Eu morei na Espanha por 6 meses. Neste tempo, rodei o país de Norte a Sul. Fiz o Caminho de Santiago, dancei nas festas de Ibiza e comi muitas tapas em Andaluzia. Neste post, reuni os meus lugares prediletos do país, até aqueles que eu nem sabia que existiam e me encantei em conhecer. Também incluí um bônus no final com os destinos que não tive a oportunidade de desbravar, mas sei que valem a pena. Assim, segue a minha lista pessoal dos melhores lugares da Espanha.

Melhores lugares da Espanha – Recomendação pessoal

1. Islas Cíes

Praia de Rodas nas Islas Cíes, melhores lugares da Espanha
Praia de Rodas, Islas Cíes

Islas Cíes é o nome do meu lugar preferido no mundo. O arquipélago fica na Galícia e é possível chegar lá de barco a partir de Vigo. A limitação diária da quantidade de pessoas que visitam as ilhas garante a preservação do lugar.

Estar lá é se conectar com a natureza. As Islas Cíes contêm praias lindas, de um azul claro e uma areia bem branca. Além disso, a infinidade de pássaros que habitam o local proporcionam um espetáculo no céu. Tudo isso pode ser apreciado através das trilhas que atravessam o arquipélago, bem sinalizadas e fáceis de fazer.

Você pode fazer bate e volta ou dormir na ilha. Porém, a única opção de hospedagem é o camping, que também é lindo e bem cuidado.

2. Alhambra

Alhambra
Alhambra, Granada

Eu gostei tanto da Alhambra que já fui três vezes. O lugar é um complexo de palácios muçulmanos construídos no século XIII, em Granada, no Sul da Espanha. Há tanto o que visitar na Alhambra que é até difícil descrever.

O lugar é imenso e é uma mistura de jardins muito coloridos e bem cuidados, castelos com vistas impressionantes e uma aula sobre a história islâmica na Espanha. Recomendo reservar um dia inteiro para conhecer com calma tudo o que a Alhambra tem a oferecer.

3. Caminho de Santiago de Compostela

Albergue de Valga, no Caminho de Santiago de Compostela
Albergue de Valga, Caminho de Santiago de Compostela

Ok, isso não é um lugar. Mas não posso falar dos melhores lugares da Espanha sem citar o Caminho de Compostela. Há diversas rotas possíveis, partindo de Portugal, da França ou da própria Espanha.

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é andar por horas em meio à natureza, enquanto se conhece pessoas incríveis de todas as partes do mundo e se conecta um pouco mais com o seu próprio interior.

Fiz o Caminho de Santiago Português e foi uma experiência que mudou a minha vida. Já planejo os próximos.

4. Formentera

Formentera, melhores lugares da Espanha
Azul turquesa da praia, Formentera

Se você gosta de um mar inacreditável que parece pintura ou foto com filtro de Instagram, Formentera é o lugar perfeito para você. Esta ilha faz parte das Islas Balleares, e fica bem próxima de Ibiza. Porém, ela é bem menor em dimensão territorial e muito mais calma.

As Islas Balleares são banhadas pelo Mar Mediterrâneo. Isso faz com que o azul das praias seja de um tom turquesa, ou esverdeado. Eu já conheci muitas praias ao redor do mundo, e estou segura em afirmar que nunca vi um mar tão lindo como o de Formentera.

Você pode alugar um carro e percorrer a ilha em um dia. Ou se hospedar por lá para aproveitar as praias com calma e sossego.

5. Mallorca

Cala Figuera, praia em Mallorca
Cala Figuera, na ilha de Mallorca

Também nas Islas Balleares, se localiza Mallorca, a maior ilha do arquipélago. Ela possui dezenas de praias, com aquele azul inacreditável das Balleares. Só isso já seria motivo suficiente para conhecer a ilha, que é um dos melhores lugares da Espanha. Porém, Mallorca oferece diversos outros atrativos.

Há mirantes, cavernas, grutas, lagos, vilarejos. Somado a isso, parte de Mallorca contém estradas suntuosas, que fazem zigue-zague e nos proporcionam uma vista que mistura montanhas, mar, avenida e uma rica vegetação.

Caverna na ilha de Mallorca
Cuevas del Drac, caverna de Mallorca

As fotos não mentem. Vale muito conhecer o lugar, né?

6. Sevilha

Rio Guadalquivir em Sevilha, melhores lugares da Espanha
Rio Guadalquivir, Sevilha

Sevilha é a cidade mais populosa da Andaluzia, e a quarta maior da Espanha. A cidade é uma graça e tem como principal atrativo a Plaza de España, que mistura construções centenárias, chafarizes e rios.

Por falar em rio, um dos famosos atrativos de Sevilha é passear pelo Rio Guadalquivir. Isso proporciona aos visitantes conhecerem a cidade de outro ângulo e verem populares pontos turísticos das águas.

Além disso, Sevilha também tem uma catedral imponente, uma das mais visitadas da Espanha. A cidade oferece, ainda, ruas que serpenteiam entre si, torres, e palácios. Tudo isso acompanhado de shows de Flamenco pela cidade, sempre bem presentes em Sevilha.

7. Barcelona

Parc de la Ciutadella, em Barcelona
Parc de la Ciutadella, Barcelona

Barcelona é, provavelmente, o lugar mais famoso dessa lista. Confesso que não costumo gostar de cidades muito turísticas, mas Barcelona, com certeza, é uma exceção. Tenho a impressão de que posso ficar meses por lá e ainda faltarão lugares para conhecer, ou experiências para ter.

Barcelona é uma cidade viva, 24 horas por dia. São parques, praias, praças, catedrais, construções históricas. E festa atrás de festa.

O turismo agressivo não é muito bem visto pelos moradores, que veem preços cada vez mais altos na cidade. Porém, tudo isso também faz de Barcelona um lugar diverso, com pessoas de todas as partes do mundo.

Eu já visitei a cidade duas vezes e não recusaria um convite para voltar.

8. Segóvia

Aqueduto de Segóvia
Aqueduto de Segóvia

Segóvia é uma cidade a 90 km de Madrid. Quem está na capital e quer uma boa opção de bate e volta, é Segóvia que eu recomendo. A cidade é incrível e tem atrativos diferentes dos comumente encontrados na Espanha.

Primeiramente, há um aqueduto enorme e bem preservado, construído há milênios. Além disso, há a Catedral de Santa Maria, uma construção diferenciada com dezenas de torres circundando o núcleo principal da igreja.

Para completar, há o Alcazár de Segóvia, meu lugar preferido na cidade. Sou uma amante de vistas e paisagens, e das torres do Alcazár se tem uma visão privilegiada de Segóvia e outras regiões da Espanha.

9. Salamanca

Salamanca, Melhores lugares da Espanha
Salamanca

Preciso ser sincera. Minha ida à Salamanca envolveu muitas bebidas e poucas lembranças. Mesmo assim, a arquitetura da cidade me marcou. São catedrais, museus, ponte, e um centro histórico bem preservado. Além disso, a Universidade de Salamanca é um show à parte. Ela tem mais de 800 anos de história e contém salas e livrarias quase milenárias.

Para os festeiros, Salamanca é a cidade perfeita. Ela oferece opções noturnas para todos os gostos, além de festivais que juntam o país inteiro na cidade. É fácil entender porque não me lembro de muita coisa.

10. Valência

Oceanógrafo de Valência
Oceanógrafo de Valência

Para quem gosta de áreas verdes, como eu, Valência é um lugar incrível de conhecer. A cidade é atravessada por um parque enorme com pontes, lagos, atrações turísticas, e muitos jardins. Para mim, só de caminhar por Valência eu já me sinto feliz e em paz.

A cidade ainda oferece praias e o complexo arquitetônico Cidade das Artes. Além disso, aos interessados em vida marinha, Valência abriga o maior aquário da Europa e um dos maiores do mundo.

11. La Coruña

La Coruña, Galicia, melhores lugares da Espanha
Monte de San Pedro, La Coruña, Galícia

La Coruña é uma cidade da Galícia, no Norte da Espanha. A culinária da região é incrível e vale muito a pena experimentar os pratos típicos.

Além disso, La Corunã tem museus, igrejas, parques, monumentos históricos e diferentes vistas para o mar.

A própria cidade oferece praias lindas e limpas. Porém, se você tiver tempo, recomendo alugar um carro para percorrer a região, fugindo um pouco dos roteiros turísticos e imergindo na Espanha frequentada por espanhóis. Isso pode te proporcionar paisagens e praias encantadoras.

12. Toledo

Toledo
Ruas e arquitetura de Toledo

Toledo é uma cidade medieval a 70 km de Madrid. Assim como Segóvia, é possível fazer bate e volta da capital para lá, para quem está com o tempo apertado.

Toledo é histórica e sua arquitetura é o principal atrativo. Assim, permita-se caminhar e se perder pelas ruas. São portais ao redor da cidade, pontes, igrejas, praças. Ainda há o Alcazár, um palácio com uma vista panorâmica de Toledo.

Você vai se sentir em um filme medieval passeando pela cidade. É incrível.

Quer um roteiro completo por lá? A Ouse Viajar te conta o que fazer em um dia em Toledo.

13. Torcal de Antequera

Torcal de Antequera
Formações rochosas do Torcal de Antequera

O Torcal de Antequera é um lugar pouco conhecido pelos brasileiros. Sou muito grata por ter tido a oportunidade de visitar esse paraíso geológico. Se eu não tivesse morado em uma cidade próxima, provavelmente ainda nem saberia que o Torcal existe.

Trata-se de uma reserva natural da província de Málaga, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. A paisagem é constituída de milhares de formações rochosas em formatos diferentes. Há algumas trilhas em que você pode percorrer a reserva e explorar essas misteriosas formações, além de ser presenteado com mirantes e vistas a cada 5 minutos.

14. Córdoba

Córdoba
Alcazár de Córdoba

Córdoba é mais uma cidade do Sul da Espanha que merece ser conhecida. Primeiramente, ela abriga um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha, a Mezquita-Catedral de Córdoba.

Além disso, Córdoba tem palácios, praças, parques, e muitas outras igrejas. A cidade é cortada pelo rio Guadalquivir, o que a deixa ainda mais charmosa, com pontes antigas.

Córdoba também tem seu Alcazár, que pode ser visitado e encanta com jardins bem cuidados e uma vista privilegiada da cidade.

15. Ávila

Mirador Cuatro Postes, em Ávila
Mirador Cuatro Postes, Ávila

Acompanhando Segóvia e Toledo, Ávila é mais uma cidade próxima de Madrid que recomendo visitar. O diferencial do lugar é uma muralha intacta construída na Idade Média, com mais de 80 torres que circundam a cidade e a dividem entre a parte interna fortificada e a área exterior à muralha.

Você pode caminhar em cima da muralha e ter diferentes visões do lugar, e também visitar as praças e igrejas de Ávila.

Além disso, recomendo a todo turista que vai à Ávila conhecer o Mirador Cuatro Postes. De lá se tem uma vista completa da muralha circundando a cidade. Eu nunca havia visto um lugar tão fortificado.

Melhores lugares da Espanha – Bônus

Esta seção engloba lugares que ainda não conheci, mas estão nos meus planos. Eles são famosos pela beleza e não podem ficar de fora da lista dos melhores lugares da Espanha.

16. Lanzarote

Lanzarote é uma ilha do arquipélago das Canárias, localizada próxima ao Marrocos. Além das diversas lindas praias, típicas de ilhas, Lanzarote impressiona por oferecer uma paisagem vulcânica.

Há, ainda, um jardim de cactus e diversos mirantes para apreciar o lugar. Lanzarote está no topo dos lugares que ainda quero visitar na Espanha.

17. Praias de Astúrias

A região de Astúrias fica no Norte da Espanha. Ela engloba mais de 200 praias, com faróis, mirantes, e uma infinidade de animais.

Astúrias também é famosa pela prática de surf e mergulho em sua costa.

18. El Caminito del Rey

El Caminito del Rey é uma passagem construída entre desfiladeiros, na região de Málaga, Sul da Espanha. A trilha ficou fechada por anos e foi revitalizada e aberta ao público em 2015.

Para quem gosta de aventuras, El Caminito del Rey é um lugar incrível, com pontes estreitas e passagens entre precipícios. Porém, é tudo seguro e com proteção.

19. Bilbao

Bilbao é uma das cidades mais populosas da Espanha. Ela se localiza no País Basco, Norte do país.

Além de uma agitada vida noturna e uma gastronomia famosa, Bilbao tem uma arquitetura intrigante e oferece museus, parques, igrejas, mirantes. Além disso, a cidade é atravessada por um rio e rodeada de pontes.

20. Parque Natural Cabo de Gata

O Parque Natural Cabo de Gata fica em Almería, no Sudeste da Espanha. É mais uma região fantástica para os admiradores de mares e mirantes. A área tem 460 km² e centenas de praias.

O lugar foge da rota turística e é ideal para quem quer aproveitar a paz dos mares espanhóis sem pressa e apreciando cada vista.

21. Montserrat

Montserrat é uma montanha próxima de Barcelona, considerada a mais importante da Catalunha. Além da paisagem que pode ser apreciada por trilha ou em subida por funicular, há o Mosteiro de Montserrat, um importante ponto de peregrinação espanhola.

Por isso, Montserrat proporciona, além de belas paisagens, um encontro com a sua espiritualidade.

22. Ronda

Para encerrar a lista dos melhores lugares da Espanha, não posso deixar de recomendar a cidade de Ronda. É mais um atrativo de Málaga, já o terceiro desta lista.

Ronda é uma pequena cidade do país, mas um importante destino turístico. Há casas feitas à beira do abismo, pois a cidade é cortada por um grande desfiladeiro.

A paisagem diferente da cidade atrai visitantes de todo o mundo. Com certeza visitarei Ronda quando eu tiver uma oportunidade.

Leia também:

2 Replies to “Melhores lugares da Espanha: 22 destinos além da rota turística”

  1. Adorei seu post, ótimas dicas. Conheço só alguns desses lugares, outros já estavam na lista, mas agora deu vontade de conhecer todos! Belas fotos! 🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *