia que existiam tantos atrativos por ali.

Primeiramente, peguei o barco no encontro do rio com o mar. Esse tipo de cenário já é bem bonito por si só, principalmente porque o rio forma um mangue em que sempre fico observando os caranguejos e outros animais vivendo.

Além disso, o barqueiro leva você a lugares interessantes como o túnel do Rio Aracatiaçu, em que você consegue tirar fotos bem bonitas. Também teve uma pausa na Ilha das Ostras, que muita gente aproveita para almoçar deliciosos frutos do mar.

Você também passa por dunas em que pode subir para observar a vista.

Apesar de rápido, o passeio é bem completo e diverso. Eu achei que valeu bastante o dinheiro e me diverti.

Passeio de bicicleta ou a pé para a Duna do Pôr do Sol

Duna do Pôr do Sol Icaraí de Amontada
Duna do Pôr do Sol

A Duna do Pôr do Sol fica no caminho para Moitas. Na verdade, já faz até parte do vilarejo e fica na região do parque eólico.

Eu fui e voltei de lá andando desde Icaraí, mas recomendo cuidado porque você caminha ao lado da estrada e pode ficar perigoso no escuro.

Ressalva feita, vamos falar sobre o lugar. Como o nome sugere, esse é o lugar de Icaraizinho perfeito para ver o pôr do sol. Quando eu cheguei lá, já haviam diversos buggys levando os turistas para fazer um passeio. Então se você não quiser andar ou ir de bicicleta, o buggy também é uma ótima opção.

Lagoa das Flexeiras

Lagoa das Flexeiras em Icaraí de Amontada
Lagoa das Flexeiras

Esse foi o último lugar que conheci de Icaraí e quase não deu tempo de passar por lá. Mas que bom que consegui fazer esse passeio e conhecer a Lagoa das Flexeiras.

Ela é próxima da vila, a cerca de 5 km. Se você tiver uma bicicleta ou estiver de carro, não terá dificuldade de ir para lá.

A lagoa é grande e rodeada de quiosques, que são pontos de apoio para você aproveitar o lugar. Assim, você curte esse atrativo com conforto, e fazendo algo diferente de praias, o que marca tanto o litoral do Ceará.

Também me encantei em ver tantos pássaros por lá e um pôr do sol maravilhoso.

A Lagoa das Flexeiras também é um ótimo lugar para ir com criança, visto que não tem onda, nem correnteza, e é fácil de olhar os pequenos.

Para quem gosta, ela ainda tem algumas redes espalhadas para você relaxar dentro da lagoa ou tirar aquelas fotos bem instagramáveis.

Roteiro de 2 dias por Icaraí de Amontada

Primeiramente, eu quero deixar claro que acho 2 dias muito pouco para conhecer a região. Então vou deixar um roteiro para 2, 3 ou 4 dias em Icaraí.

  • Dia 1: chegada + Praia de Icaraizinho. Caminhe pelo vilarejo e aproveite a praia local. Se tiver tempo, também alugue uma bicicleta e vá até a Duna do Pôr do Sol;
  • Dia 2: Passeio de buggy pelos Lençóis Cearenses e Praia de Caetanos;
  • Se tiver 3 dias, visite a Lagoa de Flexeiras e aproveite a tarde para fazer o passeio de barco por Moitas;
  • Já com 4 dias, separe um dia inteiro para Moitas e aproveite com calma a Ilha das Ostras e demais lugares do vilarejo.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem pelo Nordeste

  • Baixe mapas offline para não correr o risco de ficar sem internet e se perder em algum trajeto;
  • Jamais duvide do sol nem dos mosquitos, e esteja sempre atento ao repelente, ao protetor solar e a outros itens, como chapéu e óculos escuros;
  • Existem muitos lugares no Nordeste incríveis, então faça um roteiro pensando em quantos dias de viagem você tem;
  • Com águas quentes e sol em boa parte do ano, procure fugir da alta temporada, principalmente os meses de dezembro e janeiro. Evitar feriados e preferir meses mais tranquilos, como março, abril, setembro e outubro, também podem ser uma boa ideia;
  • Viva cada experiência e seja feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *