Pular para o conteúdo

Lagos Andinos: Puerto Varas e a Patagônia chilena farão você se apaixonar de vez pelo Chile

Patagônia Chilena no sul do país

Eu ouso dizer que a Patagônia chilena é um dos lugares mais lindos do mundo. E Puerto Varas é a porta de entrada para a região dos Lagos Andinos e todas as belezas do sul do Chile.

Se você gosta de cachoeiras, vulcões, lagos e trilhas, então vai ficar impressionado com a riqueza e a diversidade de paisagens da Patagônia chilena. E olha que nem comecei a falar sobre a beleza de Puerto Varas e das cidades vizinhas.

Se você está planejando um tour pelo sul do Chile e não sabe o que incluir no roteiro e quando vale a pena visitar a região, então vou te ajudar a programar a sua viagem pelos Lagos Andinos.

Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem para o Chile. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!

Turismo na Patagônia chilena vale a pena?

O Atacama rouba boa parte da fama do país e faz muitas pessoas se perguntarem se vale a pena visitar a Patagônia.

Primeiramente, você deve saber que a Patagônia chilena vai muito além dos glaciais do extremo sul do Chile. A região começa em Puerto Varas e vai descendo, abrangendo quase 800 mil km² do Chile e da Argentina.

Cachoeira em Puerto Varas nos Lagos Andinos
Queda d’água nos Saltos de Petrohué

Esse passeio é para todos os tipos de turistas. Se você aprecia um bom vinho chileno, pode viajar para lá. Já se é louco por neve e sonha em ver glaciais, também vai adorar visitar a Patagônia chilena. Mas se você prefere se aventurar em trekkings e passear por lagos e cachoeiras, então a Patagônia também é o seu lugar.

Assim, vale muito a pena conhecer a região para ter uma ampla diversidade de experiências em uma mesma viagem, ver paisagens que não existem no Brasil e ainda experimentar a gastronomia maravilhosa do lugar.

Lugares para visitar na Patagônia Chilena

  • Saltos de Petrohué
  • Parque Nacional Torres del Paine
  • Vulcão Osorno
  • Glaciar Grey
  • Lago Todos los Santos

Essa lista continua e é bastante extensa. Mas vou me concentrar na parte norte da Patagônia chilena para compartilhar as dicas de Puerto Varas, Puerto Montt, Frutillar e as regiões ao redor.

Como chegar a Puerto Varas?

Você consegue chegar a Puerto Varas de avião, carro, ônibus ou até pelo passeio que liga a Patagônia chilena com a argentina.

A maioria das pessoas sai de Santiago para chegar a Puerto Varas. Por isso, vamos nos concentrar neste trecho.

Porém, você pode fazer esta rota estando em qualquer outro lugar do Chile. Basta saber que o aeroporto mais próximo é o de Puerto Montt e que a estrada Panamericana liga todo o Chile, desde a fronteira com o Peru, passando por Puerto Varas, até o fim continental do país Quellón.

Como chegar a Puerto Varas de avião

  • Para chegar a Puerto Varas de avião você precisa pegar um voo até o aeroporto de Puerto Montt, chamado El Tepual, que fica a 22 km de Puerto Varas.
  • De Santiago até El Tepual o voo é de, aproximadamente, 1:40h. O preço da passagem varia. Mas, no momento que escrevo este texto, em junho de 2021, você consegue encontrar ida e volta por menos de R$400,00 em qualquer época do ano.
  • A Sky e a JetSmart oferecem ótimas tarifas nesse trecho.

Depois que chegar no aeroporto, você percorrerá 22 km, que são 25 minutos de carro, para chegar até Puerto Varas.

Esse trajeto pode ser feito de carro, táxi, translado ou ônibus saindo do aeroporto.

Você pode alugar o carro diretamente no aeroporto El Tepual. Eu recomendo a Rentalcars porque ela já faz uma comparação entre as diferentes empresas e te mostra os valores mais interessantes.

Como chegar a Puerto Varas de carro

  • Eu já adiantei que a Panamericana, também conhecida como Ruta 5, cruza todo o Chile e passa por Puerto Varas.
  • Mas, de Santiago até lá o caminho é longo. Você percorrerá, aproximadamente, 1015 km vencidos em 11 horas de carro se você for direto.
  • Como o caminho é extenso, sugiro que você o faça em mais de um dia e aproveite para conhecer um pouco outras cidades pelo percurso, como Chillán, Temuco e Osorno.

Como chegar a Puerto Varas de ônibus

  • Chegar a Puerto Varas de ônibus será, provavelmente, a opção mais barata. Foi a que eu escolhi e não me arrependi. Achei o ônibus em bom estado e o considerei bastante confortável para uma viagem longa.
  • Eu viajei de Pullman Bus, mas outras empresas também fazem o trajeto como a Bus Norte e a ETM. Você consegue encontrar ida e volta por R$300,00, aproximadamente. O percurso dura de 12 a 15 horas, dependendo da companhia.
  • Mas recomendo comparar as passagens de ônibus com as de avião para analisar se realmente vale a pena passar tantas horas na estrada.

Qual é a melhor época para visitar os Lagos Andinos?

Este é um típico lugar bom de se visitar durante o ano todo. A melhor época para visitar os Lagos Andinos depende do seu estilo de viagem e de quais passeios pretende fazer por lá.

Eu fui em outubro e adorei. Se você é eclético como eu e gosta de ter todo tipo de experiência, recomendo a primavera ou o outono.

Porque o inverno é uma ótima época para fazer esportes na neve, mas é um período sofrido para mergulhar nas águas do lago que ficam muito geladas.

Já o verão é a estação perfeita para observar as águas cristalinas da região e você ainda consegue observar bem o vulcão Osorno, sem névoa. Por outro lado, quase mão há neve nesta época e chove bastante.

Por isso, eu prefiro viajar para os Lagos Andinos na primavera ou no outono, para o clima estar balanceado e eu conseguir fazer um pouco de todas as atividades que a região proporciona.

Quantos dias ficar em Puerto Varas?

Eu considero que 4 dias são suficientes para conhecer os principais atrativos da cidade e da região – Puerto Varas, Frutillar, vulcão Osorno, Saltos de Petrohué e Lagos de Todos os Santos.

Porém, se você puder ficar mais, com certeza recomendo para fazer outros passeios e conhecer cidades próximas. Porque Puerto Varas margeia o enorme Lago Llanquihue assim como seus municípios vizinhos.

Por isso, toda a região fica com aquele ar de cidade portuária e proporcionam paisagens incríveis.

O que fazer em Puerto Varas e nos Lagos Andinos?

Falar sobre o que fazer em Puerto Varas é um desafio. Porque você tem muitas opções de atividades por lá.

Mas vou enumerar algumas atividades na minha ordem de preferência para você saber o que achei mais legal de fazer de acordo com a minha experiência.

1. Saltos de Petrohué

Cataratas dos Saltos de Petrohué
Rio Petrohué

Esse lugar é mágico! Eu fiquei impressionada. Se você tiver pouco tempo em Puerto Varas, eu definitivamente recomendo conhecer os Saltos de Petrohué.

O complexo faz parte do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, que abriga vários destinos turísticos do norte da Patagônia chilena.

Se trata de um conjunto de cachoeiras impressionantes que fazem parte do rio Petrohué. Além de elas chamarem a atenção pelo tamanho, também conquistam pela cor da água, de um tom azul esverdeado transparente.

E tem mais! Os Saltos de Petrohué tem algumas trilhas, rápidas e fáceis. Elas te levam até outras quedas d’água e mirantes.

O preço de 2021 para estrangeiros é de 6.200 pesos chilenos por pessoa.

2. Vulcão Osorno

Vulcão Osorno em Puerto Varas
Vulcão Osorno

É difícil não se apaixonar pelo vulcão Osorno. Porque você o observa desde a cidade de Puerto Varas. E fica ali namorando aquele cume cheio de neve com toda aquela beleza dos vulcões.

Então, quando você chega no Osorno, já fica animado de finalmente conhecer o vulcão. Eu subi até a base de carro alugado, mas você também pode ir de excursão desde Puerto Varas.

No inverno, o Osorno se transforma em uma estação de esqui, com muitos turistas fazendo esporte no lugar. Outra opção de atrativo é fazer um trekking até o topo. Apesar de ser relativamente fácil, você deve contratar um guia para garantir a sua segurança.

Além disso, o vulcão Osorno contém um teleférico que te transporta pelo local. Sempre li que ele funciona durante todo o ano. Porém, fui em outubro e estava fechado, apenas com o restaurante e estacionamento da base funcionando.

De qualquer forma, me diverti bastante no lugar. Brinquei muito na neve e caminhei pelo vulcão curtindo aquela paisagem, apesar do frio.

3. Puerto Varas

cidade de Puerto Varas e o lago Llanquihue
Puerto Varas

A própria cidade de Puerto Varas já é um atrativo maravilhoso dos Lagos Andinos.

Para mim, andar pela cidade e admirar sua beleza é o principal passeio que você pode fazer por lá. Porque o lugar é uma gracinha!

Ela margeia o lindo lago Llanquihue e isso, muitas vezes, forma um enorme espelho d’água com as nuvens reluzindo no lago.

Além disso, a cidade tem vários mirantes naturais para você admirar o Llanquihue com o vulcão Osorno ao fundo e outras montanhas.

Puerto Varas é limpa, arborizada e bem cuidada. Lá também tem cassinos, museus e outros atrativos para você se divertir.

4. Lago Todos Los Santos

Lago Todos los Santos nos Lagos Andinos
Lago Todos Los Santos

Eu estava com uma expectativa alta para o Lago Todos Los Santos, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada.

O lugar é lindo e um passeio por lá vale muito a pena, principalmente por ser próximo dos Saltos de Petrohué – você pode fazer os dois no mesmo dia.

Eu só não acho que o Lago Todos Los Santos seja o melhor atrativo dos Lagos Andinos, o que já vi muitos viajantes afirmarem.

O mais comum é fazer um passeio de barco pelo lago, que dura em torno de uma hora. Assim, você irá dar uma volta pelo Lago Todos Los Santos admirando o reflexo do Osorno e de outras montanhas na água.

Além disso, tem uma pausa para mergulhar – se você tiver coragem de encarar a água gelada dependendo da época que for.

5. Frutillar

Museu Colonial Alemão em Frutillar
Museu Colonial Alemão, Frutillar

Frutillar é uma cidade próxima de Puerto Varas que também margeia o lado Llanquihue. A distância entre elas é de, aproximadamente, 30 km.

Você pode ir até lá de carro, transfer ou até de ônibus comum, pagando menos de 3.000 pesos chilenos.

Frutillar foi fundada por imigrantes alemães. Por isso, as construções de lá conservam o estilo europeu. Os restaurantes são uma mistura de gastronomia alemã com pratos típicos chilenos. Então vale muito a pena conhecer a cidade, porque ela é um charme.

Além disso, Frutillar abriga o Museu Colonial Alemão, que explica sobre a fundação da cidade e a atuação alemã da época. O museu é também um lugar muito florido e propicia uma ampla visão da cidade. Ele custa 2.500 pesos chilenos – junho de 2021.

Eu amei conhecer o Museu Colonial Alemão em Frutillar.

6. Chiloé

Chiloé é uma enorme ilha do Chile, sendo a quinta maior da América do Sul. Você pode chegar lá atravessando Puerto Montt e seguindo aquela estrada Panamericana que já falamos aqui.

Apesar de ser uma ilha, você pode ir de carro, porque a balsa que faz a travessia leva pedestres e veículos.

Eu fiquei pouco tempo em Chiloé, mas o arquipélago tem muitos atrativos. Se você puder, eu definitivamente recomendo dormir uns 3 dias por lá para conhecer melhor a região.

Alguns atrativos que você encontra em Chiloé:

  • Observar palafitas, igrejas e muitas aves,
  • Passear de lancha pela baía de Puñihuil para admirar os pinguins,
  • Visitar o Fuerte San Antonio na cidade de Ancud,
  • Explorar o Parque Nacional Chiloé.

7. Puerto Montt

Puerto Montt abriga o aeroporto mais próximo de Puerto Varas. Por isso, muitas pessoas se hospedam por lá ou aproveitam para conhecer a cidade antes de visitar outros atrativos dos Lagos Andinos.

Puerto Montt é uma cidade portuária e sua baía tem saída para o Oceano Pacífico. Por isso, ela é um importante porto do Chile.

Eu acredito que em apenas um dia você consegue dar uma volta pela região e conhecer os principais atrativos de Puerto Montt, porque ela não é tão turística quanto as cidades vizinhas.

Mas você encontra restaurantes bem diversificados por lá e também pode visitar praças, igrejas, monumentos e museus.

Onde se hospedar no norte da Patagônia chilena?

Recomendo que você se hospede em Puerto Varas para conhecer a região dos Lagos Andinos.

Uma ótima opção de quarto compartilhado é o Hostal Climb House, muito bem avaliado pelos hóspedes. Você também pode aproveitar o Hostal Compass del Sur, que tem como diferencial a excelente localização.

Mas se você prefere dormir em um hotel com um quarto só para você e ainda com café da manhã incluído, então pode conhecer o Mero Gaucho Hotel Boutique, no centro. Outra opção, e ainda com vista para o lago, é o ApartHotel Kintumay.

Dicas para viajar pelos Lagos Andinos no sul do Chile

brincando na neve no vulcão Osorno na Patagônia chilena
Vulcão Osorno
  • Faça seu roteiro, mas permita-se mudar de ideia e visitar lugares que você nem sabia que existiam no sul do Chile.
  • Quando comprar sua passagem, verifique o clima da época para preparar suas malas, porque as temperaturas no Chile variam bastante.
  • Consulte a cotação da moeda para checar se vale a pena levar peso chileno, dólar ou até real.
  • Não tenha medo de viajar sozinho pelo país. Porque ele é o mais seguro da América do Sul.
  • Aproveite cada segundo da viagem e seja muito feliz em Puerto Varas e na Patagônia chilena!

2 comentários em “Lagos Andinos: Puerto Varas e a Patagônia chilena farão você se apaixonar de vez pelo Chile”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *