O Morro Santo Inácio, Niterói, é a trilha com a vista mais completa da cidade. Lá de cima você observa desde o Centro até a Região Oceânica.

Mirante do Morro Santo Inácio Niterói
Parte do topo do Morro Santo Inácio

E ainda admira a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói e outros pontos que só deixam a paisagem ainda mais bonita.

Agora eu vou te contar o passo a passo para você fazer a trilha e aproveitar esse visual panorâmico da cidade.

Resumo da trilha

  • Nível de dificuldade: Leve superior
  • Distância total: 3,5 km ida e volta
  • Tempo de trilha: 40 minutos de subida/ 30 minutos de descida
  • Altitude: 347 metros

Onde fica o Morro Santo Inácio e como chegar lá?

O Morro Santo Inácio fica em Niterói e faz parte do Parque Natural Municipal de Niterói, o PARNIT.

Para quem conhece o famoso Parque da Cidade, em São Francisco, o início da trilha é por ali.

Quando você chegar aos cones da entrada do parque, em vez de virar à direita para subir até a sede e acessar a rampa de voo livre, você seguirá reto pela rua da esquerda, a Estrada Nossa Senhora de Lourdes.

Rua do Parque da Cidade
Siga a rua para encontrar o início da trilha

Então você continuará nessa rua por aproximadamente 1 km e logo chegará até a entrada da trilha, em uma placa à esquerda.

Se você estiver de carro, pode seguir até esse ponto e estacionar por lá. Se vier caminhando desde a entrada do Parque da Cidade, em 15 minutos você chega até a entrada da trilha.

Como chegar ao Morro Santo Inácio de ônibus?

Primeiramente, você deve saber que só é possível chegar à entrada da trilha de carro ou a pé. Para quem vai de transporte público, será necessário pegar um ônibus, como o 62 e o 740D, até o bairro São Francisco ou Icaraí e, de lá, pegar um Uber até o Parque da Cidade.

Você também pode saltar do ônibus em São Francisco e subir até o PARNIT andando, mas isso aumentará o seu tempo de trilha em quase uma hora, e de subida.

Qual a vista do topo?

Agora vamos ao que interessa. Essa trilha vale mesmo a pena? O que eu verei lá do topo?

O mirante do Morro Santo Inácio Niterói é bem extenso. Se você quiser apreciar toda a vista que ele te proporciona, vai precisar caminhar por uns 10 minutos lá no topo até ver tudo.

De início, você já consegue ver boa parte da Baía de Guanabara e dos bairros de São Francisco, Charitas e Jururuba. Além disso, também observa pontos turísticos do Rio como o Pão de Açúcar e o Museu do Amanhã.

Pedra do Santo Inácio
Mirante do Morro Santo Inácio

Andando um pouco para a direita você já conseguirá ver o centro da cidade e pontos emblemáticos como o Niterói Shopping e a Ponte Rio-Niterói.

Vista da Ponte Rio-Niterói
Vista da cidade de Niterói

Seguindo pelo mirante, você conseguirá observar a área mais urbana de Niterói e bairros como Pendotiba, Cachoeiras, Largo da Batalha e São Francisco.

Cidade vista do Morro Santo Inácio Niterói
Topo do Morro Santo Inácio

Por fim, ainda mais para a direita do mirante se tem a vista da Região Oceânica de Niterói. De lá você poderá enxergar os bairros de Piratininga, Itaipu e Camboinhas e pontos turísticos da cidade como o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante.

Região Oceânica de Niterói
Região Oceânica de Niterói

Como fazer a trilha do Morro Santo Inácio Niterói??

A trilha do Morro Santo Inácio é de nível leve superior. Ela não é muito íngreme e apenas os 5 minutos finais são mais cansativos.

Se você está acostumado a fazer trilha, vai achar a caminhada bem fácil. Mas se não é o seu caso, também não se preocupe porque a trilha é bem tranquila de fazer e pessoas de todas as idades costumam ir para lá.

Se você começar a caminhar da Guarda Ambiental do Parque da Cidade, ou seja, da entrada do parque, deverá seguir pela Estrada Nossa Senhora de Lourdes por uns 15 minutos até encontrar a placa de início da trilha.

Entrada da trilha Morro Santo Inácio Niterói
Entrada da trilha

Início da trilha

Depois de 10 minutos de trilha você encontrará uma pequena pedra à esquerda com a placa de “Mirante do Santo Inácio II”. Mas não dá pra ver quase nada dali e eu logo segui adiante.

Seguindo a trilha você encontrará a primeira bifurcação com um caminho para a direita margeando uma cerca de arame e um caminho para a esquerda. Você deve seguir pela esquerda. Não se preocupe porque em toda a trilha há setas amarelas sinalizando que você está na direção certa.

Logo adiante há a segunda e última bifurcação. O caminho certo é pela esquerda. Mas se você seguir pela direita, em 2 minutos andando chegará a um mirante

Depois desse mirante, é só retornar para aquela bifurcação e seguir por mais 5 minutos que você já chegará ao topo do Morro Santo Inácio.

Os últimos minutos da trilha são os mais cansativos porque você precisa fazer uma pequena escalaminhada nas pedras. Mas acredite, é realmente fácil e bem rápido de subir.

Então, no total, você demora 40 minutos para subir e 30 minutos para descer, aproximadamente. A trilha vale muito a pena e não deixe de fazê-la se tiver a oportunidade!

Dicas para a sua trilha

  • Vá cedo. Apesar da trilha ser fechada, o topo é bem aberto e o sol castiga no mirante.
  • Passe protetor solar, repelente e leve um boné.
  • Em frente à Guarda Ambiental do parque tem um espaço que vende água, caldo de cana, pastel. Mantenha-se hidratado e alimentado sempre.
  • Não há sinal de celular na entrada da trilha. Então, se você combinar de ir com outras pessoas, sugiro que deixem bem claro o ponto de encontro ou vão juntas para não ter erro.
  • Preserve a natureza e cuide do seu lixo para não sujar a trilha.

Gostou da trilha e quer saber mais sobre a cidade? Então eu te conto quais são as 15 melhores atrações de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *