A minha história com a Ilha das Berlengas é antiga. Quando morei em Portugal e pesquisei sobre lugares para viajar por lá, esse arquipélago foi o primeiro que me chamou a atenção.
Acabei optando por visitar a região de Algarve primeiro e conheci Berlengas alguns meses depois. Então agora vou contar o que achei da ilha e se realmente vale a pena ir lá ou é melhor conhecer outros atrativos do país. Tudo pela minha ótica e opinião pessoal, é claro.
Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem obrigatório para a Europa. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!
Onde fica a Ilha das Berlengas?
Essa ilha pertence a Portugal e fica próxima de Peniche. Na verdade, o lugar é um arquipélago com algumas ilhas, mas a mais conhecida e habitada é a Berlenga Grande.
Lá não é longe de Lisboa, capital de Portugal. Por isso, muitas pessoas que visitam o país esticam a viagem para conhecer esse cantinho no meio do oceano.
Além do arquipélago, a cidade de Peniche também é bastante interessante, com praias cobiçadas por surfistas e um litoral muito bonito para caminhar por ali. Por isso, eu recomendo que você conheça tanto Peniche quanto as ilhas Berlengas.
Como o arquipélago é bem pequeno, pode não valer a pena fazer um desvio significativo em sua viagem se você for lá apenas para conhecê-lo. Porém, se aproveitar para visitar os lugares vizinhos, como a própria Peniche ou a cidade de Óbidos, que é bem pertinho e bastante histórica, então acredito que realmente valha a pena.
Como ir às ilhas Berlengas desde Peniche?
Por se tratar de uma ilha, você consegue chegar lá de barco. A boa notícia é que existem saídas diárias de Peniche e a viagem dura 35 minutos.
De maneira geral, existe um horário fixo de ida e outro de volta. Porém, na alta temporada há um fluxo maior de pessoas e você consegue dois horários diferentes.
Eu recomendo a viagem com a Civitatis, que é parceira do blog e de minha confiança para passeios. Eles oferecem tanto o ferry para a ilha, e você passa seu tempo lá como quiser, quanto a opção que inclui passeios, como a visita à gruta e o mergulho de passeio.
Vou deixar esses três links aqui para você escolher aquele que vale mais a pena em seu caso. Em cada um deles explica horários, o que está incluído, forma de pagamento e outros dados importantes.
- Ferry Peniche – Berlengas
- Ferry Peniche Berlengas + grutas
- Mergulho de batismo Arquipélago das Berlengas
Quando ir ao arquipélago?
Esse é um tópico importante que você deve ter atenção. As ilhas ficam fechadas em boa parte do ano. Assim, você só pode programar a sua viagem, de maneira geral, entre maio e setembro.
A alta temporada lá é o verão europeu. Os meses de julho e agosto costumam ser os mais cheios e a ilha fica bastante disputada. Acredito que junho seja o mês ideal para a sua viagem.
O que fazer na Ilha das Berlengas?
Eu preciso ser sincera com você: a ilha das Berlengas é bastante pequena. Em uma hora de caminhada percorrendo suas trilhas você já conhece a Berlenga Grande toda, que é a ilha principal. Assim, passa pelo forte, pelo farol e aprecia todo o litoral.
Mesmo assim, existe muita coisa para fazer lá. Primeiramente, você pode aproveitar a praia da ilha das Berlengas, que tem uma água clarinha e é um lindo lugar para relaxar. A faixa de areia é pequena, mas a Berlenga Grande também tem limite diário de pessoas, então a ilha não fica tão cheia de turistas.
Além disso, como já comentei, o arquipélago é um excelente lugar para fazer mergulho porque ele tem uma vida marinha bastante rica. E esse é um dos atrativos de lá.
Mas um dos principais passeios que você pode fazer é a visita às grutas das ilhas, em um passeio de barco passando por túneis de pedra até adentrar essas grutas. E a chance de ver golfinhos nesse caminho é boa!
Por fim, a ilha das Berlengas também é muito procurada pelos observadores de aves e admiradores da fauna e flora de Portugal. Uma grande variedade de espécies passa por ali, especialmente alguns tipos de gaivota. Então, se você gosta dessa atividade, como eu, esse também é um lugar interessante para visitar.
Pode dormir lá?
Aqui trago uma boa notícia: você pode dormir lá. A principal forma de hospedagem é dormir dentro do Forte São Baptista, o que pode ser uma experiência interessante para quem nunca se hospedou em um lugar desse tipo. Lá tem uma vista muito legal do mar, mas a estrutura não é das melhores e você precisa levar até a roupa de cama. Pelo menos o valor é bem em conta, sendo ao redor de 20 euros o quarto – o que você pode dividir se for acompanhado.
Uma alternativa mais confortável é o Hotel Pavilhão Mar e Sol, que tem apenas 6 quartos privativos e é um lugar bem concorrido. Apesar disso, o valor é relativamente caro, sendo cerca de 75 euros o casal.
Por fim, você pode acampar lá, no Parque de Campismo das Berlengas. Essa é a alternativa mais barata, sendo cerca de 8 euros cada tenda. E também acho uma delícia acordar por ali. Porém, escutei alguns relatos quando estive lá de que o barulho das aves é ensurdecedor. Então vale a pena levar isso em consideração.
Vale mesmo a pena visitar este lugar?
Honestamente, a vista daquele lugar é incrível e uma das minhas preferidas de Portugal. Eu acho que vale muito a pena ir para lá, principalmente se você estiver disposto a fazer o passeio de conhecer as grutas ou o mergulho.
Porém, como já comentei, o arquipélago é realmente pequeno. Então se o seu plano for fazer um bate e volta de uma cidade muito distante, pode valer mais a pena investir seu tempo em outras regiões.
Mesmo assim, caso decida conhecer as cidades vizinhas, como Peniche, Óbidos e até Nazaré, então com certeza vale a pena.