Pular para o conteúdo

Conheça o Vai de Roteiro e visite cachoeiras em São Paulo quase de graça

SUP na Selva SP

Eu conheci recentemente o Vai de Roteiro e fiquei chocada que eu nunca tinha ouvido falar nele. Esse programa da Prefeitura de São Paulo tem o objetivo de divulgar a cidade de maneira sustentável, incentivando a economia turística de diversas partes do município.

O Vai de Roteiro fez eu conhecer o Polo de Ecoturismo de São Paulo, com cachoeiras, trilhas, aldeias indígenas, produção rural e muitos lugares incríveis em meio à Mata Atlântica.

Eu tive o prazer de visitar alguns lugares do polo e vou contar melhor para você como é essa experiência, além de mostrar todas as alternativas possíveis que o Vai de Roteiro leva você atualmente.

O que é o Vai de Roteiro?

Na prática, o Vai de Roteiro é um programa que oferece passeios gratuitos pela cidade de São Paulo. São diversos itinerários diferentes, todos dentro da cidade.

Você encontra tanto opções bem urbanas, que visitam o centro da cidade, por exemplo, quanto outras rurais, que levam você às regiões mais afastadas da cidade, com bastante natureza em volta.

Cada roteiro tem sua característica. Mas todos eles incluem guia para explicar sobre os atrativos e garantir a segurança de todos, e também incluem transporte, quando necessário.

Os roteiros têm dias e horários de saída fixos durante a semana. Então é fácil de você ver as datas e se programar para conhecê-los.

Alguns deles têm entradas que devem ser pagas à parte. Mas você encontra todo o descritivo com essas explicações detalhadas quando fizer a sua reserva.

Quais são os roteiros atuais?

Atualmente, existem mais de 10 opções de roteiro. Mas o programa pode variar de acordo com as inovações que aparecerem e a demanda do público.

Roteiro Ibirapuera

Esse roteiro busca mostrar que o Parque Ibirapuera é muito mais do que parece e contém uma enorme variedade de atividades dentro dele.

Para você ter noção, esse roteiro inclui mais de 10 lugares de visitação dentro do Ibirapuera, como o Museu de Arte Moderna, o Viveiro Manequinho Lopes, o Museu Afro Brasil e o Planetário Professor Aristóteles Orsini.

  • Ocorre às sextas, sábados e domingos, às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: entre 1:30h e 2 horas;
  • Guia incluído. Sem despesa extra.

Roteiro Museu da Imigração

Esse roteiro inclui a visita guiada pelo museu e muitas histórias sobre a chegada de pessoas na Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Ele mostra as dependências do Museu da Imigração e inclui uma visita ao trem Maria Fumaça, uma locomotiva de 1922.

  • Ocorre às quintas, sextas e sábados às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: entre 1:30h e 2 horas;
  • O guia está incluído. Porém, alguns locais cobram ingresso. Você pode conferir os valores antecipadamente.

Roteiro Parelheiros

Atravessando o rio na Selva SP
Atravessando o rio na Selva SP. Fotógrafo: Daniel Deak/ SPTuris

Esse é um tour de ecoturismo para você conhecer uma São Paulo que, com certeza, vai te surpreender bastante.

O roteiro de Parelheiros leva você ao extremo sul da cidade, se aventurando em meio à Mata Atlântica e conhecendo uma zona rural muito rica de São Paulo.

Esse roteiro varia a cada final de semana. Em alguns você visita aldeias indígenas, em outros faz trilhas, conhece borboletários. Você pode até fazer esportes radicais, como conto melhor ao longo deste texto.

  • Ocorre aos sábados e domingos às 8:00;
  • Duração: cerca de 8 horas de passeio;
  • Incluído guia de turismo e ônibus para levar aos locais. Encontro em Vergueiro para saída. Alguns locais cobram ingresso para a entrada;
  • Lembre-se de usar tênis e roupas apropriadas para um passeio de ecoturismo.

Roteiro Mercado Municipal Paulistano

Todo mundo já ouviu alguma história do Mercadão de São Paulo. Mas esse espaço cultural e gastronômico abriga muitos pratos típicos de lá, como o pastel de bacalhau.

Por isso, vale muito a pena visitar o local e se surpreender com tudo o que você pode encontrar lá dentro.

  • Ocorre às quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: 1 hora de passeio;
  • Alimentação ou compras no mercado não estão incluídas.

Roteiro Liberdade

O bairro da Liberdade é um dos mais famosos de São Paulo. É lá que mora boa parte da comunidade japonesa da cidade e isso torna toda a decoração da Liberdade muito característica.

Esse roteiro é um percurso de cerca de 1,8 km que começa na Praça da Liberdade e passa por diversos atrativos, como a Capela dos Aflitos, o Jardim Oriental e o Templo Lohan.

  • Ocorre às terças, quartas e sextas, às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: de 1:30h a 2 horas;
  • Guia incluído. Alguns locais também podem cobrar entrada.

Roteiro Avenida Paulista

Esse roteiro poderia até durar 10 horas, porque a Avenida Paulista é um espaço de história, cultura, gastronomia e é o verdadeiro coração de São Paulo.

Nesse passeio você fará um percurso de 2,4 km, começando no Parque Mário Covas, e passando por cerca de 15 atrativos até finalizar na Japan House.

No caminho, você passará por lugares como o Parque Trianon, o Itaú Cultural e o MASP. É uma oportunidade realmente interessante de conhecer melhor a história de tantos lugares importantes para a cidade de São Paulo.

  • Ocorre às terças e sábados, às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: de 1:30 a 2 horas;
  • Guia para conduzir o roteiro incluído. Alguns locais podem cobrar entrada, caso queira visitá-los.

Roteiro Cantareira

O Polo de Ecoturismo da Cantareira é o lugar para você apreciar uma enorme área verde vendo, lá longe no horizonte, a área urbana de São Paulo.

Esse roteiro é perfeito para quem quer passar um termo no polo de ecoturismo, mas não tem tantas horas disponíveis. Você passa pelo Museu Florestal Octávio Vecchi, pelo Palácio de Verão do Governo do Estado e, é claro, pelo Parque Estadual da Cantareira.

  • Ocorre aos sábados e domingos, às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: de 1:30h a 2 horas;
  • Inclui guia de turismo bilíngue e parceria com a gestora do parque.

Roteiro Triângulo Histórico

Esse é o roteiro que conta para você a história da cidade de São Paulo, desde a sua fundação aos principais acontecimentos da época.

Para isso, você visita lugares como o Largo São Bento, o Largo São Francisco e o Pateo do Collegio. Esse é um passeio bem interessante e cultural, sendo uma verdadeira aula de História.

  • Ocorre às quartas e sextas, às 10:00 e às 14:00;
  • Duração: 2 horas;
  • Guia incluído.

Demais roteiros

E ainda tem mais! O Vai de Roteiro está crescendo e se aprimorando. Além de visitar o Polo de Ecoturismo de São Paulo e fazer os diversos passeios históricos que já comentei, também existem roteiros para a Arena Corinthians, para o Baixo Augusta, para a Vila Madalena e até para o Parque da Independência.

Você pode encontrar todos esses detalhes no próprio site da prefeitura, para decidir qual passeio fazer.

O que é o Polo de Ecoturismo da cidade de São Paulo?

Cachoeiras em São Paulo no Polo de Ecoturismo
Polo de Ecoturismo de São Paulo

O Polo de Ecoturismo de São Paulo ocupa 28% de todo o território da capital. Dá para acreditar? É muito grande. Ele é dividido em três distritos: Parelheiros, Marsilac e Grajaú.

Esse polo foi criado em 2014 com o objetivo de desenvolver o turismo da região, assim como preservar a cultura local e todo o seu patrimônio histórico.

Lá existe território indígena, em que você pode visitar as aldeias sob agendamento, fazer trilhas pela mata e até se banhar em suas cachoeiras.

O Polo de Ecoturismo também abriga uma enorme variedade de agricultores familiares, que produzem desde cachaças artesanais até cosméticos. Você também pode visitar essas propriedades para conhecer a forma de produção e adquirir os produtos que gostar mais.

Além disso, a riqueza ambiental do lugar chama muito a atenção. Lá você pode observar aves, fazer trilhas em meio à Mata Atlântica, mergulhar em um rio limpo – mesmo estando em São Paulo – e até fazer esportes de aventura.

Eu fiquei sinceramente impressionada com o Polo de Ecoturismo de São Paulo. E fico muito feliz de saber que existe um projeto, como o Vai de Roteiro, que estimula os moradores e turistas a conhecerem cada vez mais a região, gerando empregos e preservando o local.

Existem cachoeiras em São Paulo ou preciso sair da cidade? Onde encontrar?

Existem cachoeiras em São Paulo. Assim, no plural. E tudo na própria cidade.

É claro que você vai precisar se afastar do centro e também não consegue chegar lá de ônibus. Mas, se você tiver carro ou fechar algum passeio, facilmente chegará lá.

As cachoeiras de São Paulo ficam no distrito Marsilac. Passando de Interlagos, é um pouco depois de Parelheiros.

Para você ter noção de distância, de Interlagos até Marsilac são cerca de 30 km, ou uma hora de carro. Eu não sabia que a cidade de São Paulo era tão grande e jurava que esse pedaço já fazia parte de outro município. Foi uma grata surpresa conhecer melhor todo esse território e me encantar com o que descobri.

Faça SUP, caiaque, rapel, rafting e tirolesa dentro da cidade de São Paulo

Tirolesa no Polo de Ecoturismo de São Paulo do programa Vai de Roteiro
Tirolesa na Selva SP. Fotógrafo: Daniel Deak/SPTuris

Quando me disseram que eu poderia fazer todas essas atividades sem sair da cidade de São Paulo, eu fui conferir com meus próprios olhos.

O único rio limpo da cidade, da nascente até a sua foz, fica nesse Polo de Ecoturismo de São Paulo. E é lá também onde você pode fazer todas essas atividades.

Eu indico a você visitar o Selva SP, um dos lugares em que o Vai de Roteiro te leva. Mas você também pode ir por conta própria, é claro.

Foi lá que eu fiz stand up paddle, tirolesa, andei de caiaque e curti muito mergulhando no rio. E o rafting de lá ainda é um dos passeios de maior sucesso do lugar, assim como o rapel.

Ou seja, para quem gosta de ecoturismo, é realmente o lugar perfeito, sem precisar ir para longe de São Paulo.

Sobre valores, a entrada lá é no estilo day use, você paga a entrada e tem direito a aproveitar a maior parte dos atrativos, pelo preço de R$75,00. Você também pode contratar a tirolesa, o rafting e o rapel à parte.

Como me inscrever para os passeios do Vai de Roteiro?

Agora vamos ao que interessa: como fazer para se inscrever nesses passeios? Primeiramente, saiba que as vagas acabam muito rápido. Por isso, sempre que tiver interesse em uma atividade, corra para pegar o seu ingresso assim que abrirem as vagas.

Ressalva feita, saiba que você pode se inscrever na plataforma Sympla, de maneira gratuita. Você precisa garantir o seu ingresso porque os passeios contam com quantidade máxima de pessoas em cada tour.

Nesse link acima você também encontra os detalhes de cada roteiro, como ponto de encontro, horário exato de chegada e outras informações importantes para o seu passeio.

Então aproveite esta oportunidade. Eu fiquei encantada com esse outro lado de São Paulo e amei saber que não preciso ir para as praias, como em Guarujá ou Ilhabela, para estar em meio à natureza, porque encontro isso dentro da própria cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *