Pular para o conteúdo

O que fazer no Atacama: 5 passeios inesquecíveis

Conhecer o Atacama é o sonho de muitos brasileiros. Porém, ao chegar lá, são tantas opções de passeios que é difícil decidir o que fazer no Atacama com o tempo disponível. Assim, segue a minha lista pessoal de passeios preferidos na ordem do melhor para o bom (no Atacama não existe pior, todos são incríveis).

Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem para o Atacama. Indico o site que uso sempre e compara valores mostrando a melhor cotação. Aproveite meu cupom de desconto e reserve seu Seguro Viagem!

1. Tour do Atacama ao Salar de Uyuni

Não pense duas vezes. Essa viagem é M A R A V I L H O S A. Muitas pessoas acabam não fazendo o tour por serem necessários 4 dias para completá-lo. Então, elas priorizam outros passeios do Atacama.

Se você está lendo este texto, já inclua mais dias na sua viagem ao deserto. Isso vai valer a pena.

Tou do Atacama ao Salar de Uyuni
Deserto de sal – Salar de Uyuni

O tour do Atacama ao Salar de Uyuni consiste em uma viagem de 4 dias, ida e volta até o deserto de sal, o único ponto brilhante da terra que pode ser visto do Espaço. No percurso, você avista lagoas imensas, montanhas e vulcões coloridos, geisers, desertos, termas, rochas. São infinitas as belezas naturais que te surpreendem pelo caminho.

Esse foi o meu passeio preferido. Todas as informações completas sobre ele você encontra em Salar de Uyuni: como ir.

2. Salar de Tara

O Salar de Tara foi a minha paixão do Atacama. São tantas paisagens diferentes pelo caminho que você tenta não piscar.

Monjes de la Pacana, Salar de Tara, o que fazer no Atacama
Monjes de la Pacana, Salar de Tara

O tour começa com um café da manhã aos pés do Licancabur, o vulcão mais exuberante da região. De lá, seguimos para a Laguna Kepiaco. O lugar é uma graça e se destaca pela variedade de cores.

 Então, chegou o momento de conhecermos os Monjes de Pacana. Eu me encantei com o local. É uma imensidão de deserto com rochas em formatos verticais e compridos. Essas formações se localizam no Salar de Águas Calientes, que visitamos antes de seguir para o Salar de Tara.

O que mais me maravilhou nessa parte do passeio foram as lagoas, que considerei as mais bonitas do Atacama porque o reflexo do sol faz um espelho instantâneo, que te dá vontade de brincar com a lagoa por horas.

Lagoa do passeio Salar de Tara
Lagoa do passeio ao Salar de Tara

Por fim, conhecermos o Salar de Tara, e eu novamente me surpreendi com a diversidade do Atacama porque o lugar é mais um paraíso dos fotógrafos. Eu adorei me aventurar subindo nas rochas, e observando aquela imensidão.

O tour do Salar de Tara é cultural. O diferencial dele é que, além de apreciar todas as paisagens do lugar, você também aprende bastante sobre a formação dele e sua história.

3. Piedras Rojas

É uma missão muito difícil escolher entre Piedras Rojas e o Salar de Tara. Eu considero os dois passeios imperdíveis no Atacama e obrigatórios para quem visita o deserto.

O tour de Piedras Rojas é mais focado em lagoas pois são muitas pelo caminho e de diferentes cores. O passeio começa na Laguna Chaxa, em que você observa centenas de flamingos e aprende sobre as diferentes espécies e como diferenciá-las.

Então, há uma parada na pequena cidade de Toconao, para observar suas construções e aprender sobre as plantas medicinais da região.

A partir daí, é até difícil descrever o que vem em seguida. Esse é o momento de conhecer as Lagunas Altiplânicas. São muitos mirantes pelo caminho e lagoas completamente diferentes uma das outras. Nós passamos pela Laguna Miscanti, pela Laguna Miñiques, e o dia ainda termina na Laguna Tuyajto.

Laguna Miscanti, passeio de Piedras Rojas
Laguna Miscanti, Lagunas Altiplânicas

Logo, é fácil entender por qual motivo Piedras Rojas é o preferido da maioria dos viajantes.

4. Tour Astronômico

O Tour Astronômico é um passeio bem famoso no Atacama. Mesmo assim, eu o subestimei. Eu sabia que o céu do deserto era lindo e que seria uma oportunidade incrível admirá-lo, mas eu não fazia ideia do que me esperava.

O tour foi de 22:00 às 00:00. A van nos levou até um local (que, para mim, era no meio do nada) e os guias prepararam os telescópios para ser possível a observação do céu. Enquanto eram feitos os preparativos, bebíamos vinho e comíamos os snacks oferecidos no passeio, em uma bela mesa.

Então começou o show. A dinâmica era primeiramente a explicação e depois a observação, um por um. O meu grupo era de 20 pessoas e tinham três telescópios. Primeiramente, aprendemos sobre as diferentes fases e cores das estrelas e as identificamos no céu.

Após isso, o guia nos explicou mais sobre os planetas, e também pudemos observar alguns deles. Esse foi o momento que mais me marcou e impressionou no tour. Eu vi os anéis de Saturno. Nem sabia que isso era possível, mas vi o planeta gigante com o anel ao redor. Parecia mágica. Recomendo muito essa experiência.

Para finalizar, chegou a hora de observar a lua do telescópio. O que os meus olhos viam parecia foto do Google, porque eu enxerguei a lua de verdade, com suas crateras e deformações. A foto abaixo foi tirada da lente do telescópio pelo guia, no nosso celular. Dá para acreditar?

Foto da lua no tour astronômico
Foto da lua no tour Astronômico

5. Geysers del Tatio

Em quinto lugar, seleciono o passeio Geysers del Tatio. Ele é tão diferente e maravilhoso quanto os outros. Este tour consiste em visitar quatro lugares: o Campo Geotérmico, o Vado del Río Putana, o Pueblo Machuca e a Piscina Termal del Tatio.

Campo geotérmico

Eu nem sabia o que era um gêiser. Nunca tinha ouvido falar no termo. Descobri que se trata de uma nascente termal que entra em erupção devido à diferença de temperatura entre a água e o ambiente externo.

Na prática, meus olhos viam buracos no chão que cuspiam vapor para fora da terra. É um fenômeno incrível. Esse gêiser chileno é o terceiro maior do mundo e o maior campo geotérmico do hemisfério sul.

Geysers del Tatio
Geysers del Tatio

Nesse passeio, saímos de San Pedro do Atacama por volta das 5:00. Isso se justifica devido ao melhor horário para ver as erupções de água, que é antes do nascer do sol, com baixas temperaturas. Isso também faz com que esteja bastante frio nesse momento do tour, com uma considerável chance de se encontrar temperaturas negativas.

Além disso, a altitude no campo geotérmico passa dos 4.000 metros de altitude. Tudo isso faz com que seja prudente ter atenção e levar remédios ao passeio, para evitar desconforto.

Piscina Termal del Tatio

Após nos maravilharmos com os gêiseres, fomos à Piscina Termal del Tatio. Eu quase não entrei nela pois a diferença de temperatura da água para o ambiente externo é de fazer passar mal. Mas, como já estava ali, consegui tomar coragem.

Vado del Río Putana

Então dirigirmos até o Vado del Río Putana, uma região bastante agradável de observar, com muitos animais, vegetação amarela e verde, e o rio Putana para completar.

Vado del Río Putana
Vado del Río Putana

Pueblo Machuca

Para finalizar o passeio, fomos conhecer o Pueblo Machuca. É uma fofura de povoado, porque tem poucas casinhas e bem rústicas. O lugar é famoso por fabricar empanadas de queijo de cabra e espetinhos de carne de lhama. Tudo é uma delícia.

Retornamos a San Pedro por volta das 13:00. Os horários, preços e detalhes de todos os passeios do Atacama, você encontra na tabela abaixo (valores de 2020).

Tabela passeios Atacama

Veja também quanto custa viajar para o Atacama em 2020 para você planejar, então, sua viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *