Pular para o conteúdo

O que fazer em Palmas, capital do Tocantins? 15 dicas

Ilha da Canela, o que fazer em Palmas

Se você está pesquisando sobre o que fazer em Palmas, provavelmente está programando uma viagem ao Jalapão e quer aproveitar para conhecer rapidamente a capital.

Mas não caia nesse erro! Palmas tem muito mais a oferecer do que uma simples passada rápida de 1 ou 2 dias.

Além disso, todo o Tocantins proporciona muito mais do que o Jalapão. Eu mesma sou muito mais fã de Serras Gerais do que do vizinho mais famoso.

Então leia este artigo para conhecer um pouco dos principais pontos que você pode conhecer na capital do Tocantins e aproveite diversas dicas para viajar pelo estado.

Onde se hospedar em Palmas?

Palmas é uma cidade planejada e bastante segura. Mesmo assim, vale a pena se hospedar na região do Plano Diretor Norte, que é mais perto dos principais pontos turísticos, além de ser bem segura.

Se você procura um ótimo custo-benefício, eu recomendo o Oncotô Palmas Hostel. Apesar de ser um hostel, ele conta tanto com quartos compartilhados quanto com individuais. E tem uma ótima estrutura e área externa com piscina, redes, mesa.

Oncotô Palmas Hostel no Tocantins
Oncotô Palmas Hostel

Para quem busca trabalhar, o lugar é perfeito. A internet é bastante boa e tem mesas e cadeiras para você se acomodar bem. Além disso, a localização é bem próxima do Capim Dourado Shopping, o maior centro comercial de Palmas.

Mas se prefere ficar em uma hospedagem mais tradicional, também pode optar pelo Hotel Araguaia. Ele é bastante famoso por lá e utilizado até como ponto de referência.

Roteiro de 1 dia em Palmas

Se você realmente terá pouco tempo em Palmas, eu tenho um roteiro de 1 dia para você. Mas, se puder, pode ficar até 5 dias na capital porque te garanto que tem o que fazer por lá.

Roteiro de 1 dia em Palmas:

  • Passar a manhã caminhando pelo Parque Cesamar e almoçar na Praia da Graciosa;
  • Atravessar para a Ilha da Canela e passar a tarde por lá curtindo as águas calmas do rio e dando uma caminhada na curta ilha;
  • Ver o pôr do sol na Ilha da Canela ou atravessar de volta para apreciar na Praia da Graciosa. Os dois são bastante bonitos;
  • Passar o entardecer em algum dos bares da Praia da Graciosa aproveitando uma música ao vivo. Você também pode caminhar pela orla e até sentar na grama pra curtir melhor o entardecer.

O que fazer em Palmas?

Esse roteiro de 1 dia é bem corrido. Então aqui vou explicar melhor o que fazer em Palmas pelo que considero os principais atrativos da cidade.

Ilha da Canela

Ilha da Canela em Palmas
Ilha da Canela

A Ilha da Canela é bastante turística. E eu realmente achei o lugar bem legal.

Você precisa ir até o canto direito da Praia da Graciosa e pegar um barco para a Ilha da Canela. O valor é fixo e em abril de 2023 estava R$50,00 (25 fica para o barqueiro e 25 para a administração da ilha). Você paga esse valor assim que faz a travessia e a duração do trajeto é cerca de 10 minutos, bem rapidinho.

É só você chegar onde estão as embarcações porque em qualquer horário sai barco para a ilha – desde que você vá em horário comercial.

Lá é um pouco caro para se alimentar. É por isso que eu prefiro ir depois do almoço. Mas se isso não for um problema para você, pode até ficar o dia inteiro na ilha com os pés na água curtindo o local.

Praias

Além da Ilha da Canela, Palmas contém diversas outras praias fluviais. De maneira geral, elas são todas pequenas. Mesmo assim, não ficam tão cheias de turistas e você pode aproveitar o local com calma.

Sobre a segurança das praias, existem grades que impedem a passagem de animais de rio como piranha e jacaré, por exemplo.

Por isso, é bem tranquilo ficar por lá e as águas são calmas, sem onda, visto que as praias são fluviais.

Praia da Graciosa

Praia da Graciosa
Praia da Graciosa

A Praia da Graciosa é a mais famosa de Palmas. Não há dúvidas. Eu realmente achei o lugar muito bonito para ver o pôr do sol e o entardecer. Mas se a sua intenção é mergulhar, existem opções melhores.

Para ficar na Graciosa e curtir a praia, você precisa levar a sua canga ou cadeira, porque não existem barracas por ali na areia.

Também vale comentar que a Praia da Graciosa é uma boa opção para a noite pois seus bares e restaurantes são bem movimentados aos finais de semana.

Praia das Arnos

Praia das Arnos em Palmas
Praia das Arnos

A Praia das Arnos e a Praia do Caju foram as minhas preferidas para mergulho. Mas acho que a das Arnos ainda levou o primeiro lugar!

Lá você consegue tanto ficar em barracas da praia quanto esticar a sua canga e ficar em um espaço mais sossegado. Gosto dessa liberdade.

Praia do Caju

Praia do Caju, o que fazer em Palmas
Praia do Caju

A Praia do Caju tem o diferencial de apresentar o encontro do Rio Tocantins com o Ribeirão Taquaruçu Grande. Então se você caminhar um pouco por lá, já poderá ver uma paisagem um pouco diferente.

Além disso, essa praia conta com várias barracas já dentro do rio. Assim, você consegue ficar sentado curtindo com os pés na água.

Praia do Prata

Praia do Prata
Praia do Prata

A Praia do Prata deve ser a mais famosa depois da Praia das Arnos. Ela não tem uma extensão de areia muito grande e conta com muitas barracas.

Para quem gosta de estrutura, é uma ótima opção. Mas se você prefere um estilo de praia um pouco mais rústico, talvez não goste tanto da Praia do Prata.

Praça dos Girassóis

Não dá para negar que a Praça dos Girassóis é um dos lugares mais importantes de Palmas. A maioria dos hotéis, inclusive, fica próximo dela.

Ela é a maior praça do Brasil. Ou seja, é um quarteirão enorme com muitos atrativos por ela. Se você gosta de conhecer o centro histórico dos lugares quando viaja, provavelmente vai curtir caminhar um pouco pela Praça dos Girassóis.

Agora vou contar um pouquinho do que você pode encontrar nela.

Fonte da Praça dos Girassóis

Fonte da Praça dos Girassóis
Fonte da Praça dos Girassóis

A fonte é um monumento que chama bastante a atenção na Praça dos Girassóis. Ela é bem bonita e eu fiquei até com vontade de entrar quando fui – mas não pode, claro.

Lá é um lugar interessante para tirar fotos e levar crianças, que costumam adorar observar a água desaguando nas piscinas.

Palácio Araguaia

Palácio Araguaia em Palmas
Palácio Araguaia

Essa é a sede do poder executivo do Tocantins. O palácio chama a atenção porque ele é bastante imponente com sua arquitetura diferenciada e bonita.

E muitas pessoas também gostam de tirar foto dele por ser considerado um cartão-postal da cidade.

Memorial Coluna Prestes

Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis
Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes é uma obra de Oscar Niemeyer. Eu, que moro em Niterói, sou fã, pois na minha cidade temos muitas obras dele.

Ou seja, só o espaço em si também já chama a atenção. E você também pode visitar o seu interior de segunda a sábado das 8:00 às 18:00.

Até a rampa de acesso à entrada é vermelha, para representar o sangue que foi derramado pelo comunismo. Você pode conhecer melhor a história visitando o lugar.

Centro Geodésico do Brasil

Centro Geodésico do Brasil
Centro Geodésico do Brasil

O Centro Geodésico do Brasil representa, teoricamente, o centro exato do nosso país. Pessoalmente, não vi graça nesse monumento. Mas é curioso saber onde fica o meio do Brasil.

Monumento aos 18 do Forte

Monumento aos 18 do Forte
Monumento aos 18 do Forte

Esse monumento se localiza bem em frente ao Memorial Coluna Prestes. Ele é uma homenagem à Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que representou um marco histórico de luta na República Velha.

O monumento contém 18 estátuas que representam exatamente os soldados que estiveram presentes na batalha. E o tenente Siqueira Campos, à frente, carrega uma bandeira do Brasil se desfazendo.

Parque Cesamar

Parque Cesamar Palmas
Parque Cesamar

Essa foi a minha paixão de Palmas. Eu gostei muito de conhecer o Parque Cesamar. Ele me lembrou um pouco o Parque das Nações Indígenas, de Campo Grande.

Por lá você encontra capivaras soltas caminhando pelo parque, saguis, cágados e dezenas de espécies de aves.

Eu que sou apaixonada por trilhas e caminhar em meio à natureza, fiquei encantada com o lugar. Ele possui um lago em que você pode dar a volta nele, completando 2,8 km de caminhada. E claro que fiz esse passeio!

O Parque Cesamar também oferece trilhas para bicicleta, parede de escalada, pista de skate, passeio de pedalinho e muito mais!

A sua entrada é gratuita e ele funciona todos os dias das 5:00 às 23:00.

Parque dos Povos Indígenas

Parque dos Povos Indígenas
Parque dos Povos Indígenas

O Parque dos Povos Indígenas é pequeno, mas fica bem próximo da Praça dos Girassóis. Por isso, aproveitei enquanto estava por lá para caminhar um pouco pelo parque.

Assim como o Parque Cesamar, ele é um lugar bem interessante para levar a família, ou simplesmente passear um pouco no lugar. Você pode praticar atividades físicas, observar os atrativos do parque ou até comer pelas barraquinhas que vendem pipoca, churros e outras comidas por lá.

Palacinho – Museu Histórico do Tocantins

Palacinho, o Museu Histórico do Tocantins
Museu Histórico do Tocantins – Palacinho

Se você gosta de História e cultura, vale muito a pena conhecer o Palacinho, que virou o Museu Histórico do Tocantins.

Ele fica um pouco distante da região central de Palmas, mas peguei um carro de aplicativo até lá e cheguei rapidinho.

O Palacinho foi a primeira construção de Palmas e aprendi muito sobre a história de Tocantins lá. Eu não sabia que a capital havia sido construída do zero e que antes era só mato por lá. Também desconhecia os tantos anos de luta necessários para Tocantins ser independente.

Foi bem interessante visitar o Palacinho e lá ainda se localiza em uma parte alta da cidade. Assim, você consegue observar Palmas de cima.

O Museu Histórico do Tocantins funciona de segunda a sábado, das 8:00 às 17:00.

Mirante do Limpão

Mirante do Limpão em Palmas
Mirante do Limpão

Eu sou uma caçadora de mirantes e trilhas. Logo que cheguei em Palmas, já fui pesquisar se havia algum ponto em que eu pudesse observar toda a cidade.

Então, algumas pessoas me recomendaram visitar o Mirante do Limpão ao pôr do sol. Você consegue chegar de carro até boa parte do trajeto e depois subir a pé por cerca de 20 minutos. Mas se você estiver de moto ou bicicleta, consegue chegar lá em cima.

Muitos moradores locais fazem esse trajeto aos finais de semana pela manhã. Toda essa região do Mirante do Limpão é cercada de trilhas para bicicletas. Conheci alguns moradores que me contaram existir mais de 80 km de trilhas pela mata.

Eu fui para lá ao pôr do sol e realmente considerei o seu topo a melhor vista da cidade. Mas os mosquitos não me deram um segundo de paz e decidi voltar no dia seguinte pela manhã. Aí sim a experiência foi bem prazerosa e pude aproveitar a vista tanto de Palmas quanto da área verde em volta dela.

Vale comentar que, para quem usa carro de aplicativo, é difícil solicitar uma viagem lá de cima. Dessa forma, você pode precisar caminhar cerca de 30 minutos até conseguir solicitar um carro.

Nas duas vezes que eu fui lá acabei pegando carona para voltar e foi bem tranquilo.

Feira do 304

Eu ouvi falar bastante desta feira quando estava em Palmas e também vi dica para conhecê-la em alguns blogs. Mas preciso ser sincera, não achei o lugar interessante.

Eu esperava encontrar um mercadão municipal grande com diversos produtos diferentes do Tocantins. Mas encontrei um espaço pequeno, com poucas opções de artesanato e produtos locais.

Posso ter dado azar. Então, se você quiser conhecer a feira, ela funciona às terças e sextas e é bastante tradicional.

Não acho que valha a pena se deslocar apenas para conhecê-la. Mas, como ela fica perto do Parque Cesamar, você pode dar uma passada lá e conhecer o parque depois.

O que fazer em Palmas à noite?

Quando eu pesquisava sobre o que fazer em Palmas à noite, sempre encontrava a opção de ficar em algum dos quiosques da Praia da Graciosa, olhando a praia e curtindo uma música ao vivo.

Primeiramente, eu preciso esclarecer um ponto: as atividades nos dias de semana são realmente escassas. Dependendo da época do ano, até aos finais de semana os atrativos ficam um pouco vazios. Então não crie muita expectativa se você quiser passear em uma quarta ou terça-feira, por exemplo.

Voltando à programação, se você procura uma noite mais agitada, há um bar em clima de balada chamado Usina. Sempre tem festas por lá aos finais de semana.

Outra opção interessante é o Folks Old Bar. Lá você encontra de roda de samba até show de rock. Então vale a pena analisar as redes deles para saber a programação.

E para quem gosta de um sertanejo, o Reperttório Bar costuma receber shows de músicos locais e vende uma enorme variedade de petiscos e drinks.

Quantos dias ficar em Palmas?

O que eu mais vejo são pessoas passando apenas um dia na capital do Tocantins pois estão de passagem para outros destinos. Vou repetir: considero isso um erro.

A cidade é muito legal e você pode ficar em Palmas por 4 dias para visitar bem a cidade, sem pressa. Claro que isso depende da sua disponibilidade. Mas, se tiver a chance, aproveite a capital.

E se você tiver alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo que eu ajudo você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *