Onde ficar em Ilha Grande, no RJ: de Abraão a Aventureiro

Onde ficar em Ilha Grande no RJ

Decidir onde ficar em Ilha Grande pode ser um desafio com tantas praias lindas por lá. Você encontra regiões mais desertas ou bem estruturadas e tem opções para todos os gostos.

Eu conheço bem o lugar. Já perdi a conta das vezes que fui para lá e, inclusive, fiz a volta à ilha. Por isso, conheço bem a região e preparei este post para mostrar as melhores opções de onde ficar em Ilha Grande.

Quais são os lugares mais procurados de Ilha Grande?

Abraão

Quem pesquisa onde ficar em Ilha Grande, logo ouve falar sobre a vila Abraão. É lá que vive um terço dos moradores da ilha. Assim, como é de se esperar, essa vila é o lugar de melhor estrutura, com mais opções de pousadas, restaurantes e agências turísticas.

O meu hostel preferido de Abraão é o Biergarten. Eu já fiquei lá algumas vezes e gosto da infraestrutura e localização do lugar. Se você prefere pousadas, pode ficar na Tagomago. Ela é uma graça e fica colada na praia. Buscando uma casa para alugar, recomendo a Suíte AYO III. Ela acomoda até quatro pessoas.

Uma das praias mais famosas de Ilha Grande é a Praia de Lopes Mendes, que já esteve na lista das mais bonitas do mundo. Porém, você não consegue se hospedar por lá. Por isso, geralmente, quem vai a Lopes Mendes costuma dormir em Abraão e pegar um barco para lá, ou fazer trilha. Você pode conseguir mais informações sobre esse destino no meu post Lopes Mendes Ilha Grande: como chegar, fotos e preços.

Aventureiro

Outro destino bastante procurado pelos turistas em Ilha Grande é a Praia de Aventureiro. Lá você encontra camping e quartos para alugar. Lá não é como Abraão em que você encontra muitos comércios. Aventureiro é, basicamente, uma praia em que você só chega por trilha ou barco sem muitas ruas como acontece com vilas.

Aventureiro
Aventureiro

Esse é o destino de quem busca sossego e beleza natural, como mostra o coqueiro que é cartão-postal de lá. Pessoalmente, acho que Aventureiro já ficou bastante turístico e não é mais a paz de antes. Gosto mais de Parnaioca para quem realmente busca um lugar mais vazio e gostoso de ficar.

Em aventureiro, você pode acampar ou ficar em um chalé, como o Chalé da Ana, ao final da praia. Ele é bem equipado e com boa estrutura para quem não quer acampar na praia.

Provetá

Se você gosta de estrutura, mas não curte praias tão lotadas como as que costumam ficar próximas de Abraão, então pode optar pelas outras vilas da ilha que têm boas praias, mas quase não são frequentadas por turistas. Esse é o caso da vila Provetá, a segunda comunidade mais populosa da ilha.

Por ali, você pode se hospedar no Recanto Caiçara Provetá, ao pé da praia e equipado para com cozinha e Wi-Fi.

Além de ser próxima da bela Praia de Aventureiro, Provetá também fica perto da Praia dos Meros, a única praia de Ilha Grande que só é acessível de barco, e da Gruta do Acaiá, um lugar que parece magia com água fluorescente e vale a muito a pena você conhecer se nunca ouviu falar sobre ele.

Gruta do Acaiá em Ilha Grande
Gruta do Acaiá

Onde ficar em Ilha Grande para quem quer tranquilidade?

Pela minha experiência pessoal, o primeiro lugar que eu recomendo é a Praia de Parnaioca. Porém, existem, também, outras opções interessantes.

Uma delas é acampar ou ficar em uma hospedagem na Praia de Palmas. O lugar é bem próximo de Abraão e tem uma praia incrível, mas não tão movimentada. Outra alternativa é a Praia do Bananal.

Em todos esses lugares você consegue se alimentar nos restaurantes da praia ou na própria hospedagem.

Onde ficar em Ilha Grande procurando boa infraestrutura?

As melhores estruturas estão nas regiões mais populosas da ilha.

Primeiramente, você pode ficar em Abraão, como já comentei no início deste post.

A segunda melhor alternativa de estrutura é a vila de Provetá, que fica no outro lado da ilha. Se você consegue ir para Ilha Grande com frequência, eu sugiro que fique uma vez em Abraão e outra em Provetá. Assim, você consegue explorar bem e com calma os dois lados da ilha.

Uma terceira via é a vila de Araçatiba. Por ali, ainda ficam regiões bem desejadas de Ilha Grande como a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.

Outra região com bastante estrutura é o povoado de Dois Rios. Porém, lá é um lugar para moradores e você não pode se hospedar por lá, apenas frequentar a praia e retornar à hospedagem de origem depois.

Vale mais a pena alugar casa, ficar em um hotel ou acampar?

Isso depende de qual é o seu objetivo. Esse é o legal da ilha, existem várias alternativas e você encontra o que precisa por lá.

Se você estiver em um grande número de pessoas, então alugar casa deve oferecer o melhor custo-benefício e você encontra essa opção em muitas das praias da ilha.

Mas, se você curte apreciar o céu estrelado e acordar com o pé na areia, então pode acampar. Além de ser barato, essa é uma opção que existe em quase todas as regiões de Ilha Grande.

E você ainda encontra hostels e pousadas, principalmente em Abraão.

Dicas para aproveitar Ilha Grande

  • Faça, pelo menos, uma das trilhas da ilha;
  • Leve protetor aquático de celular e máscara e snorkel, caso tenha esses equipamentos;
  • Não esqueça protetor solar, óculos escuros e boné;
  • A maioria dos lugares aceita cartão de crédito, mas, se for acampar, pode precisar de dinheiro;
  • Se você for visitar a ilha em feriados, reserve os passeios com antecedência, porque ela fica lotada. Em outras datas, você, geralmente, não precisa se preocupar com isso.
  • Muitas vezes, vale a pena você reservar um transfer direto do Rio de Janeiro para Ilha Grande, se esse for o seu ponto de partida. O preço desse transfer é inferior ao da lancha rápida para Abraão junto com o ônibus do Rio à ilha. Isso não vale para pessoas que viajam de carro e estão em grande número para dividir os custos.

Você pode reservar o transfer do Rio para Ilha Grande nesse link. A empresa é confiável e minha parceira no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *