Pular para o conteúdo

Passeio de barco no Pantanal em Corumbá: vale a pena?

Passeio de barco no Pantanal

O passeio de barco no Pantanal é muito procurado por ser uma das atividades mais conhecidas da região.

Quando pensamos em Pantanal, logo vem a nossa mente lugares alagados e muitos animais, como jacarés e pássaros. E o passeio de barco é o lugar perfeito para ver tudo isso realmente acontecer.

Eu passei por essa experiência em julho de 2022 em Corumbá e vou contar o que achei. Também explicarei outras informações, como preço e de onde sai o passeio.

Se você tiver alguma dúvida, só deixar um comentário ou entrar em contato comigo que eu respondo para você!

Onde fica o Pantanal?

Primeiramente, vou fazer uma breve explicação sobre esse bioma tão bonito do nosso Brasil.

Embora muitas pessoas relacionem o Pantanal ao Mato Grosso do Sul, também existe uma parte dele no Mato Grosso. Então não pense que o turismo pantaneiro se resume às cidades de Miranda, Corumbá e Aquidauana.

Esses dois estados do Centro-oeste conservam fatias importantes do Pantanal, e bem bonitas e preservadas. Quando eu falo em passeio de barco nesse post, estou me referindo a um tour mais curto pelo rio para ver a natureza em volta.

Porém, muitas pessoas procuram o Pantanal para pescar, o que também costuma ser feito de barcos. E isso move famílias e amigos de todos os lugares para essa região do nosso país.

Como é o passeio de barco no Pantanal?

O passeio de barco é feito pelo Rio Paraguai. É claro que existem diferentes tipos de passeio, mas eu vou explicar sobre o mais comum e mais simples, que costuma atrair a maioria dos turistas.

Esse é um passeio que pode acontecer em barcos pequenos comuns ou em chalanas, que são embarcações maiores. Isso vai depender da quantidade de pessoas que fecharem com a empresa. Você pode fazer tanto passeios privados quanto coletivos, dividindo a embarcação com outros grupos. De qualquer forma, o roteiro é relativamente o mesmo.

Você passeia pelo rio à margem da cidade, enquanto a guia mostra árvores, explica sobre o local e, principalmente, procura muitos animais para você ver, o que costuma ser o principal interesse dos turistas.

É quase impossível passear de barco pelo Pantanal em Corumbá e não encontrar algum jacaré, por exemplo. Mas as iguanas foram os répteis que realmente me surpreenderam e impressionaram. Elas eram tão lindas, enormes e magníficas que eu não parava de olhar.

Iguana no Pantanal
Iguana no Pantanal

Além disso, eu que sou observadora de aves, tive um carinho especial por esse passeio. Vi dezenas de espécies e a guia conhecia bastante a fauna local. Foi uma experiência maravilhosa para encontrar pássaros que eu nunca tinha visto anteriormente, inclusive enormes gaviões que pude apreciar bem de pertinho.

Se você também gosta desse tipo de turismo, então com certeza vai se encantar com o passeio de barco em Corumbá, que dura cerca de uma hora e vinte minutos.

De onde sai o passeio?

O passeio que eu fiz foi na cidade de Corumbá, que fica bem na fronteira com a Bolívia. É uma cidade bem movimentada e diferente das outras que vi pelo Mato Grosso do Sul. Eu me senti como se estivesse em um mini Rio de Janeiro no meio do coração agro do país. Não pela paisagem, mas pela vibe e energia das pessoas.

O passeio sai do Porto Geral de Corumbá, na rua Manoel Cavassa, onde ficam a maioria das embarcações em que os turistas passam tanto para passear quanto para ver o pôr do sol.

Com qual empresa fechar o passeio?

Eu fiz esse tour com a Zé Leôncio Passeios. Reconheceu esse nome da novela Pantanal? Pois é, essa empresa já existe desde a primeira versão da novela e adotou esse nome devido ao grande sucesso da trama à época.

Essa é uma das empresas mais tradicionais de Corumbá quando o assunto é passeio de barco no Pantanal. Eu me surpreendi, especialmente, pelo amplo conhecimento da dona sobre a fauna local, o que faz toda a diferença nesse tipo de passeio.

Fauna do passeio de barco no Pantanal
Fauna do passeio de barco no Pantanal

Você também encontra outros barqueiros à beira rio oferecendo o passeio por um valor similar. Mas pela experiência da Zé Leôncio e por sua regularização, eu considero que vale a pena fechar com eles para a experiência do safari ser bastante imersiva.

Além disso, fui muito bem tratada lá e não tive nenhum tipo de problema.

Outro benefício é que você pode jogar no Google Maps “Zé Leôncio Passeios” e ele mostra exatamente onde eles ficam no porto, o que pode ajudar você a se localizar.

Quanto custa o passeio de barco em Corumbá?

Esse passeio de barco custa R$50,00 por pessoa, valor atualizado de janeiro de 2023. É claro que se o passeio for privativo ou você quiser mudar o roteiro, pode negociar com a empresa fechando outro valor.

Eu considero esse um passeio com um bom preço, porque você vê um lindo pôr do sol em meio ao Rio Paraguai, e entra com tudo no Pantanal por mais de uma hora.

E saiba que existem outros destinos no Mato Grosso do Sul igualmente surpreendentes. Então leia também sobre Costa Rica no norte do estado e aproveite para conhecer a Cachoeira da Rapadura.

1 comentário em “Passeio de barco no Pantanal em Corumbá: vale a pena?”

  1. Oi td bem?
    Pretendo ir passear em corumba e pode me dizer onde ficou hospedado? Tem alguma indicação ou orientação se foi pousada ou hotel ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *